Buscar

Desafio profissional Meu amigo diferente é especial

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
Centro de Educação a Distância 
1
1
 
Desafio profissional das disciplinas de Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança, Introdução à Educação Virtual e Direitos Humanos.
 Daniela Vaz de Oliveira – RA: 9750429132
 Giseli Batista Gonçalves – RA: 9614502201
 Simone de Freitas Santos – RA: 9679463644
2° semestre
Tutora: Fabiana Kalandijian
 
 Osasco, 25 de maio de 2015.
Introdução:
O presente trabalho, foi elaborado no intuito de realizar um breve estudo de como as crianças portadoras de alguma deficiência seja esta física e/ou mental, é vista aos olhos de outras crianças de seu meio social e escolar.
Desenvolvimento
Hoje em dia ouve-se muito falar de inclusão social, mas na prática sabemos que, na maioria das vezes, não se chega nem perto da teoria.
Este desafio me fez pensar das dificuldades encontradas no dia a dia, tanto pelos educadores, pais e até mesmo pelas crianças que muitas vezes se deparam com uma realidade distante do ideal.
O objetivo deste trabalho é expor então como as crianças veem seus “amigos especiais”, e como o educador vê essa criança, quais os desafios e lições adquiridas através deste convívio diário. 
A melhor maneira para entender como as crianças veem seus amigos especiais é através de desenhos:
Desenho feito por Rafaela de 09 anos, “Esse é meu amiguinho Samuel, ele é muito especial pra mim, porque ele é divertido e muito inteligente. Eu ajudo ele a andar pela escola porque ele não pode enxergar.
 Desenho feito pelo Arthur de 10 anos, “Eu gosto muito do Rafael ele é muito especial pra mim, eu ajudo ele na escola com a cadeira de rodas e ele me ajuda todo dia com a lição de matemática porque ele é muito inteligente”.
Desenho feito pela criança Marina de 09 anos. “Emily é minha melhor amiga, ela sempre está comigo. Ela não tem um braço, mas consegue fazer a lição da escola e desenhar. Eu amo muito ela.”
Entrevista realizada com a Professora Shirley de Sousa Farias.
1- Quando lecionou em uma classe inclusiva pela primeira vez?
R: em 2004, numa classe de segundo ano; nesta classe havia dois alunos com necessidades especiais.
2-Qual a maior dificuldade que você teve?
R: A maior dificuldade foi em encontrar e adaptar métodos de ensino para aplicar a estes alunos.
3-Como foi à interação da classe?
R: Foi tranquila, no começo os outros alunos faziam muitas perguntas mas com o passar dos dias nem percebiam tanto a diferença entre eles.
4-Qual foi o maior aprendizado que você obteve com esta experiência?
R: Não vejo como uma experiência, e sim, como oportunidade; dando aula em uma classe inclusiva pude perceber o quanto o meu pensamento de outrora estava equivocado, pois antes pensava que dar aulas para alunos com necessidades especiais seria muito cansativo e estressante devido á dificuldade de se encontrar métodos que atendam as necessidades destes alunos, mas hoje com o passar do tempo fui me aprimorando, estudando e procurando entender suas necessidades e dificuldades ou seja, eles me ensinaram que com perseverança e determinação podemos alcançar o nosso objetivo pois dia a dia eles enfrentam muitas dificuldades seja na escola ou na sociedade em geral.
Professora Shirley de Souza Farias, 45 anos é formada desde 1999, leciona em classes inclusivas desde 2004.
Pós-Graduada em Educação Especial pela UNIP, 2002. 
Conclusão:
Ao realizar este trabalho pude concluir que, aos olhos dos amigos as crianças com necessidades especiais, são vistas de forma especial em relação á amizade e convivência, e não por suas deficiências. 
Através das pesquisas e da entrevista que fiz, cheguei a conclusão de que para se chegar a uma educação inclusiva ainda há um caminho longo á se percorrer, mas com dedicação e persistência é possível fazer com que a inclusão social ocorra de maneira eficaz .
Referências bibliográficas:
Inclusão Social – Infoescola.
www.infoescola.com>Sociologia
 Inclusão Social na Escola > Blog | Educação Adventista.
www.educacaoadventista.org.br>blog
Todo conteúdo deste desafio profissional encontra-se disponível no blog: http://diferentemaisespecial.blogspot.com.br.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes