A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
17 pág.
Organização de Computadores - Resumo

Pré-visualização | Página 4 de 4

conectado a um computador de forma a permitir a comunicação com o mundo externo.
INTERFACE: Componente que conecta o periférico aos barramentos do computador.
CONTROLADOR: Implementa as operações (lê, escreve...).
BARRAMENTO: Conjunto de circuitos impressos que transportam os sinais.
PORTA DE E/S: Endereço no sistema de E/S.
ENDEREÇAMENTO DE E/S: Utiliza um conjunto de registradores internos ao controlador que recebem ordens do processador e fornecem o status de uma operação. Os registradores são associados a endereços e podem ser implementados de duas formas: em espaço de memória e em espaço de E/S.
ESPAÇO DA MEMÓRIA: Na fase de projeto do computador é definida uma zona do endereçamento de memória que será utilizada para dispositivos de E/S. Programação com instruções de acesso a memória (mov).
ESPAÇO DE E/S: Instruções especiais para manipulação de dispositivos. No projeto do processador são definidos dois espaços distintos de endereçamento.
CLASSIFICAÇÃO: Os dispositivos podem ser classificados em três formas, que  são: quanto a interação, quanto a transferência de dados e quanto a forma de comunicação.
QUANTO A INTERAÇÃO: I nteração com usuário (ex: teclado, mouse), Interação com outros componentes (ex: discos), Interação com dispositivos remotos (ex: modem)
QUANTO A TRANSFERENCIA DE DADOS: Orientado a bloco (ex. disco), Orientado a caractere (ex. terminal)
QUANTO A FORMA DE COMUNICAÇÃO: Programmed I/O: Responsabilidade do programador, Interrupt-driven I/O : Processador é interrompido quando a operação se completa, Direct memory Access (DMA): Transferência dos dados diretamente para a memória sem interferência do processador
TIPOS DE TRANSMISSÃO DE DADOS: A transmissão de dados pode acontecer por dois tipos diferentes: serial e paralelo.
SERIAL: O periférico é conectado ao controlador por apenas uma linha de comunicação de dados; logo, a transferência é feita por um bit de cada vez. Exemplo: mouse, teclado.
PARALELO: Um grupo de bits é transferido simultaneamente através de um conjunto de linhas de comunicação. Exemplo: discos, impressoras.
MEMÓRIA SECUNDÁRIA: São memórias secundárias os meios de armazenamento não-volátil como, por exemplo, os discos magnéticos. A organização destes discos é particularmente importante pela função que exercem.
159495 – B
159527 – C
159470 – D
159469 – A
159439 – D
159447 – C
159479 – D
159508 – A
159429 – B
159460 – D