Buscar

COMO ATRAIR CLIENTES PARA O SEU CONSULTÓRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Como Atrair Clientes para o Consultório
Por Ana Paula Rocha
Dica número 1: Defina seu público alvo
Bato na tecla que definir o público alvo é o principal caminho para atrair mais clientes. Quando queremos agradar todo mundo, corremos o grande risco de desagradar a maioria. No momento em que decidimos quem é o nosso público alvo, focamos nossa atenção para ajudar este seleto grupo de pessoas e temos a grande chance de atingi-lo mais rápido e de forma certeira. A maneira mais inteligente de atrair uma clientela é agir de forma diferente que a maioria dos outros profissionais fazem, principalmente quando tentam “atirar” para todos os lados e acabam acertando clientes aleatórios. Quando definimos quem queremos atender, nos tornamos especialistas no assunto e passamos mais credibilidade nos atendimentos. Desapegue da ideia que atender tudo é que te trará resultados. Eu te desafio a seguir estas 30 dicas e depois você conta para o grupo o que aconteceu com o seu consultório.
 
Dica número 2: Descubra a dor do seu cliente
Pode parecer repetitivo, mas se colocar no lugar do seu cliente faz toda diferença, e enquanto isso não tiver bem definido, não haverá resultado. Mas como descobrir a dor do seu cliente? Pense no que o faz sofrer, seja uma dor física, emocional, depende da sua área. Visualize o que o faz perder o sono e/ ou o que ele gostaria de resolver. O maior erro é imaginar o que você como profissional acha que o seu cliente quer resolver, para isso você deve fazer pesquisas, entender o que o incomoda, ser empático e listar as maiores dores do seu cliente. Eu te desafio a seguir esta dica que com certeza te preparará para a próxima ; )
Dica número 3: Dê soluções
Esta é uma das dicas mais importantes na atração de clientes. Ela significa falar direto com a necessidade do seu cliente, é poder mostrar à ele que você sabe o que ele está passando e também sabe como resolver o problema. Não é garantir o sucesso, mas mostrar que existe um tratamento. O cliente não quer contratar a sua profissão, ele quer contratar solução para a dor dele, e é aí que você precisa entender o que se passa com o seu público alvo, qual a sua dor e mostrar soluções para esta dor. Com certeza seus potenciais clientes prestarão muito mais atenção ao que você diz. Experimente!
Dica número 4: Encontre seus clientes
Depois que você definiu o seu público alvo, pense de forma estratégica. Quais lugares seus potenciais clientes frequentam? Qual melhor horário para eles saberem sobre o seu trabalho? Pode ser através de um anúncio de rádio, de TV, pela internet ou quem sabe pelo jornal. Pode ser que ele frequente cafés ou restaurantes, consultórios médicos, academias, clinicas, enfim,. deixar cartões ou propaganda de forma aleatória, possivelmente não te trará resultados.
Dica número 5: Se posicione com autoridade
Se posicionar como autoridade, ou seja, como um especialista em um assunto. Este comportamento gera maior credibilidade na pessoas, além de transmitir segurança. Quando um profissional se posiciona com autoridade as pessoas tendem a prestar atenção nele e até seguir o que ele diz. Pense em você, quando um padre, policial ou médico pediu pra você fazer algo, com certeza você prestou mais atenção no que ele disse, e até em muitas vezes seguiu suas recomendações. Pois estas figuras já são vistas como autoridade em nossa sociedade e cientificamente tendemos a dar credibilidade para uma autoridade. Mas como se tornar uma autoridade? Você tem que ser especialista em um tema, falar sobre ele em vários veículos de comunicação e assim você já estará se posicionando como uma autoridade neste assunto. Quando você age como um especialista você atrai a atenção dos seus potenciais clientes.
Dica número 6: Seja visto
Quem não é visto não é lembrado, portanto, apareça, mostre seu trabalho, esteja em evidência e saia do anonimato, da invisibilidade. Não adianta só montar consultório, fazer cartão de visitas, entregar em alguns lugares. Você precisa ser notado, fazer a diferença, ser lembrado. O que você tem feito para ser visto?
Dica número 7: Confie em você
Quem não confia em si, não passa credibilidade e confiança. O que te falta para confiar em si? Mais estudos? Mais prática? Menos crenças limitantes? Perceba quais obstáculos impedem que sua confiança seja evidente e acabe com eles. A confiança é o combustível de um empreendedor de sucesso. Por mais que você se veja como um “gatinho”, posicione-se como um “leão”, assim você cria marcas mentais favoráveis, corre atrás de corresponder as expectativas dos clientes, torna-se cada vez mais confiante e consequentemente atrai mais clientes. Que tal?
Dica número 8: Networking
Construa sua rede de contatos e cultive-os. Não procure outros profissionais somente quando precisar, interaja constantemente com pessoas que agreguem valor ao seu trabalho e que você também possa contribuir de alguma forma. Relacione-se com as pessoas, fale o que você faz, coloque-se a disposição e amplie cada vez mais seu network. Indique os serviços dos seus colegas e peça indicações. “Sozinho vamos rápido , mas juntos vamos mais longe”.
 
Dica número 9: Qual o seu propósito?
Ter um propósito é essencial, pois é ele que dá sentido a nossa jornada seja pessoal ou profissional.Uma pessoa com propósito definido formula objetivos, respeitando seus valores e sua essência. Defina a razão do seu trabalho, qual o objetivo principal pelo qual você faz o que faz. Seja verdadeiro, genuíno e você terá sempre claro o caminho a seguir.
 
Dica número 10: Descubra seus pontos fortes
De nada adianta você ficar tentando resolver um problema, focando nele e perdendo tempo, ao invés de potencializar seus pontos fortes. Descubra o que você tem de melhor, quais são suas qualidades enquanto profissional e mãos a obra. Focar nos problemas retarda nossas ações, aumenta nossos medos e nos impede de agir. Quais são seus pontos fortes?
 
Dica número 11: Missão, visão e valores
Definir a missão visão e valores é um dos itens fundamentais em um planejamento estratégico. Não importa se você é pessoa física ou jurídica, é importante que você tenha estes três pilares de sustentação bem definidos.

Outros materiais