Buscar

Aula 8 desenvolvimento economico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aula 8
1 - Nos acordos de Bretton Woods, estabeleceu-se uma paridade fixa, com conversibilidade assegurada, de U$ 35,00 por onça de ouro, e cada país, ao ingressar no FMI, era obrigado a declarar o valor de sua moeda em relação ao ouro e ao dólar americano. Assim sendo:
Escolher uma resposta.
	
	a. Pode-se dizer que, uma vez implementados os acordos, não haveria mais taxas de câmbio.
	
	
	b. O dólar americano seria apenas uma moeda de conta, enquanto as moedas continuariam tendo seu valor estabelecido em termos de ouro.
	
	
	c. Inevitavelmente o ouro tenderia a acumular-se no Tesouro americano, que era obrigado a efetuar a troca de dólares americanos por ouro.
	
	
	d. O dólar americano passou a ser a principal moeda de reserva 
	
	
	e. O novo sistema se tornava mais rígido, pois possuir dólares não seria suficiente, seria preciso também possuir ouro a fim de garantir a moeda nacional.
	
Resposta correta: O dólar americano passou a ser a principal moeda de reserva.
Comentário sobre a resposta correta: Correto! Nos acordos de Bretton Woods foi estabelecida uma paridade fixa entre o dólar americano e o ouro, o que fez dele a principal moeda de reserva.
Question2
2 - (Unirio – 1999 – adaptado) Em meio à globalização econômica e à política neoliberal dos anos 1990, merece destaque o caso do México, em 1994-95. A crise mexicana, ou o que se denominou "efeito tequila" (hot money), resultou:
Escolher uma resposta.
	
	a. Da miséria em que se encontra o México diante dos outros países latino-americanos muito mais estáveis e sólidos.
	
	
	b. Da fuga de imensos capitais especulativos que migraram, afetando a solidez econômica local. 
	
	
	c. Do descompasso econômico entre o México e os países da América Latina, criando o fortalecimento industrial mexicano.
	
	
	d. Da supervalorização do dólar enquanto moeda-padrão, afetando as economias periféricas dependentes dos EUA.
	
	
	e. De investimentos maciços na indústria mexicana, gerando a rápida valorização do peso, moeda forte local.
	
Resposta correta: Da fuga de imensos capitais especulativos que migraram, afetando a solidez econômica local.
Comentário sobre a resposta correta: Correto! A Crise Mexicana de 1994 ocorreu por uma fuga de capitais do país, decorrente de uma combinação da crise política local e o aumento da taxa de juros do Fed, o que tornou o investimento em títulos do Tesouro norte-americano muito mais atraente aos investidores.
Question3
3 - (UERJ - adaptado - 2010) G-20 adota linha dura para combater crise.
Grupo anuncia maior controle para o sistema financeiro. Cercada de expectativas, a reunião do G-20, grupo que congrega os países mais ricos e os principais emergentes do mundo, chegou ao fim, em Londres, com o consenso da necessidade de combate aos paraísos fiscais e da criação de novas regras de fiscalização para o sistema financeiro. Além disso, os líderes concordaram, dentre várias medidas, em injetar US$ 1,1 trilhão na economia para debelar a crise. (Adaptado jornal Zero Hora/ abril 2009).
A passagem da década de 1980 para a de 1990 ficou marcada como um momento histórico no qual se esgotou um arranjo geopolítico e teve início uma nova ordem política internacional, cuja configuração mais clara ainda está em andamento.
Conforme se observa na notícia, essa nova geopolítica possui a seguinte característica marcante:
Escolher uma resposta.
	
	a. Aumento do número de polos de poder mundial.
	
	
	b. Controle dos fluxos internacionais de capital. 
	
	
	c. Crescimento da probabilidade de conflitos entre países centrais e periféricos.
	
	
	d. O fim do Banco Mundial e do FMI.
	
	
	e. Redução das desigualdades sociais entre o Norte e o Sul.
	
Resposta correta: Controle dos fluxos internacionais de capital.
Comentário sobre a resposta correta: Correto! A década de 1990 ficou marcada pelo início de uma nova ordem política internacional, caracterizada por um arranjo geopolítico que tem o controle dos fluxos internacionais de capital como uma das características mais marcantes.
Question4
4 - (Ibmec, 2008) As principais bolsas do mundo tiveram, a partir de julho de 2008, sucessivas quedas atribuídas à Crise Imobiliária nos Estados Unidos. Sobre essa crise, é correto afirmar que:
Escolher uma resposta.
	
	a. A crise encerrou-se em julho quando o Banco Central Europeu, o Federal Reserve (Estados Unidos) e o Banco do Japão anunciaram o investimento de 94,8 bilhões de dólares no mercado imobiliário americano, salvando várias empresas do setor e aumentando a oferta de crédito.
	
	
	b. O setor imobiliário e a construção civil nos Estados Unidos, que teve um grande boom nos últimos anos, não foram afetados pela crise. As ações desse segmento continuam a ser as mais indicadas pelos bancos e gestores de investimento.
	
	
	c. O principal temor diz respeito à oferta de crédito disponível, já que foi detectada uma alta inadimplência do segmento imobiliário americano, com um número grande de americanos que estão atrasando ou deixando de pagar a hipoteca da casa própria. 
	
	
	d. A crise imobiliária foi encerrada com a quebra do banco francês BNP Paribas que tinha vários fundos de investimento com recursos aplicados em créditos gerados a partir de operações hipotecárias nos Estados Unidos, arrastando outros bancos.
	
	
	e. O Brasil foi atingido parcialmente pela crise na medida em que grandes corporações americanas e japonesas também investiram no mercado imobiliário brasileiro, que vivia uma grande expansão nos últimos anos, com o grande crescimento da construção civil.
	
Resposta correta: O principal temor diz respeito à oferta de crédito disponível, já que foi detectada uma alta inadimplência do segmento imobiliário americano, com um número grande de americanos que estão atrasando ou deixando de pagar a hipoteca da casa própria.
Comentário sobre a resposta correta: Correto! A Crise Imobiliária nos Estados Unidos teve impactos para todo o cenário econômico mundial no ano de 1998. O processo teve início com a detecção de alta inadimplência no segmento, onde um número grande de americanos estava atrasando ou deixando de pagar a hipoteca da casa própria, trazendo temor quanto à oferta de crédito disponível.
Question5
5 - (ENEM - 2010) O G-20 é o grupo que reúne os países do G-7, os mais industrializados do mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), a União Europeia e os principais emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia). Esse grupo de países vem ganhando força nos fóruns internacionais de decisão e consulta.
(ALLAN, R. Crise global. 2010).
Entre os países emergentes que formam o G-20 estão os chamados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), termo criado em 2001 para referir-se aos países que:
Escolher uma resposta.
	
	a. Apresentam índices de igualdade social e econômica mais acentuados.
	
	
	b. Possuem base tecnológica mais elevada.
	
	
	c. Possuem similaridades culturais capazes de alavancar a economia mundial.
	
	
	d. Apresentam diversidade ambiental suficiente para impulsionar a economia global.
	
	
	e. Apresentam características econômicas promissoras para as próximas décadas. 
	
Resposta correta: Apresentam características econômicas promissoras para as próximas décadas.
Comentário sobre a resposta correta: Correto! O termo BRIC (sem o S de África do Sul, que foi incorporada ao agrupamento somente em 2011) foi criado para referir-se às economias emergentes com grande capacidade de crescimento econômico e estrutural para as décadas posteriores.
Question6
6 - “Nesta terceira semana de julho, a partir do dia 15, terça-feira, acontece em Fortaleza mais uma das chamadas reuniões da Cúpula de Líderes dos BRICS [...], quando se espera ser formalizada a criação de um Banco de Desenvolvimento com capital de 100 bilhões de dólares para financiar investimentos nos países do bloco. E simultaneamenteavançar na organização de um fundo denominado Arranjo Contingente de Reservas para atuar em momentos de crise concedendo linhas de crédito a países que sofram dificuldades em seus balanços de pagamentos”. (NETTO, D. O Banco dos BRICS. Carta Capital, 14/07/2014).
A adoção das medidas mencionadas no texto coloca o BRICS na posição de:
Escolher uma resposta.
	
	a. Pacificador das desavenças internacionais envolvendo países do sul e do norte, o que poderá evitar a emergência de futuros conflitos bélicos.
	
	
	b. Mediador internacional entre os agentes financeiros desenvolvidos e os países subdesenvolvidos.
	
	
	c. Confrontador a organismos internacionais, como o FMI e o Banco Mundial, ao estabelecer uma concorrência a esses órgãos no processo de auxílio a países pobres. 
	
	
	d. Ratificador das propostas elaboradas no contexto da ONU com o intuito de evitar crises internacionais geradas por problemas financeiros e riscos de moratória.
	
	
	e. Auxiliar o G7 e as autoridades do FMI e do Banco Mundial na manutenção da condução das políticas econômicas vigentes no cenário internacional desde a segunda metade do século XX.
	
Resposta correta: Confrontador a organismos internacionais, como o FMI e o Banco Mundial, ao estabelecer uma concorrência a esses órgãos no processo de auxílio a países pobres.
Comentário sobre a resposta correta: Correto! A criação do Banco de Desenvolvimento dos BRICS e do Arranjo de Contingente de Reservas para conceder crédito a países em crise pode ser vista como um confrontador a organismos internacionais, como o FMI e o Banco Mundial, ao estabelecer uma concorrência com esses órgãos no processo de auxílio a países pobres.

Outros materiais