Buscar

02 Propaganda enganosa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Propaganda Enganosa
Profª Inajara Piedade 
Curso: Técnico em Administração
*
*
*
Propaganda enganosa
Também denominada publicidade abusiva ou publicidade enganosa.
*
*
*
Propaganda enganosa
	É proibida pelo ordenamento jurídico , caput do art. 37 do CDC (Código de Defesa do Consumidor). 
*
*
*
Conceito
Publicidade enganosa é qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços. 
*
*
*
Conceito
É considerada publicidade enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço. 
*
*
*
Amplidão do conceito
Qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário que induza o consumidor em erro é considerada enganosa. Ora, trata-se de um conceito bastante amplo que faz com que o consumidor acredite em algo que não corresponde à realidade do produto ou serviço. Dele extrai-se que: 
*
*
*
Quem é alvo da publicidade abusiva
O consumidor, "toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final". 
 Basta que a publicidade induza o consumidor em erro para que seja enganosa.
	
	Então, independentemente de ser este consumidor informado, desinformado, atento, desatento, ignorante, doentes, crianças, idosos, etc., ela será enganosa se induzir o consumidor em erro. 
*
*
*
Tipos de publicidade enganosa
	1) Publicidade enganosa comissiva 
	2) Publicidade enganosa omissiva
	3) Publicidade enganosa inteiramente falsa 
	4) Publicidade enganosa parcialmente falsa 
*
*
*
Tipos de publicidade que podem ou não ser enganosa
1) Publicidade exagerada
2) Publicidade ambígua
*
*
*
*
*
*
Intenção de enganar
Não é necessário que o anunciante tenha intenção de enganar o consumidor. Como o CDC é uma lei protecionista a reparação é feita na forma objetiva, o elemento subjetivo é irrelevante. Destarte, para que a publicidade enganosa seja caracterizada, basta que a informação ou comunicação publicitária induza o consumidor em erro. 
	Vejamos uma decisão em que a publicidade enganosa influenciou concretamente na decisão do consumidor:
*
*
*
Ementa. ADMINISTRATIVO. CÓDIGO DE ÁGUAS. NORMAS BÁSICAS DE ALIMENTOS. SLOGAN PUBLICITÁRIO APOSTO EM RÓTULO DE ÁGUA MINERAL. EXPRESSÃO "DIET POR NATUREZA". INDUÇÃO DO CONSUMIDOR A ERRO. 1. A definição sobre ser o slogan "diet por natureza" aposto em rótulo de Água Mineral inerente à própria água mineral ou à sua fonte, demanda o reexame de matéria fático-probatória insindicável por esta Corte Superior em sede de recurso especial, ante a incidência do verbete sumular n.° 07/STJ. 2. É assente que "não poderão constar da rotulagem denominações, designações, nomes geográficos, símbolos, figuras, desenhos ou indicações que possibilitem interpretação falsa, erro ou confusão quanto à origem, procedência, natureza, composição ou qualidade do alimento, ou que lhe atribuam qualidades ou características nutritivas superiores àquelas que realmente possuem." (art. 21, do Decreto-lei n.° 986/69) 3. Na redação do art. 2°, inciso V, do Decreto-lei n.° 986/69, considera-se dietético "todo alimento elaborado para regimes alimentares especiais destinado a ser ingerido por pessoas sãs;" 4. Somente os produtos modificado em relação ao produto natural podem receber a qualificação de diet o que não significa, apenas, produto destinado à dieta para emagrecimento, mas, também a dietas determinadas por prescrição médica, motivo pelo qual a água mineral, que é comercializada naturalmente, sem alterações em sua substância, não pode ser assim qualificada porquanto não podem ser retirados os elementos que a compõem. 5. In casu, o aumento das vendas do produto noticiado pelo recorrido caracteriza a possibilidade de o slogan publicitário encerrar publicidade enganosa capaz de induzir o consumidor a erro. 6. Legalidade da autuação imputada à empresa recorrida. 7. Recurso especial parcialmente conhecido e, nesta parte, provido. (STJ - REsp 447303 / RS - 1ª Turma - Rel. Ministro LUIZ FUX, data do julgamento: 02/10/2003).
*
*
*
*
*
*
Propaganda enganosa é crime
Fazer ou promover publicidade que saiba ou deveria saber se enganosa ou abusiva constitui crime comissivo e de mera conduta. 
 A pena é de detenção de 03 (três) meses a 01 (um) ano e multa. 
*
*
*
- Crimes comissivos - crimes que se configuram através de uma ação/ conduta ativa proibida pelo CP; 
*
*
*
- Crimes de mera conduta - crimes sem resultado (não provocam mudança nenhuma no mundo naturalístico, ex. ato obsceno, violação de domicílio). 
*
*
*
Responsabilidade solidária
A responsabilidade do fornecedor anunciante e das agências publicitárias é solidária, expressamente definida pelo parágrafo único do art. 7º do CDC quando preceitua:
 "Tendo mais de um autor a ofensa, todos responderão solidariamente pela reparação dos danos previstos nas normas de consumo". 
*
*
*
Ementa. Processual Civil. Civil. Publicidade enganosa por omissão. Aquisição de refrigerantes com tampinhas premiáveis. Defeitos de impressão. Informação não divulgada. Aplicação do Código de Defesa do Consumidor. Responsabilidade solidária por publicidade enganosa. Há relação de consumo entre o adquirente de refrigerante cujas tampinhas contém impressões gráficas que dão direito a concorrer a prêmios e o fornecedor do produto. A ausência de informação sobre a existência de tampinhas com defeito na impressão, capaz de retirar o direito ao prêmio, configura-se como publicidade enganosa por omissão, regida pelo Código de Defesa do Consumidor. É solidária a responsabilidade entre aqueles que veiculam publicidade enganosa e os que dela se aproveitam, na comercialização de seu produto. (STJ - REsp 327257 / SP - 3ª Turma - Rel. Ministra NANCY ANDRIGHI, data do julgamento: 22/06/2004).
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais