Buscar

4. Tipologia textual. Entendimento do texto (palavras chave) apostila concurso

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
TIPOLOGIA TEXTUAL: 
 NARRAÇÃO
 Relato de um fato, de um acontecimento.
 Há personagens atuando e um narrador que relata a ação. 
 Narração pode ser feita em terceira pessoa ou em primeira. 
 
 
*
Em geral, apresenta os seguintes elementos:
a. fato: é o acontecimento que será relatado (encadeamento das ações formará o enredo).
b. personagens: são as diferentes pessoas que participam do acontecimento = há os que atuam de forma mais intensa (principais) e os que atuam secundariamente.
c. ambientes: lugar em que os acontecimentos ocorrem.
d. tempo: localização cronológica do acontecimento.
*
DESCRIÇÃO
 Retrato verbal daquilo que vemos ou sentimos. 
 A descrição pode ser:
 1. objetiva: a parede era branca, azul, alta.
 2. subjetiva: a parede era feia, bonita.
 
 
*
 Dificilmente encontrarermos um texto exclusivamente descritivo = encontramos trechos descritivos inseridos em um texto narrativo ou dissertativo. EX: romance que é narrativo (existem personagens e ambientes).
 
 Trabalha com imagens permitindo uma visualização do que está sendo descrito e os adjetivos desempenham um papel fundamental sendo responsáveis pelo tom descritivo do texto. Fazendo-se presentes as percepções sensoriais: a visão, audição, olfato, paladar e o tato.
*
DISSERTAÇÃO
 Exposição de opiniões, pontos de vista, fundamentados em argumentos e raciocínios baseados em nossa vivência, nossas leituras, nossas posturas, nossas conclusões a respeito da vida dos homens, de nós mesmos.
*
 Para se obter maior clareza costuma-se dividir em 3 partes:
 1. introdução: apresenta a idéia ou ponto de vista que será definido.
 2. desenvolvimento: desenvolve o ponto de vista e para convencer o leitor, o autor deverá usar sólida argumentação, citar exemplos, recorrer opiniões de especialistas, fornecer dados.
 3. conclusão: desfecho coerente com o desenvolvimento e os argumentos apresentados.
*
Classifique os trechos abaixo: 
(A) Narração (B) Descrição (C) Dissertação
( )Ocorreu um pequeno incêndio na noite de ontem, em um apartamento de propriedade do Marcos Fonseca. O fogo despontou em um dos quartos que, por sorte, ficava na frente do prédio. No local habitavam o proprietário, esposa e dois filhos.
( )Qualquer pessoa que o visse, quer pessoalmente ou através dos meios de comunicação, era logo levada a sentir que dele emanava uma serenidade e autoconfiança próprias daqueles que vivem com sabedoria e dignidade.
( )O mundo moderno caminha atualmente para sua própria destruição, tem havido inúmeros conflitos internacionais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por desequilíbrio ecológico, além do mais, permanece o perigo de uma catástrofe nuclear.
*
ENTENDIMENTO DO TEXTO
 
 O que deve ser observado pra chegar à melhor compreensão do texto? 
PALAVRAS-CHAVE.
 Palavras mais importantes de cada parágrafo, em torno das quais outras se organizam, criando uma ligação para produzirem sentido.
 
*
 Aparecem muitas vezes, a longo do texto de diversas formas: repetidas ou modificadas. 
 A palavra-chave forma o alicerce do texto = levando o leitor ao entendimento da totalidade do texto.
atenção especial para verbos e substantivos.
o título é uma boa dica de palavra-chave. 
Observe o texto a seguir “Minha vida”, a fim de compreender a forma como ele está construído?
 
 
*
 
 Três paixões, simples mais irresistivelmente fortes, governaram minha vida: o desejo imenso do amor, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade. Essas paixões, como os fortes ventos, levaram-me de um lado para outro, chegando à beira do verdadeiro desespero.
 Primeiro busquei o amor, que traz o êxtase, êxtase tão grande que sacrificaria o resto de minha vida por umas poucas horas dessa alegria.
 
*
 Com igual paixão busquei o conhecimento. Desejei compreender os corações dos homens. Desejei saber porque as estrelas brilham. Um pouco disso, não muito, encontrei.
 Amor e conhecimento me conduziram aos caminhos do paraíso, mas a compaixão sempre me trouxe de volta à Terra. Crianças famintas, velhos desprotegidos, pobreza e dor a vida humana. Anseio ardentemente aliviar o mal, mas não posso, e também sofro.
 Isso foi a minha vida. Achei-a digna de ser vivida e vivê-la-ia de novo com a maior alegria se a oportunidade me fosse oferecida.
*
 Palavras-chave: 
 1º. parágrafo: vida/paixões
 2º. parágrafo: amor
 3º. parágrafo: conhecimento
 4º. parágrafo: compaixão
 5º. parágrafo: vida. 
 
 As palavras vida e paixões prolongam-se em: amor, conhecimento e compaixão e cada parágrafo irá ater-se a cada uma dessas paixões.
*
Leia o texto abaixo para responder a questão 1 e 2:
 
 É universalmente aceito o fato de que sai mais cara a reparação das perdas por acidentes de trabalho que o investimento em sua prevenção. Mas, então, porque eles ocorrem com tanta freqüência?
 Falta fiscalização. Constatar tal fato exige apenas o trabalho de observar obras de engenharia civil, ao longo de qualquer trajeto por ônibus ou por carro. E quem poderia suprir as deficiências da fiscalização oficial, os sindicatos ou de empregados, não o faz. Terá sido por nosso baixo nível de organização e escasso interesse pela filiação a entidades de classe, ou por desvio dessas de seus interesses primordiais.
 Falta também educação básica, prévia a qualquer treinamento: com a baixíssima escolaridade do trabalhador brasileiro, não há compreensão suficiente da necessidade e benefício do equipamentos de segurança. 
 E há, enfim, o fenômeno recente da terceirização, que pode estar funcionando às avessas, ao propiciar o surgimento e a multiplicação de empresas fantasmas de serviços, que contratam a primeira mão-de-obra disponível, em vez de selecionar mão-de-obra especializada.
*
1. Assinale a opção que apresenta as palavras-chave do texto: 
a. aceitação universal, constatação, benefício, escolaridade.
b. falta de fiscalização, organização, benefício, mão-de-obra.
c. prevenção de acidentes, fiscalização, educação, terceirização.
d. crescimento, conformismo, treinamento, empresas.
2. Assinale a opção incorreta em relação aos elementos do texto:
a. o pronome eles refere-se a acidentes de trabalho.
b. a expressão tal fato retoma a idéia de falta de fiscalização.
c. dessas refere-se a deficiências da fiscalização oficial.
3. TRAZER UM TEXTO DA ÁREA (pequeno)!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais