Buscar

QBQ2451-exercicio7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QBQ2451 - Exercício 7 
Quando certa quantidade do detergente dodecil sulfato de sódio (SDS, Na+CH3(CH2)11OSO3-) é colocado em solução, os íons do detergente se encontram na forma monomérica. À medida que mais detergente é adicionado, uma concentração critica (concentração micelar critica) é atingida e os monômeros se associam formando micelas. A concentração micelar critica para SDS é 8,2 mM. As micelas de SDS têm um peso médio de partícula de 18.000. Calcule o numero médio de moléculas de SDS em cada micela. 
Bicamadas lipídicas formadas entre duas fases aquosas têm a importante propriedade de formar folhas bidimensionais que se fecham formando lipossomas. Discuta: a) Qual propriedade dos fosfolipídios é responsável por esse fenômeno? E b) Quais as conseqüências dessa propriedade para a estrutura das membranas biológicas? 
Os lipídeos de membrana obtidos de partes diferentes da perna da rena têm composição distinta de ácidos graxos. As membranas de partes próximas ao casco têm maior conteúdo de ácidos graxos insaturados do que membranas da parte superior da perna. Qual o significado biológico dessa observação? Lembre-se que quanto maior o grau de insaturação de um ácido graxo menor seu ponto de fusão. 
Em pH fisiológico (7,0) o aminoácido triptofano cruza membranas biológicas a uma velocidade cerca de 1/1000 menor do que o composto correlato indol. Analisando as estruturas abaixo, explique essa observação. 
 triptofano
 indol

Outros materiais