Buscar

A EDUCAÇÃO DO NEGRO NO BRASIL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A EDUCAÇÃO DO NEGRO NO BRASIL E A LEI 10.639/03
1
INTRODUÇÃO
O PAPEL DA ESCOLA PARA FOULCAUT E ATHUSSER;
PROCESSO HISTORICO COMO OBSTACULO PARA A INCERSÃO DO NEGRO NA SOCIEDADE BRASILEIRA;
AVANÇOS NAS POLITICAS DE IGUALDADE SOCIAL
LEI 10.639;
DIRETRIZES CURRICULARES ESPECIFICAS PARA NEGRO;
COTAS.
O PAPEL DA ESCOLA PARA FOULCAUT E ATHUSSER
PROCESSO HISTÓRICO COMO OBSTACULO PARA A INCERSÃO DO NEGRO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
AVANÇOS NAS POLITICAS DE IGUALDADE SOCIAL
O Negro na educação brasileira 
 Segundo Matilde Ribeiro (2004) o Brasil no aspecto legal teve uma ação permissiva diante da discriminação e do racismo cujos reflexos são sentidos ainda hoje. 
O decreto n°13331 de 17 de fevereiro de 1854 estabelecia que não seriam admitidos escravos nas escolas públicas do país e a previsão para a instrução de adultos negros dependia da disponibilidade de professores 
Diferentes maneiras de ver o mundo, estilos, crenças, costumes, cores, etnias estão presentes no cotidiano escolar 
-Ninguém se considera agente ativo de atitudes e comportamentos discriminatórios e racistas.
O negro na história 
Repressão, opressão e escravidão
Fatores que contribuíram para a abolição
1850 – promulgação da Lei Eusébio de Queirós, que acabou definitivamente com o tráfico negreiro intercontinental. Com isso, caiu a oferta de escravos, já que eles não podiam mais ser trazidos da África para o Brasil.
1865 – Cresciam as pressões internacionais sobre o Brasil, que era a única nação americana a manter a escravidão.
1871 – Promulgação da Lei Rio Branco, mais conhecida como Lei do Ventre Livre, que estabeleceu a liberdade para os filhos de escravas nascidos depois desta data. Os senhores passaram a enfrentar o problema do progressivo envelhecimento da população escrava, que não poderia mais ser renovada.
1872 – O Recenseamento Geral do Império, primeiro censo demográfico do Brasil, mostrou que os escravos, que um dia foram maioria, agora constituíam apenas 15% do total da população brasileira. O Brasil contou uma população de 9.930.478 pessoas, sendo 1.510.806 escravos e 8.419.672 homens livres.
1880 – O declínio da escravidão se acentuou nos anos 80, quando aumentou o número de alforrias (documentos que concediam a liberdade aos negros), ao lado das fugas em massa e das revoltas dos escravos, desorganizando a produção nas fazendas.
1885 – Assinatura da Lei Saraiva-Cotegipe ou, popularmente, a Lei dos Sexagenários, pela Princesa Isabel, tornando livres os escravos com mais de 60 anos.
1885-1888 – o movimento abolicionista ganhou grande impulso nas áreas cafeeiras, nas quais se concentravam quase dois terços da população escrava do Império.
13 de maio de 1888 – assinatura da Lei Áurea, pela Princesa Isabel.
Quantos passos já foram dados?
1975. Tinha 14 anos, e estava no meio do pátio da escola, em um dos intervalos entre aulas. (...) E qual não foi minha surpresa quando ouvi, ali, no pátio da escola, aquela, menina doce e educada declarar seu amor por mim. Surpreso com a declaração, e com vergonha de ser visto em público naquela situação, recusei seu pedido de namoro. Ao ouvir a recusa, ela fixou seus grandes e belos olhos em mim, e abaixou a cabeça. Ficamos em silêncio por alguns instantes, imóveis em nossas confusões. Quando ela novamente me encarou, soltou a corajosa e necessária pergunta: “Você não que namorar comigo porque sou preta, não é?” (FRENETTE, 2002, p. 24)
LDB Lei nº 4.024/61
Título I – Dos Fins da Educação Art. 1º, alínea g – que a educação nacional, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por fim:
“Alínea g - A condenação a qualquer tratamento desigual por motivo de convicção filosófica, politica ou religiosa, bem como quaisquer preconceitos de classe ou de raça.”
A Lei 5.540/68 e 5.692/71 mantém-se no texto a condenação no preconceito de raça que aparece na 4.024/61
Lei Caó (7.716/86) transformou racismo em crime com pena de prssão 
Leis
Como o sistema legislativo educacional reflete essa tensão racial vivida por negros e brancos no cotidiano escola?
As leis 4.024/61, 5.692/71 e 9.394/96
Lei 9.394/96
No art. 26, paragrafo 4º, da Lei 9.394/96, lê-se que o ensino de Historia do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente as de matriz indígena, africana e europeia.
Lei 10.369
Governo LULA
Deputados do
 
PT
Como o sistema legislativo educacional reflete essa tensão racial vivida por negros e brancos no cotidiano escola?
A democracia racial em questão
Conclusão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais