Buscar

G1 Hist do mundo contemporâneo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) A “aventura da modernidade” ao mesmo tempo que apresenta um horizonte repleto de possibilidades para a ação do homem no mundo, também pode revelar um estreitamento da dimensão do sujeito. Explique como Marshall Berman aborda a crise desse paradigma de crítica na contemporaneidade, tomando como ponto de partida suas conceituações acerca do que é a Modernidade.
2) A partir da leitura do texto de John Lewis Gaddis, analise os conceitos de dissuasão e contenção, apontando exemplos de modo a explicar como algumas decisões/julgamentos de Stálin acabaram frustrando suas expectativas e deixaram para os americanos a dianteira nas negociações/disputas da chamada Guerra Fria.
3) Dentre as motivações conhecidas para a deflagração da Grande Guerra figuram vários fatores. Entretanto, nas suas considerações intituladas “Da paz a guerra”, Eric Hobsbawm joga luz num aspecto particularmente europeu. Identifique-o e disserte sobre este elemento.
4) Forneça e sustente pelo menos 2 argumentos mobilizados por Eric J. Hobsbawm para se referir ao período de 1914-1945 como “A era da guerra total”.
5) Explique por que a colagem se tornou a principal forma de expressão estética criada no período anterior à Primeira Guerra Mundial e, além disso, assinale por que esta conjuntura histórica foi chamada de “o momento futurista”.

Outros materiais