Buscar

O FEDERALISTA

Prévia do material em texto

*
*
*
O FEDERALISTA
CARLA CRISTINA CAMPOS RIBEIRO DE MOURA
CIÊNCIA POLÍTICA
*
*
*
Os Federalistas (Filadélfia, 1787)
Fonte: TRUMBULL, J., Declaração de Independência dos Estudos Unidos da América, 
Yale University Art Gallery 
*
*
*
O FEDERALISTA
A Independência dos Estados Unidos da América foi um movimento resultante das transformações filosóficas promovidas pelo Esclarecimento europeu. Entre os revolucionários estavam inscritos cidadãos das 13 colônias, cientistas e filósofos, como George Washington (1732-1799), Thomas Jefferson (1743-1826), Benjamin Franklin (1706-1790), Thomas Paine (1737-1809), num total de 56 representantes do povo. Também chamados os “Pais Fundadores” —Founding Fathers—, instauraram o primeiro modelo de república moderno, apoiados na Declaração de Independência redigida por Jefferson, em 1776. 
No entanto, em 1787, Alexander Hamilton (1757-1804), James Madison (1751-1836) e John Jay (1745-1829) promoveram um movimento constituinte, para formulação de uma Carta Magna como fundamento de um Estado federalista, a qual todos estariam igualmente subscritos, tanto em direitos como em deveres, a fim de fortalecer a Confederação. Escreveram vários artigos em defesa do partido Federalista, e a 17 de setembro do mesmo ano, a primeira constituição republicana da história foi proclamada. 
Apoiados nessa constituição, poder-se-ia abrir mão do absolutismo da força do soberano em favor da força da lei que comprometia previamente seus cidadãos. 
*
*
*
O FEDERALISTA
Graças ao envolvimento de todos os norte–americanos, em pouco mais de 200 anos os Estados Unidos passaram do estágio de colonizados ao de principal potência mundial. Sua autonomia foi conquistada com luta armada e debate de idéias, não foi simplesmente uma troca de patrões e de donatários, como se deu em outros países americanos. 
“Nós, o povo dos Estados Unidos, em ordem de formar uma União mais perfeita, estabelecer a justiça, assegurar a tranqüilidade doméstica, prover a defesa comum, promover o bem estar geral, e garantir a graça da liberdade para nós mesmos e nossa posteridade, fazemos ordenar e estabelecer esta Constituição para os Estados Unidos da América.” (Os Federalistas. “Preâmbulo”, in Os Sete Artigos Originais da Constituição dos Estados Unidos da América).
*
*
*
CONTEXTO HISTÓRICO: A GUERRA DA INDEPENDÊNCIA
A Guerra de Independência (1776-1786), também chamada de Revolução Americana

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes