Buscar

TRIBUTÁRIA E COMERCIAL AD 1 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E COMERCIAL
ATIVIDADE AVALIATIVA - AULAS 1, 2 e 3
ALUNO: Aline Sanches de Freitas Silva
MATRÍCULA: 13113110306
POLO: Bom Jesus do Itabapoana
AULA 1
Questão 1)-"Correção do IR pela inflação faria contribuinte pagar até 62% menos. Simulações do IBPT mostram efeitos da não correção por faixa salarial. Com ajuste pela inflação, quem ganha R$ 5 mil pagaria R$ 814 a menos". (G1.globo.com - 15/02/2016). 
A notícia em destaque revela a forma atual de correção do IR que é realizada em cima da faixa salarial, mostrando oPrincípio da Capacidade Contributiva, prevista no artigo 145, § 1º da Constituição Federal que declara que o tributo deve ser graduado em razão da capacidade econômica do contribuinte, bem como oPrincípio da Progressividadeque é uma extenção do primeiro princípio, previsto no mesmo artigo (145, § 1º da CF).
Questão 2)- Princípio da Legalidade- artigo 5º, II da Constituição Federal - "Ninguém será obrigado a fazer algo ou deixar de fazer senão em virtude da lei". O princípio da legalidade visa proteger o contribuinte que não poderá ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei, impedindo, portanto, abusos por parte das autoridades na cobrança de tributos.
Princípio da Anterioridade -artigo 150, III, "b" da Constituição Federal - Esse princípio estabelece que não haverá cobrança de tributo no mesmo exercício fiscal da lei que o instituiu. Ou seja, um tributo só poderá ser cobrado no ano seguinte àquele em que a lei que o criou for promulgada.
AULA 2
Questão 1)-São cinco as espécies de tributos: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições parafiscais, as quais se identificam como segue:
a) Impostos: incidem, por exemplo, sobrea propriedade deimóvel urbano(IPTU),adisponibilidadederenda(ImpostosobreaRenda),a propriedade de veículo automotor(IPVA), entre outros.
b) Taxas: as taxas decorrem de atividades estatais, tais como os serviços públicos ou do exercício do poder de polícia. Exemplos: custasjudiciais e ataxa delicenciamento de veículos.
c) Contribuições de Melhoria: as contribuições de melhoria se originam da realização de obra pública que implique valorização de imóvel do contribuinte. Por exemplo: benfeitorias no entorno do imóvel residencial.
d) Empréstimos compulsórios: têm por finalidade buscar receitas para o Estado afimdepromoverofinanciamentodedespesasextraordinárias ou urgentes, quando ointeresse nacional esteja presente e;
e) Contribuições Parafiscais: são tributos instituídos para promover o financiamento de atividades públicas. São, portanto, tributos finalísticos, ou seja, a sua essência pode ser encontrada no destino dado, pela lei, ao que foi arrecadado.
De acordo com o artigo 4º do CTN (brasil, 1966), para distinguir uma espécie tributária de outra, basta considerar o seu fato gerador.
Questão 2)-“tarifa constitui uma medida de consumo, paga diferentemente pelos usuários, enquanto, de regra, as taxas identificam-se com valores fixos, arrecadados de todos aqueles que se situam na mesma hipótese de incidência” (BARROS, 1991, p. 215). Ambas podem remunerar um serviço público prestado pelo Estado e utilizado pelo particular.
TAXA -
Pagamento compulsório, independe da vontade do contribuinte;
Origina da lei;
Regime Jurídico de Direito Público;
Remunera serviços estatais que não podem ser transmitidos para a exploração do particular.
TARIFA
Facultatividade, uma vez que o particular pode não querer utilizar o serviço;
Origina da vontade das partes em um contrato;
Regime Jurídico de Direito Privado;
Remunera serviços estatais que podem ser explorados pelo particular.
O que determina se um serviço será remunerado por taxa ou tarifa é sua essencialidade.
Questão 3)-IMPOSTO FEDERAL-IRPF– Imposto de Renda Pessoa Física. Incide sobre a renda do cidadão. 
Sujeito ativo: União. Sujeito passivo: o contribuinte. 
A base de cálculo (também chamada de renda tributável) é o montante real, arbitrado ou presumido, da renda ou dos proventos tributáveis. 
A alíquota utilizada depende do contribuinte, e do valor de sua renda. 
IMPOSTO ESTADUAL- IPVA– Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. 
Fato gerador: É a propriedade do veículo automotor.
Sujeito ativo: O Estado em que o veículo estiver licenciado e registrado.
Sujeito passivo: O proprietário do veículo, ou seja, aquele em cujo nome o veículo foi licenciado.
Alíquotas: O IPVA terá suas alíquotas mínimas fixadas pelo Senado Federal e poderá ter alíquotas diferenciadas em função do tipo e da utilização (art. 155, §6º da CF).
IMPOSTO MUNICIPAL- IPTU– Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.
Base de cálculo: É o valor venal do imóvel, assim considerado o valor que o bem alcançaria em eventual negociação (art. 33 do CTN).
Fato gerador: É a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel, por natureza ou acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município (art. 32 do CTN).
Sujeito passivo: É o proprietário, o titular do domínio útil ou o seu possuidor a qualquer título (art. 34 do CTN).
Alíquotas: O IPTU poderá ser progressivo em razão do valor do imóvel e terá alíquotas diferentes de acordo com a localização e uso (art. 156, §1º, I e II da CF). 
AULA 3
Questão 1)-CAUSAS SUSPENSIVAS - São hipóteses em que a lei possibilita o adiantamento da exigibilidade do tributo do particular, suspendendo o pagamento do crédito tributário por alguma causa.
CAUSAS EXTINTIVAS- Como o próprio nome diz, extingue a obrigação tributária, atingindo um de seus elementos, que são: sujeito ativo, passivo e o crédito tributário. Dessa forma ao se eliminar um desses elementos, por consequência desaparece a obrigação de pagar o tributo, a sujeição do contribuinte. Essas causas são previstas no artigo 156 do CTN (BRASIL, 1966).
Questão 2)- IRPF– Imposto de Renda Pessoa Física. Fato gerador: Renda.
Questão 3)-Não, pois, uma vez que o IPVA é um imposto ele não está vinculado a nenhuma contraprestação, isto é, nem o estado nem os municípios tem a obrigação de destinar o valor arrecadado no IPVA para nenhum fim específico. Se o IPVA não está vinculado a nenhuma finalidade, isso significa que essa arrecadação não precisa ser destinada para a manutenção das vias do município ou do estado.
Questão 4)- O Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) é um imposto estadual devido por toda pessoa física ou jurídica que receber bens ou direitos como herança, diferença de partilha ou doação. O imposto deve ser calculado e declarado pelo próprio sujeito passivo, que fica obrigado a antecipar o seu pagamento, sem prévio exame da autoridade administrativa.
Questão 5)-O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter-Vivos - ITBI, é previsto na Constituição Federal/1988, no artigo 156, inciso II. Ofato gerador a transmissão, por ato oneroso, de bens imóveis, excluindo-se a sucessão (causa mortis). A base de cálculo do imposto é o valor venal dos bens ou direitos transmitidos. 
Fonte:http://g1.globo.com/economia/imposto-de-renda/2016/noticia/2016/02/correcao-do-ir-pela-inflacao-faria-contribuinte-pagar-ate-62-menos.html. Acesso em 15/02/2016.
http://alexandrescaloppe.jusbrasil.com.br/artigos/148747896/o-principio-da-legalidade-tributaria-e-suas-excecoes. Acesso em 15/02/2016.
http://www.direitoeleis.com.br/Princ%C3%ADpio_da_anterioridade_tribut%C3%A1ria. Acesso em 15/02/2016.
http://guiatributario.net/2013/02/20/saiba-o-que-e-tributo-e-quais-suas-especies/. Acesso em 15/02/2016.
http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9586&revista_caderno=26. Acesso em 15/02/2016.
http://www.webjur.com.br/doutrina/Direito_Tribut_rio/Classifica__o_jur_dica_dos_impostos.htm. Acesso em 15/02/2016.
http://www.sef.sc.gov.br/servicos-orientacoes/diat/itcmd-heran%C3%A7as-e-doa%C3%A7%C3%B5es. Acesso em 15/02/2016.

Outros materiais