Buscar

a coroa do Imperador

Prévia do material em texto

Cidade dos Homens “A coroa do Imperador”
Conteúdo do Filme
Analisado o vídeo vemos uma parábola da vida dos garotos, que precisam fugir do conflito armado do tráfico para salvar a si mesmos e à avó de Laranjinha, a “Coroa” que precisa de remédio que esta com os garotos. Outro objetivo é a coroa física, a verdadeira que esta no museu, que eles precisam do dinheiro para o passeio escolar e saber a matéria.
Acerola para conseguir o dinheiro resolve pedir a mãe quando patrão dela chega dando-lhe alguns avisos, aqui percebemos que ele pede a mais do que o valor do passeio, e o patrão da mãe do menino entrega o dinheiro como se o valor fosse insignificante (ou seja, vemos aqui o que é muitos para uns épouco para outros). Ao sair do prédio Acerola faz uma comparação entre a vida das pessoas de melhores condições sociais e as pessoas que moram na favela. Ele aborda o ponto que as pessoas com dinheiro investem muito em segurança e muitas vezes parecem que estão presas, cercadas de grades, e mais grades, câmeras e etc., e mesmo com tudo isso são assaltadas, por outro lado na favela não há grades, e nem porteiros, ele comenta como se os dois lugares fossem países diferente, e diz uma frase que me chamou a atenção “Os playboy usam drogas que nem tempero para conseguir viver melhor na prisão dele”.Já Laranjinha pede dinheiro à avó, que pede para ele entregar uns sagados, comprar o remédio dela e que poderia ficar com o troco para o passeio, ela faz um lembrete a ele que o remédio dela é muito importante e que se ela não tomar pode vim a falece. 
No desenrolar da estória Acerola é assaltado e Laranjinha empresta o dinheiro do remédio da avó para ele e eles vão ter que ir na “boca” para conseguir o dinheiro de volta. Neste trecho percebemos que muitas crianças e jovens estão neste meio do trafego, com a ilusão de dinheiro fácil e poder. 
Desenvolvimento Humano
O desenvolvimento humano é o processo pelo qual uma sociedade melhora a vida dos seus cidadãos através de um aumento de bens com os que pode satisfazer suas necessidades básicas e complementares, e a criação de um entorno que respeite os direitos humanos  de todos eles. Também é considerado como a quantidade de opções que tem um ser humano em seu próprio meio, de ser ou fazer o que ele deseja ser ou fazer. O desenvolvimento humano também pode ser definido como uma forma de medir a qualidade da vida humana no meio que se desenvolve, e uma variável chave para a classificação de um país ou região.
Temos um exemplo no filme de desenvolvimento humano que o ponto alto do filme, aonde o personagem “Acerola” tenta narrar o que aconteceu a anos atrás na Europa com a realidade de hoje; onde os alunos são submetidos a uma espécie de “prova oral” e, como nenhum deles obtêm bom aproveitamento, a professora resolve cancelar a excursão, justificando que não houvera interesse deles pelo conteúdo trabalhado (a professora responsabiliza os alunos pelo fracasso escolar); é nesse momento que Acerola propõe à professora explicar todo o conteúdo ministrado por ela com a condição que, se ele obtiver êxito, ela deixará que todos participem do passeio.Acerola explica a independência do Brasil e a invasão do território português, comandada por Napoleão Bonaparte, através de outra história, ou seja, sua própria experiência adquirida nos morros onde mora e então faz uma analogia aos dois mundos, a favela e o asfalto. Os soldados de Napoleão são comparados com os traficantes, cuja hierarquia também é militar, o chefe é o general, que apresenta os seus soldados. 
Surge a associação de fatos ocorridos na vida real com a história exposta em sala de aula. Aos poucos, Acerola, utilizando associações de estratégias de conquistas empreendidas por Napoleão com as dos traficantes do morro, consegue passar para turma tudo o que entendeu, obtendo um bom desempenho e atraindo a atenção dos demais alunos da classe, o que deixa a professora surpresa e reflexiva no que diz respeito a sua prática pedagógica, sendo que a mesma retoma as explicações concluindo as associações anteriormente iniciadas.
Cultura:
 é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
Para dizer a respeito da cultura que o filme quer nos passar podemos citar Aristeu Portela:
“Um traço que percorre todo o enredo desse episódio sintetiza, a meu ver, seu objetivo: o desejo de relatar, contar, representar uma outra história do Brasil. O que fica claro, na reação dos alunos a uma professora que descarrega quase automaticamente sobre eles um desfile de fatos e personalidades históricas (no caso específico, a fuga da corte portuguesa para o Brasil em 1808), é a distância construída entre a noção de brasilidade que aprendemos a considerar certa e oficial, e a vida cotidiana de boa parte dos brasileiros – ou, como poderia talvez dizer Guy Debord, da distância entre a História (com “h” maiúsculo) e a vida realmente vivida dos homens.”
Universidade Estácio de Sá
Campus: Centro I - Presidente Vargas 
Curso: Licenciatura História
Matéria: Psicologia da Educação
		Professor (a): Eliane
Período: 2°
Alunos: ________________________________________________
Matricula: ______________________________________________
Alunos: ________________________________________________
Matricula: ______________________________________________
Alunos: ________________________________________________
Matricula: ______________________________________________
Atividade Estruturada – Filme “A Coroa do Imperador”
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=-CcY4t4yUWY �� PAGE \* MERGEFORMAT �1���

Outros materiais