Buscar

Caso Concreto Semana 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL I - CCJ0006 Título SEMANA 5. 
Descrição 
Caso concreto
 Rebecca, 70 anos, é portadora de patologia grave e o médico informou à família que Rebecca não teria mais do que 3 (três) meses de vida caso não realizasse tratamento bastante invasivo. A família, preocupada com a idade avançada de Rebecca, preferiu abrandar a gravidade notícia e autorizou o tratamento, sem explicar à Rebecca o que estava efetivamente acontecendo (o médico também se comprometeu com a família de que não falaria nada à paciente). Rebecca iniciou o tratamento acreditando que era apenas uma prevenção de um possível câncer. Ocorre que após alguns efeitos colaterais, Rebecca decidiu parar, escondida da família e do médico, o tratamento por acreditar que ele não interferiria em sua vida. Três semanas após a interrupção do tratamento, Rebecca veio a óbito. 
Obs: Apesar da idade avançada, Rebecca estava em pleno gozo de suas faculdades mentais. 
Analisando as considerações aqui feitas e com fundamento na disciplina civil/constitucional dos direitos de personalidade, responda JUSTIFICADA E FUNDAMENTADAMENTE: 
Em que consiste o consentimento esclarecido? Ele foi respeitado? 
Resposta: Antes de qualquer tipo de tratamento, ou qualquer intervenção médica, o paciente tem o direito de ser esclarecido sobre todas as possibilidades, alternativas, consequências, vantagens e desvantagens de cada uma delas em relação as demais, para somente depois de totalmente informado e esclarecido, livremente optar e autorizar o médico a realiza-la. No caso de Rebecca ele não foi respeitado, pois sua família autorizou o tratamento sem explicar à Rebecca o que estava acontecendo.
Se soubesse do risco que a interrupção do tratamento causaria, Rebecca poderia interrompê-lo? 
Resposta: Sim, pois Rebecca estava em pleno gozo de suas faculdades mentais e poderia escolher por si própria se dava continuidade ou se interrompia o tratamento.
Questão de múltipla escolha 01 
(Procurador - Assembleia Legislativa de Goiás/2015) Uma das inovações mais importantes do estatuto civilista de 2002 é o capítulo referente aos direitos da personalidade, introduzido logo nos primeiros artigos do código (arts. 11 a 21). No que diz respeito aos direitos da personalidade, o Código Civil vigente prescreve que:
b) é inviolável a vida privada da pessoa natural, e o juiz, a requerimento do interessado, adotará as providências necessárias para impedir ou fazer cessar ato contrário a essa norma. 
Questão de múltipla escolha 02 
(Procurador Autárquico - Junta Comercial de Goiás/2015) Quanto aos direitos da personalidade, marque a alternativa correta: 
c) Toda pessoa tem direito ao nome, nele compreendidos o prenome e o sobrenome.

Outros materiais