Buscar

CONTEÚDO, MET. E PRÁT. DE ENS. DE HIST. E GEOG.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402891872)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A professora perguntou aos alunos em que ano o Brasil se separou de Portugal ou seja, quando foi a Independência do Brasil. Eles responderam corretamente que foi em 1822. Podemos dizer que isso aconteceu no século:
		
	
	XVIII (dezoito)
	
	XVII (dezessete)
	
	XV (quinze)
	 
	XIX (Dezenove)
	
	XVI (dezesseis)
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402288110)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o conhecimento Histórico, marque a proposição correta.
		
	
	A aproximação da História com outras áreas da ciência vem deturpando seu principal objetivo, que é a busca da unicidade de culturas e de espaços para se promover o purismo social.
	
	É um acontecimento de longa duração que só é revelado por meio do estudo histórico, por isso ao ensinarmos História só abordamos fatos antigos.
	
	Ensinar História envolve compromissos com o conhecimento histórico, de caráter científico, com reflexões que se processam no nível pedagógico e que não podem sofrer a interferência dos processos de construção de uma identidade social do estudante relacionada à realidade com que convive.
	 
	O primeiro objetivo do conhecimento histórico é compreender os processos e os sujeitos históricos, o desenvolvimento das relações que se estabelecem entre os grupos humanos, em diferentes tempos e espaços.
	
	O conhecimento histórico, como área científica, tem influenciado o ensino, buscando garantir o ensino dos conteúdos através de métodos tradicionais de aprendizagem, que preservam as verdades históricas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402349219)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Muitos autores classificaram essa forma de ensinar Geografia como um sacrifício para os alunos pois exige a retenção de muitas informações, que na maioria das vezes não possuia significado para eles. O programa usado é formado das famosas gavetinhas ou seja, saberes que se bastavam por si só: dados políticos, clima, relevo, vegetação, hidrografia, população, recursos naturais e produção, aplicados aos estados, países e continentes. O texto refere-se à Geografia ensinada dentro da linha:
		
	
	construtivista;
	
	teológica;
	
	marxista;
	
	metafísica;
	 
	positivista.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402840531)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Pela exploração do mercado mundial a burguesia imprime um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países. Para desespero dos reacionários, ela retirou à indústria sua base nacional. As velhas indústrias nacionais foram destruídas e continuam a sê-lo diariamente. (...) Em lugar das antigas necessidades satisfeitas pelos produtos nacionais, nascem novas necessidades, que reclamam para sua satisfação os produtos das regiões mais longínquas e dos climas mais diversos. Em lugar do antigo isolamento de regiões e nações que se bastavam a si próprias, desenvolve-se um intercâmbio universal, uma universal interdependência das nações. E isso se refere tanto à produção material como à produção intelectual. (...) Devido ao rápido aperfeiçoamento dos instrumentos de produção e ao constante progresso dos meios de comunicação, a burguesia arrasta para a torrente da civilização mesmo as nações mais bárbaras". (MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Global, 1981. p. 24-25.) Com base no texto de Karl Marx e Friedrich Engels, publicado pela primeira vez em 1848, assinale a alternativa correta.
		
	
	Desde o início, a expansão do modo burguês de produção fica restrita às fronteiras de cada país, pois o capitalista é conservador quanto às inovações tecnológicas.
	
	A expansão do modo capitalista de produção em escala mundial encontrou empecilhos na mentalidade burguesa apegada aos métodos tradicionais de organização do trabalho.
	 
	O processo de universalização é uma tendência do capitalismo desde sua origem, já que a burguesia precisa de novos mercados, de novas mercadorias e de condições mais vantajosas de produção.
	
	Na maioria dos países não europeus, a universalização do capital encontrou barreiras alfandegárias que impediram sua expansão.
	
	A dificuldade de comunicação entre os países, devido ao baixo índice de progresso tecnológico, adiou para o século XX a universalização do modo capitalista de produção.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402349199)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ler o mundo é entender a realidade, é decifrar seus códigos, é traduzir, através dos conceitos, o mundo vivido. A realidade social é o conteúdo da Geografia e da História. A partir desse princípio cabe a escola:
		
	
	trabalhar a História e a Geografia somente a partir de uma linha de tempo bem estruturada, concretizando para a criança o acontecimentos dentro de uma ordem temporal.
	
	incentivar a memorização de pontos importantes, trazendo a análise das relações de poder de modo concreto para a criança.
	
	informar sobre os principais pontos referentes a natureza e sociedade, inserindo a criança no processo histórico e geográfico;
	 
	possibilitar uma leitura crítica da realidade, levando a criança a compreender a sociedade em que está inserida;
	
	utilizar o positivismo como método de análise dos conteúdos de História e Geografia, facilitando a compreensão dos fatos pela criança;
		
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201402841440)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A avaliação classificatória considera:
		
	
	a relação entre a experiência de vida e mundo teórico fazendo o aluno participar ativamente;
	
	a sua necessária participação no processo de produção do conhecimento em uma perspectiva de investigação e questionamento constantes;
	
	os impactos da diversidade sociocultural do aluno na forma de aprender;
	
	o dinamismo do conhecimento produzido pelo homem, particularmente no contexto das grandes transformações científicas e tecnológicas :
	 
	o que o aluno deixou de aprender para reduzi-lo a uma nota, desenvolvendo a visão de punição ;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402839726)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Abaixo, estão relacionadas algumas ações praticadas por professores em salas de aula do Ensino Fundamental. Quais dessas ações se referem a uma proposta de avaliação formativa? I. Colocam a avaliação a serviço da aprendizagem dos alunos, construindo o diálogo e a cooperação. II. Consideram os erros e os obstáculos como ocasiões de aprendizagem. III. Congregam os pais como parceiros do processo avaliativo, procurando não lhes impor um dado padrão preestabelecido sem a participação destes. Das sentenças acima:
		
	
	I e II estão corretas.
	
	todas estão corretas.
	
	II e III estão corretas.
	 
	I, II e III estão corretas.
	
	I e III estão corretas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402840539)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia com atenção o texto abaixo sobre a avaliação emancipatória. A avaliação emancipatória caracteriza-se como um processo de _______________________, __________________ e ____________________ visando transformá-la. A sua destinação é a avaliação de programas educacionais ou sociais. A vertente em que está situada é a político-pedagógica, cujo interesse primordial é emancipador, ou seja, libertador, visando provocar a crítica, de modo a libertar o sujeito de condicionamentos deterministas. (Ana Maria Saul, 1988.) Assinale a alternativa que contém as palavras que melhor completam o sentido do texto.
		
	
	visão de mundo, participação, afirmação da realidade.
	
	interpretação, análise.
	
	conhecimento, compreensão, aplicação da realidade.
	
	interpretação, registro, crítica da realidade.
	 
	descrição, análise, crítica da realidade.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402291386)
	Pontos: 0,1/ 0,1
	Leia o fragmento a seguir sobre  a utilização do cotidiano do aluno nas aulas de História: "Em primeiro lugar, é importante observar que uma realidade local não contém, em si mesma, a chave de sua própria explicação, pois os problemas culturais, políticos, econômicos e sociais de uma localidade explicitam-se, também, pela relação com outras localidades, outros países e, até mesmo, por processos históricos mais amplos". (SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004). A partir do exposto, é correto afirmar que:
		
	
	a realidade imediata do aluno deve ser usada com cautela, pois dessa forma pode perder de vista o mundo globalizado.
	
	nos anos iniciais do Ensino Fundamental não deve ser trabalhado a História nacional e global.
	
	o professor não deve levar em conta elementos de História local para não fragmentar o conhecimento.
	
	a maior preocupação dos professores, na atualidade, é ensinar a História de cada aluno.
	 
	a preocupação maior, na atualidade, é estabelecer articulações constantes entre o local, o nacional e o global.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402408964)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No  Ensino Fundamental recomenda-se trabalhar  os conteúdos por objetivos. Nesse processo,  sabe-se que os mesmos, não  serão alcançados de uma vez. Eles possuem um percurso, visto que a criança, não sobrepõe conhecimentos, mas estabelece relações cada vez mais complexas, até chegar à generalização dos conceitos. Dentro desse contexto,  qual a melhor maneira de avaliar o aprendizado da criança?
		
	 
	Diagnosticar o processo de aprendizagem num trabalho contínuo de observação.
	
	Utilizar sempre a mesma forma de atividade para fazer o diagnóstico da aprendizagem.
 
	
	Quantificar os exercícios feitos com facilidade e aqueles que apresentaram erros.
	
	Medir o que ela aprendeu a partir de provas e testes.
	
	Arguir os conteúdos anotando  os  acertos e dificuldades .

Outros materiais