Buscar

Aula 01 (15)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
GESTÃO DE BENEFÍCIOS
Rio de Janeiro, 25 de julho de 2011.
*
*
	Neste módulo iremos estudar sobre a importância dos pacotes de benefícios e dos programas de incentivos, como mais uma das ferramentas para a correta Gestão do RH das organizações do novo milênio.
	
*
*
	Por outro lado, faremos uma reflexão do quanto essas ações, apesar de importantes, devem ser planejadas e contextualizadas à realidade da organização e não virar mecanismo de suborno.
*
*
	Melhores Práticas em Gestão de Benefícios:
equilíbrio entre valor para os funcionários, custos e riscos e melhoria com aumento da competitividade para as empresas.
*
*
Refletindo sobre Remuneração, Benefícios e Incentivos: Aonde me encontro!
Remuneração: inclui o retorno financeiro e os serviços e benefícios tangíveis que os empregados recebem como parte de pagamento de uma relação de trabalho (Malkovich e Boudreau, 2000: p. 381).
*
*
As pessoas trabalham nas organizações com determinadas expectativas, bem como dispostas a trabalhar nessas empresas desde que sejam observadas as justas contrapartidas pelo seu esforço. (Chiavenato, 2004).
*
*
As pessoas trabalham nas organizações com determinadas expectativas, bem como dispostas a trabalhar nessas empresas desde que sejam observadas as justas contrapartidas pelo seu esforço. (Chiavenato, 2004).
*
*
São os componentes desenhados exclusivamente para recompensar os funcionários pelo bom desempenho: Tais como: bônus, participação nos resultados e nos lucros, etc.
*
*
- E o salário, professora? 
- É o pagamento fixo que o empregado recebe todos os meses.
Benefícios Sociais (legais e espontâneos) X Incentivos
Benefícios (significado) – são regalias e vantagens concedidas pelas organizações, a título de pagamento adicional dos salários à totalidade ou a parte de seus funcionários.
*
*
Os benefícios e serviços sociais incluem uma variedade de facilidades e vantagens oferecidas pela organização, como assistência médico-hospitalar,etc. (...)
Os benefícios sociais estão intimamente relacionados como aspectos da responsabilidade social da organização (Chiavenato, 2004; p. 314-315).
A remuneração total concedida aos trabalhadores como forma de pagamento é composta de salário, benefícios e incentivos.
*
*
No século XXI, os benefícios tem se mostrado um importante aliado à gestão dos RH, na busca, retenção e na satisfação do colaborador.
Os benefícios são regalias e vantagens a título de pagamento adicional dos salários.
*
*
Os incentivos.
Tem por escopo e missão: incentivar continuamente o trabalhador para, que ele ultrapasse o seu desempenho atual e alcance as metas e os resultados desafiantes formulados pelas organizações.
Em contrapartida, o empresário gratifica o trabalhador através de mecanismos amplamente conhecidos e divulgados: bônus, participação no lucro, entre outros.
*
*
Implantando uma Política de Incentivos – Cuidados e Ciladas
Administrar pessoas não é como administrar estoque físico, animais, etc.
Administrar pessoas requer algumas expertises que, em alguns casos, não atentamos e/ou desconsideramos na equação organizacional.
*
*
Pessoas não são seres passivos.
Se fosse assim, não haveria a necessidade de se ter uma área de RH. 
Quando implantamos sistemas de incentivos pretendemos aumentar nossa produção, produtividade, margem de lucro e, no que diz respeito ao trabalhador, estamos acenando com algum tipo de gratificação.
*
*
Portanto, a moderna gestão de RH, no limite, deve estimular um ambiente de trabalho em equipe, equilibrado, produtivo e de cooperação.
Assim, tudo nos leva a crer que remunerar é fator estratégico e imprescindível realmente.
Isto porque, a concorrência é cruel e estamos sendo vítimas de pressões externas e internas. 
*
*
Portanto, a moderna gestão de RH, no limite, deve estimular um ambiente de trabalho em equipe, equilibrado, produtivo e de cooperação.
Assim, tudo nos leva a crer que remunerar é fator estratégico e imprescindível realmente.
Isto porque, a concorrência é cruel e estamos sendo vítimas de pressões externas e internas. 
*
*
A modernização da gestão empresarial e a adoção de novos modelos de organização do trabalho tendem a tornar as formas tradicionais de remuneração anacrônicas e ultrapassadas e devem ser repensadas, bem como novos modelos remuneratórios devem ser implantados no sentido de dar uma melhor dinâmica à relação capital versus trabalho.
Empresa, funcionários e benefícios!
*
*
Férias, 13º salário, vale-transporte, insalubridade e creche. Estes são apenas alguns dos benefícios conquistados, ao longo de vários anos, pelo brasileiro e que hoje, são considerados obrigatórios pela Legislação Trabalhista. 
*
*
E quando as empresas oferecem benefícios espontâneos a exemplo do auxílio-alimentação, auxílio-moradia, planos de saúde ou previdência privada? 
Que reflexo estes benefícios podem exercer sobre os empregados e patrões?
*
*
É preciso que haja uma mudança na cultura paternalista, abandonando-se a idéia de que os benefícios são apenas uma obrigação legal do empregador, passando-se a encará-los como uma necessidade vital da empresa para atrair e reter os talentos existentes no mercado de trabalho. (Alexis Anastassakis, assistente de RH da Infoglobo Comunicações Ltda.)
*
*
Os profissionais de RH devem ter muita criatividade, para que sejam negociadas permutas, convênios e facilidades para se oferecerem benefícios diferenciados como previdência privada, bolsas de estudos para contínuo desenvolvimento de uma segunda ou terceira língua, além de programas como auxílio-moradia e até mesmo convênios com clubes, academias de ginástica e programas de descontos em medicamentos, dentistas e óticas, etc.
*
*
Reformulação da atuação do RH;
Gerenciar o problema de custo;
Engajar os empregados;
Demonstrar o retorno dos investimentos;
Desenvolver políticas de governança corporativa;
Compartilhamento de responsabilidade e risco financeiro das empresas com os empregados com engajamento numa nova proposição de valores.
*
*
Resultados desejados:
Menores custos com saúde;
Cultura de saúde;
Consumerismo;
Aumento do engajamento e desempenho dos empregados;
Organização mais saudável;
Segundo Chiavenato (2004), ninguém trabalha de graça.
*
*
Nesse nosso primeiro encontro tivemos uma visão sobre a importância da Gestão de Benefícios nas organizações. 
Participem dos fóruns nossos professores estão a disposição para tirar dúvidas e esclarecer qualquer questão relacionado a este módulo.
Obrigado pela presença e atenção! E até a próxima aula!
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais