Buscar

trabalho de A3

Prévia do material em texto

Faculdade signorelli
	Curso: __pedagogia_________ Professor: ___________________________
Disciplina: ____________________________________________________________ 
Data de Entrega da Tarefa: 19_ / 12_ / _2015
Turma: ___________________________ Matrícula: 201520011782______
Aluno(a): _Dayane santos da silva________________ 
	Nota do trabalho: _______________
O movimento Escolanovista foi sem dúvida um divisor de águas na educação brasileira, pois sua teoria baseava-se no princípio de que o aluno é o centro do processo de ensino-aprendizagem; a partir do interesse do aluno e das informações que ele traz para a sala de aula; e tudo era voltado ao desenvolvimento do aluno, para fazê-lo pensar, e a proposta visa envolver sempre dificuldades para que o aluno resolva-as; e visava formar o indivíduo como um ser social. Anísio Teixeira foi um dos que trouxeram a filosofia de educação de John Dewey, no começo do século xx; ele e Godofredo Rangel traduziram um livro do pensador(Democracia e educação,1959). Este movimento concebe que a escola deve ser um local favorável para a experiência dos alunos, deve propiciar o autoaprendizado e manter um ambiente estimulador. Os conteúdos devem direcionar-se á realidade do estudante; e o professor torna-se apenas um mediador no processo de ensino-aprendizagem; onde ele oferece aos alunos situações problema em que o aluno precisa resolve-las. Valoriza-se o trabalho em grupo,o desenvolvimento á natureza científica que possa ser aplicado em sua vivências diárias, o aluno deve aprender fazendo. E a autoridade do professor não decorre do autoritarismo.
Anísio Teixeira em 1928, ingressou na Universidade de Columbia, em Nova York, onde obteve o título de mestre e conheceu o educador John Dewey.
Tornou-se Secretário da Educação do Rio de Janeiro em 1931 e realizou uma ampla reforma na rede de ensino, integrando o ensino da escola primária à universidade. Em 1935, criou a Universidade do Distrito Federal, no Rio de Janeiro; Anísio e outros pensadores uniram-se e criaram o Manifesto dos pioneiros da educação nova, que vai ser a vitrine para os diversos estados do país; pois o Rio de janeiro era a capital da República.
Em meados dos anos 60, a tendência pedagógica tecnista surge no Brasil e padroniza um método de ensino totalmente diferente do que era utilizado pelos militantes do movimento escolanovista pois nesse método de ensino o conteúdo é apenas ´´repassado´´ aos alunos e o centro do ensino é o professor e seu conteúdo e não os alunos. O aluno não é levado a questionar e ter uma postura crítica perante as disciplinas mas, somente a ´´aceita-las´´ e memoriza-las para as avaliações; é um método elitista e seletivoe a prática escolar não é inclusiva e não preocupa-se com encontrar mecanismos para recuperar o aluno que possui dificuldades do processo de ensino-aprendizagem.
Contra a ofensiva neoliberal que era crescente no século xix, o fórum mundial de educação aprovou, durante sua quinta edição,em janeiro de 2007,uma plataforma mundial em defesa do direito á educação pública e contra a mercantilização da educação. E a partir disto houve uma mudança no processo de ensino-aprendizagem de formação dos professores onde havia uma influência dos pensamentos escolanovista aplicados no Brasil a partir de 1932; porém a transformação na educação ainda caminha a passos lentos, e ainda hoje é possível observar dentro de uma mesma escola professores que lecionam de forma tecnicista e outros que lecionam com conceitos escolanovista. São diversos motivos que desestimulam os docentes á praticar esses ´´novos´´ conceitos trazidos para eles através da formação e da educação continuada,tais como: muitos alunos em sala de aula, oque dificulta a prática de uma aula inclusiva e logo dificulta o professor identificar quais são os alunos que possuem dificuldades em quais pontos das disciplinas; outro ponto importantíssimo e desestimulante aos docentes é a falta de material que possa ajudar no processo de inclusão e diferenciação no processo de ensino-aprendizagem tais como: computadores em sala, data show para a exibição de slides, televisores para a exibição de vídeos e muitos outros. O ponto crítico para esse desestímulo são os baixos salários e a falta de reconhecimento dos docentes como facilitadores e transformadores e sobretudo estimuladores de pensamentos novos em toda uma classe.
Ainda assim percebe-se que há uma pequena movimentação no ensino brasileiro, pois hoje em dia há um acesso á informação pelas crianças desde a mais tenra idade, e quando o aluno chega á sala de aula já possui conceitos sobre o tema abordado pelo professor, e isso tem sido um dos motivos pelos quais professores dedicados tem procurado uma educação continuada, e através disto, entram em contato com teorias como a de pensadores como Paulo Freire que defendem onde ele diz que a escola precisa ser um espaço organizador dos múltiplos espações de formação, exercendo uma função mais formativa e menos informativa, mais gestora do conhecimento social do que lecionadora; oque torna seu pensamento mais atual do que nunca pois em toda a sua obra ele insistiu nas metodologias mas formas de aprender e ensinar ,nos métodos de ensino e pesquisa, nas relações pessoais, enfim, no diálogo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes