Buscar

EXERCICIO 04 REL TRABALHISTAS E SINDICAIS

Prévia do material em texto

EXERCICIO 04 REL TRABALHISTAS E SINDICAIS
		Dentre os deveres do sindicato é correto afimar:
		
	
	
	
	
	O sindicato não é obrigado por lei a prestar assistência judiciária junto aos seus associados.
	
	
	caso um ou mais membros de determinado órgão de representatividade de classe necessite da prestação jurisdicional para reclamar seus direitos trabalhistas, o sindicato jamais assegurará a assistência judiciária na solução dos conflitos.
	
	
	Nas prerrogativas conferidas aos sindicatos por lei não há nenhuma obrigação imposta a eles na proteção dos trabalhadores.
	
	 
	o sindicato tem o dever de promover a solidariedade social, a compreensão entre as classes e, consequentemente, está negociando e impedido de fomentar lutas entre os diversos grupos que o compõem.
	
	
	De acordo com a Constituição Federal, em seu Artigo 5º, Inciso XIX, as associações poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial ou através de acordo extrajudicial e individual e nunca é exigido, no primeiro caso, o trânsito em julgado.
	
	
		2.
		Sobre as contribuições sindicais marque a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	Não há nenhuma contribuição a ser paga ao sindicato, tanto para os trabalhadores sindicalizados como não sindicalizados.
	
	
	A mensalidade sindical somente é devida aos trabalhadores não sindicalizados.
	
	
	A contribuição assistencial é devida aos empregados sindicalizados ou não, tendo em vista que a lei estabelece que é compulsória.
	
	 
	A atual Constituição Federal, em seu Artigo 8º, Inciso IV, afirma que a Assembleia Geral do sindicato fixará contribuição que, em se tratando de categoria profissional, será descontada em folha para custeio do sistema confederativo da representação sindical respectiva, independentemente da contribuição prevista em lei.
	
	
	O empregado não sindicalizado não é obrigado a efetuar o pagamento da contribuição sindical.
	
	
		3.
		Analisando os deveres dos sindicatos marque a opção incorreta:
		
	
	
	
	
	A CLT, também em seu Artigo 514, Parágrafo Único, determina aos sindicatos o dever de promover a fundação de cooperativas de consumo e crédito e de fundar e manter escolas de alfabetização e pré-vocacionais.
	
	
	Determinados sindicatos têm programas de recolocação profissional do trabalhador no mercado de trabalho, além de manter programas sociais.
	
	
	A assistência nas rescisões dos empregados com mais de um ano de emprego (prevista no Artigo 477 da CLT) e dos empregados estáveis demissionários (prevista no Artigo 500 da CLT) é prestada também pelo sindicato.
	
	
	As prerrogativas e os deveres legais dos sindicatos (previstos nos Artigos 513 e 514 da CLT) decorrem do ato estatal que formaliza o reconhecimento e a investidura sindicais. Embora sejam entidades privadas, os sindicatos são órgãos que atuam em cooperação com o Poder Público.
	
	 
	Os sindicatos não possuem programas de recolocação profissional do trabalhador, tendo em vista expressa proibição legal, bem como não mantém programas sociais.
	
	
		4.
		Com a legalização da representação dos trabalhadores, os representantes do Estado estabeleceram em lei, determinadas prerrogativas às entidades de classe, visando garantir:
		
	
	
	
	 
	A liberdade sindical plena;
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	O não pagamento da Contribuição Sindical;
	
	
	A faculdade do pagamento da Contribuição Sindical;
	
	 
	O livre exercício das funções dos sindicatos;
	
		5.
		Analise as afirmações com atenção e responda: I. A Constituição Federal prevê que a Assembléia Geral fixará contribuição para custeio do sistema confederativo da representação sindical respectiva independentemente daquela prevista em Lei; II. A contribuição confederativa se trata de um pagamento feito pelo integrante da categoria profissional ou econômica ao sindicato da respectiva categoria, com o objetivo de custear as atividades assistenciais do sindicato. III.De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho, é permitida a criação de contribuição assistencial a ser paga por todos os empregados da categoria, associados ou não ao sindicato.
		
	
	
	
	
	Apenas as assertivas II e III estão corretas
	
	 
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
	
	 
	Apenas a assertiva I está correta
	
	
	Nenhuma assertiva está correta
	
	
	Apenas a assertiva II está correta
	
	
		6.
		Uma das opções abaixo é a correta, quanto à contribuição sindical e a contribuição assistencial para o Sindicato:
		
	
	
	
	
	A 1ª é obrigatória e não pode ser objeto de manifestação contrária do empregado; a 2ª, fixada em Assembléia Geral da categoria, também não comporta direito de oposição;
	
	
	A 1ª não comporta manifestação quanto ao desconto, já a 2ª comporta, se feita em até 3 meses do 1º pagamento reajustado;
	
	
	A 1ª, embora fixada em lei, pode ser objeto de manifestação contrária do empregado, se feita em até 10 dias do 1º pagamento reajustado, idem quanto à 2ª contribuição;
	
	
	A 1ª e a 2ª . não comporta manifestação quanto ao desconto.
	
	 
	A 1ª não comporta manifestação quanto ao desconto, já a 2ª comporta, se feita em até 10 dias do 1º pagamento reajustado;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes