A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Tecnologia da Informação e Comunicação - Resumo

Pré-visualização | Página 3 de 3

de tecnologia da informação, telecomunicações e Internet.
PROJETO DE LEI nº 607/2007 - tramita no Senado Federal exige que os profissionais de TI tenham diplomas universitários ou exerçam a atividade por mais de cinco anos.
Aula 09
No processo de transição da Sociedade Industrial para a Sociedade da Informação e do Conhecimento vivenciamos como a informatização em diferentes níveis através do uso das TIC, com as seguintes características:
SOCIEDADE - • Modificação nas relações e na estrutura (em rede). • Necessidade de infraestrutura tecnológica para seu desenvolvimento. • Forte comunicação de dados.
ORGANIZAÇÕES - • Novas formas organizacionais (atuação em redes) e novos mercados (globalização). • Uso intensivo da informação. • Conhecimento como fonte de atração para consumidores e clientes. • Tecnologia como instrumento gerencial. • TI inserida nas atividades operacionais internas, gestão e planejamento, relacionamento com clientes, fornecedores, governo e consumidores.
INDIVÍDUOS - Conhecimentos e habilidades ligados ao uso da TI. • Busca qualitativa de informações e conhecimentos. • Atuação e interação em redes e comunidades. • Atualização constante no uso das mídias.
CONCEITO DE INFORMATIZAÇÃO - Emprego dos recursos de informática, que incluem a TI e s sistemas de informação (SI) baseados em TI, nas mais diversas áreas ligadas ou não a organizações”.
HU e QUAN (2005) propõem quatro visões para que a TI crie valor para uma empresa:
VISÃO MACROECONÔMICA - A TI cria excessos sobre outros investimentos de Capital.
VISÃO DE PROCESSOS - Considera que os Investimentos de TI geram vantagens competitivas ao melhorar a eficiência operacional de processos intermediários.
VISÃO DE RECURSOS - Considera que os investimentos de TI criam vantagens competitivas sustentáveis por meio de capacidades e recursos estratégicos sem paralelo.
VISÃO DA OPÇÃO DIGITAL - Argumenta que investimentos de TI criam valor ao fornecer opções e flexibilidade para as empresas em contextos cada vez mais competitivos e incertos.
Há três níveis no processo de informatização da empresa que vão nos permitir inferir qual o seu perfil digital:
O nível mais básico é o de buscar diferenciais competitivos através dos recursos de TI.
O nível intermediário é o de melhoria da qualidade das informações para apoiar o planejamento e o controle das operações.
O nível mais avançado é o de integração e coordenação das atividades da empresa em rede
Para análise do grau de informatização de uma empresa são adotadas quatro dimensões:
IMPACTOS DA TI – estão relacionados aos benefícios de efetividade e desempenho nas atividades e processos organizacionais obtidos pelo uso da TI.
GESTÃO DA TI – está relacionada ao gerenciamento dos recursos de TI, à gestão de seu uso e ao planejamento e desenvolvimento de recursos de TI alinhados aos negócios da organização.
USO ORGANIZACIONAL DA TI – está relacionada á extensão e intensidade do uso da TI na organização.
ATIVOS DE TI - está relacionado aos recursos tangíveis e intangíveis de TI.
Aula 10
SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - Compreende as ações da empresa que visam elevar sua produtividade, melhorar seus produtos e métodos de gestão e contribuir para a preservação do meio ambiente.
O conceito de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável em TI está relacionado à capacidade de uma organização gerir seus ativos tecnológicos de forma eficaz, buscando o equilíbrio sócio-econômico- ambiental.
AS PRÁTICAS DE TI VERDE PODEM SER DIVIDIDAS EM TRÊS NÍVEIS, SEGUNDO TAKAHASHI ET AL (2009):
TI VERDE DE INCREMENTAÇÃO TÁTICA - Essa prática não modifica a infraestrutura de TI nem as políticas internas, apenas incorpora medidas de contenção de gastos elétricos excessivos.
TI VERDE ESTRATÉGICO - Essa prática exige a convocação de uma auditoria sobre a infraestrutura de TI e seu uso relacionado ao meio-ambiente, desenvolvendo e implementando novos meios viáveis de produção de bens ou serviços de forma ecológica.
DEEP IT (TI VERDE “A FUNDO”) - Mais ampla que as duas primeiras práticas, incorpora o projeto e implementação estrutural de um parque tecnológico visando a maximização do desempenho com o mínimo gasto elétrico; isto inclui projetos de sistemas de refrigeração, iluminação e disposição de equipamentos no local com base nas duas primeiras estruturas anteriores (o que demanda um custo muito maior que as duas primeiras).