Buscar

PROCESSO CIVIL III BDQ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
  DIREITO PROCESSUAL CIVIL III
Simulado: CCJ0037_SM_201301760099 V.1 
Aluno(a): DOUGLAS LEONARDO GOMES SOARES
Matrícula: 201301760099
Desempenho: 0,3 de 0,5
Data: 14/04/2016 00:20:48 (Finalizada)
�
 1a Questão (Ref.: 201302582805)
Pontos: 0,0  / 0,1
Quanto à classificação dos recursos, é incorreto afirmar:
 
D) o recurso é eclético quando tem como objeto discussão não apenas da matéria como relativas a própria formação do processo.
A) os recursos que tem fundamentação vinculada impõem que o recorrente demonstre, além do interesse recursal, um prejuízo específico previamente previsto na lei, a exemplo dos embargos de declaração e de infringência;
 
B)o recurso adesivo caracteriza-se por sua independência porém como se trata de recurso adesivo, uma vez tendo a parte desistido do recurso principal o adesivo também será extinto.
C)o recurso é considerado parcial quando o grau de inconformismo do recorrente é parcial;
�
 2a Questão (Ref.: 201302614984)
Pontos: 0,1  / 0,1
(...) É sabido que o processo civil brasileiro foi concebido a partir de uma visão individualista, onde a filosofia era pautada pelo liberalismo, preocupando-se, apenas, com a eliminação de conflitos no campo individual, garantindo-se a propriedade privada, a liberdade individual e a autonomia da vontade (...) e mesmo com mecanismos voltados às tutelas coletivas, como ação civil pública, ação popular, lei de improbidade administrativa, lei n. 6938/81 sobre o meio ambiente, código de defesa do consumidor e mandado de segurança coletivo, (...) continuam subsistindo as demandas repetitivas ou demandas de massa, voltadas à mesma tese jurídica, as quais necessitam de uma dogmática diferenciada, onde as soluções para casos de mesma fundamentação jurídica tenham uniformidade e garantam uma maior racionalização nos julgamentos. (NETO, Ney Castelo Branco. Primeiras impressões sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas no projeto do novo CPC. Disponível em . Acesso em: 16 de maio de 2015, p.267). Em mesmo sentido, o IRDR pode ser conceituado como incidente pelo qual "são apreciadas somente questões comuns a todos os casos similares, deixando a decisão de cada caso concreto para o juízo do processo originário, que aplicará o padrão decisório em consonância com as peculiaridades fático-probatórias de cada caso. (NUNES, Dierle, O incidente de resolução de demandas repetitivas do novo CPC: este ¿estranho¿ que merece ser compreendido. 2015. Disponível em . Acesso em: 13 de julho de 2015). Sendo certo que a sistemática proposta pelo NCPC valoriza a adoção dos precedentes, é possível visualizar a existência de outros mecanismos na nova norma para que se possa alcançar a formação do procedente. São eles:
 
Assunção de Competência, Repercussão Geral, Julgamento de Recursos Repetitivos.
Recursos Ordinários com expansão subjetiva dos seus efeitos.
Assunção de Competência, RESP e REXT.
Assunção de Competência, com efeito diferido.
�
 3a Questão (Ref.: 201302590603)
Pontos: 0,0  / 0,1
(XLIV Concurso para Magistratura do TJ/RJ) Sobre o princípio do duplo grau de jurisdição, é correto afirmar que:
 
não é garantia constitucional, mas a previsão expressa desse princípio, na Carta Magna, no sentido de propiciar a revisão da decisão judicial, impede a supressão, por lei ordinária, de qualquer recurso.
 
não é garantia constitucional expressa na Carta Magna, pelo que é perfeitamente possível a edição de lei ordinária que venha suprimir algum recurso previsto no sistema.
é garantia constitucional expressa, constituindo cláusula pétrea, que garante aos jurisdicionados o direito de recorrer, através dos meios recursais previstos no sistema, que não podem ser suprimidos.
é garantia constitucional expressa que assegura à parte o direito de ter a decisão judicial revista e que veda a edição de lei ordinária que venha a suprimir recursos previstos no sistema.
�
 4a Questão (Ref.: 201302607745)
Pontos: 0,1  / 0,1
Em relação ao preparo recursal, assinale a alternativa CORRETA:
É dispensado o recolhimento do porte de remessa e de retorno no processo em autos eletrônicos, salvo nas cartas precatórias.
No ato de interposição do recurso, o recorrente comprovará, quando exigido pela legislação pertinente, o respectivo preparo, sob pena de deserção, com exceção do porte de remessa e retorno.
A insuficiência no valor do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, implicará deserção se o recorrente, intimado na pessoa de seu advogado, não vier a supri-lo no prazo de 10 dias.
 
São dispensados de preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, os recursos interpostos pelo Ministério Público, pela União, pelo Distrito Federal, pelos Estados, pelos Municípios, e respectivas autarquias, e pelos que gozam de isenção legal.
O recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado pessoalmente para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.
�
 5a Questão (Ref.: 201302607725)
Pontos: 0,1  / 0,1
Acerca dos recursos no Novo CPC, assinale a alternativa correta:
A renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte, salvo nas ações que corram em segredo de justiça.
O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público, apenas como fiscal da ordem jurídica.
Dos despachos não cabe recurso, apenas embargos de declaração.
 
Os recursos não impedem a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso.
O recorrente poderá, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso, desde que não tenham sido apresentadas as contrarrazões recursais.
�
 1a Questão (Ref.: 201302582800)
Pontos: 0,1  / 0,1
(NCPC)Em audiência realizada no dia 30/04/15(5ª) foi proferida sentença de procedência da ação. Anastolfo, réu, indignado com a decisão proferida, decide interpor recurso arguindo não ser viável o pagamento de alimentos no valor estabelecido. Após manter contato com seu advogado o mesmo informou que poderia ser interposto o recurso de___, e, para tanto teria até o dia __ sob pena de preclusão ___ e cuja finalidade seria de ____da sentença e o efeito do recurso seria_____.
C) embargos declaratórios,05/05/15, temporal, esclarecimento.
B) apelação,15/05/15, consumativa, reforma, devolutivo e suspensivo;
 
D) apelação, 22/05/15, temporal, reforma, apenas devolutivo
A) embargos declaratórios, 08/05/15, temporal, esclarecimento.
nda
�
 2a Questão (Ref.: 201302590630)
Pontos: 0,1  / 0,1
Determinada ação indenizatória, proposta por Maria em face de Antônio, tramitou perante o Juizado Especial Cível estadual. Após a realização da audiência de instrução e julgamento, o juiz julgou parcialmente procedente o pedido da parte autora para condenar Antônio a pagar a quantia de R$10.000,00 (dez mil reais). Considerando que o juiz não observou todas as provas dos autos, a autora opôs embargos de declaração, no prazo de 05 dias, visando sanar o mencionado vício. O juiz recebeu os embargos em seu efeito devolutivo, suspendendo o prazo para interposição de outros recursos. Diante do caso, assinale a alternativa correta:
Agiu corretamente o juiz considerando que em sede de Juizados Especiais Cíveis aplicam-se, subsidiariamente as regras do CPC/2015.
 
O juiz agiu inadequadamente tendo em vista que os embargos de declaração não possuem efeito suspensivo e interrompe o prazo para interposição dos demais recursos.
O juiz agiu de forma incorreta considerando que os embargosde declaração somente devem ser recebidos em seu efeito devolutivo diferido.
Agiu corretamente o juiz, pois em sede de juizados especiais os embargos de declaração suspendem o prazo para interposição dos demais recursos, aplicando-se nesse caso as regras da Lei nº 9.099/1995.
�
 3a Questão (Ref.: 201302590837)
Pontos: 0,0  / 0,1
Rodolfo ingressou com ação rescisória de sentença prolatada em ação de cobrança, fundada na obtenção, após a sentença, de documento novo capaz de lhe assegurar pronunciamento favorável. Entretanto, o pedido foi julgado improcedente pelo Tribunal de Justiça, por acórdão não unânime. A maioria dos julgadores entendeu que a parte sabia da existência do documento apresentado como novo e não conseguiu demonstrar o motivo de sua não utilização na ação original. Assinale a opção que contém o(s) recurso(s) contra o referido provimento jurisdicional.
 
Recursos especial e extraordinário.
 
O provimento judicial em questão é irrecorrível.
Recurso ordinário constitucional.
Embargos infringentes.
�
 4a Questão (Ref.: 201302590652)
Pontos: 0,1  / 0,1
Paulo, insatisfeito com a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, interpôs recurso extraordinário visando reformar acórdão que, segundo as razões de recorrente, violou frontalmente a lei federal e a Constituição Federal de 1988, justificando adequadamente a repercussão geral no caso concreto. O Ministro Relator, ao considerar que a violação ao texto constitucional era reflexa ou indireta, inadmitiu o respectivo recurso. Considerando as normas processuais sobre o tema é correto afirmar:
 
O Ministro agiu equivocadamente, pois nessas hipóteses o recurso extraordinário encaminhar para o Superior Tribunal de Justiça para que o respectivo recurso seja julgado como recurso especial.
Caberá ao Supremo Tribunal Federal julgar recursos extraordinários nas hipóteses de violações diretas e indiretas ao texto constitucional.
Agiu acertadamente o Ministro considerando que o recurso extraordinário somente é cabível nas hipóteses em que a violação ao texto constitucional seja direta.
Neste caso o Ministro deveria ter admitido o respectivo recurso extraordinário e encaminhá-lo para ser julgado improvido pelo colegiado devido à fundamentação inadequada.
�
 5a Questão (Ref.: 201302590627)
Pontos: 0,0  / 0,1
Franciele propôs ação de reintegração de posse cumulada com indenização por perdas e danos em face de Marcelo e Carlos que invadiram seu imóvel localizado em Recife. O juiz julgou procedente o pedido para determinar a reintegração de posse e nada decidiu acerca das perdas e danos. Franciele opõe Embargos de Declaração para sanar o vício. Diante do caso deverá o juiz:
rejeitar os embargos, pois o recurso cabível contra sentença é apelação.
 
receber os embargos em seu efeito modificativo e abrir prazo para manifestação da parte contrária antes do julgamento do recurso.
 
acolher os embargos e sanar imediatamente os vícios apontados.
suspender o prazo para outros recursos e julgar os embargos sanando eventuais omissões.

Outros materiais