Buscar

Apol 02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
Sobre a história dos serviços extrajudiciais, lemos na obra-base:
“É também no Antigo Egito que podemos encontrar um sistema de publicidade de registro de imóveis bastante sofisticado dado o contexto histórico. Os escribas eram encarregados por realizarem os katagrafe, documentos expedidos em pergaminhos e que regulamentavam os imóveis na sociedade egípcia. ‘Nessa ocasião, já se cobravam emolumentos pelos registros’.[1] De acordo com relatos históricos, essas cobranças seriam iguais à vigésima parte do imóvel registrado. “
 
Lemos, ainda, sobre o registro de imóveis no Brasil e em outros países atualmente:
 
“O preço do procedimento [de registro de imóveis] no país é de aproximadamente 2,6% do custo total do imóvel, incluindo, claro, os tributos. O número é a metade do valor cobrado pelos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), incluindo França, Estados Unidos e Alemanha, que é de 4,2%.”
 
De acordo com os trechos, compare o custo do registro no antigo Egito com o custo atual em outros países. Agora, assinale a alternativa correta em relação ao custo do registro na história (antigamente e atualmente).
[1] ANOREG-BR (org.); CENTRO DE COMUNICAÇÃO. Cartórios: da pena à era digital – A atividade notarial e registral no século XXI. Curitiba: [s.n.], 2013. p. 109.
	
	A
	O registro de imóveis no Brasil é mais barato do que o cobrado no antigo Egito.
	
	
	
Os agentes delegados, como responsáveis por uma serventia, devem ser remunerados de alguma forma. Essa forma são os emolumentos. A lei federal apenas estabelece normas gerais para fixação de emolumentos, que será complementada pela lei estadual.
Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
(     ) I - As custas e emolumentos são definidos pelo Tribunal de Justiça de cada Estado, aprovados pela assembleia legislativa e sancionados pelo governador.
(     ) II - As custas e emolumentos são fixadas em lei, que pode ser chamada de Regimento de Custas e Emolumentos, ou Tabela de Custas e Emolumentos.
(     ) III - A Tabela de Custas e Emolumentos independe de publicação no Diário Oficial do Estado.
(     ) IV - A lei que define a Tabela de Custas e Emolumentos deve ser publicada no Diário Oficial da União, por ser federal.
(     ) V - A lei que define a Tabela de Custas e Emolumentos deve ser publicada no Diário Oficial do Estado após sua vigência.
 
A sequência correta é:
	
A
	V, V, F, F, F.
Quando uma pessoa quer conferir maior segurança a um acordo particular, muitas vezes procura um cartório. Por exemplo, ao realizar um contrato de locação de uma sala comercial, o sujeito deseja reconhecer a firma da outra parte. O cartório precisa ser remunerado pelo serviço, por isso, pergunta-se: como são pagos os serviços notariais e de registro? 
	
B
	Por meio de emolumentos.
A Lei que estabeleceu normas gerais para a cobrança de emolumentos foi a Lei 10.169/00 (Lei dos Emolumentos). Ela estabeleceu que cabe aos estados e ao Distrito Federal fixar os valores, podendo reajustá-los anualmente mas devem respeitar algumas regras. Sobre emolumentos, assinale a alternativa correta: 
	C
	Os valores dos emolumentos constarão de tabelas e serão expressos em moeda corrente do País.
Os emolumentos são taxas remuneratórias de serviços públicos (notarial e de registro) configurando-se como uma obrigação pecuniária a ser paga pelo próprio requerente, ou seja, são as despesas pagas pelos usuários dos serviços notariais e de registro para custear a atividade. Pela lei, os notários e oficiais de registro têm direito ao recebimento da totalidade dos emolumentos pelos atos praticados (art. 28, Lei dos Cartórios). Entretanto, para alguns atos ou atividades não são cobrados emolumentos, por exemplo, para:
	
	A
	Registro civil de nascimento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais