Buscar

5 Por quês

Prévia do material em texto

World Class Manufacturing
Treinamento minuto
5 Porque
(5 Why)
O que é um “5 Porque”?
É uma técnica de análise que parte da premissa que após perguntar 5 vezes o porque um problema está acontecendo, sempre se referindo a resposta anterior, será determinada a causa raiz do problema.
Para que serve o “5 Porque”?
O 5 Porque tem como objetivo determinar qual é a causa raiz de um problema, isto é, determinar a causa pela qual a máquina pára ou qualquer outro tipo de problema acontece nos nossos equipamentos.
Ele é utilizado principalmente para análises de falhas de máquina, mas pode ser utilizado quando estamos analisando falhas de mão de obra e matéria-prima (quando estamos falando de matéria-prima interna, por exemplo, o rolo impresso é matéria-prima para laminadora, sendo considerada uma matéria-prima interna, mas o rolo virgem, apesar de também ser matéria-prima, é externa). Não deve ser utilizado para falhas de método pois sempre a ação será a criação de um método e treinamento das pessoas.
Como é criado um “5 Porque”
O 5 Porque é criado com base nos 4Ms. As causas relativas a máquina (identificadas nos 4Ms), obrigatoriamente devem ser analisadas pelos 5 porque. Nunca uma causa relativa a máquina deve gerar uma ação a partir dos 4Ms, pois o 4M não identifica a causa raiz. Causas de mão de obra e matéria-prima devem ter a viabilidade analisada quanto a utilização do 5 Porque.
Processo de elaboração de um “5 Porque” 
1) Identificar o problema (5W +1 H)
Com base no 5W1H verificar quais são as possíveis causas que causam o efeito ou fenômeno que está sendo estudado (brainstorming)
Dividi-las dentro dos quatro Ms de acordo com as suas características
Verificar se as hipóteses levantadas são corretas (não são potenciais)
Classificar as hipóteses levantadas em forte, média e fraca de acordo com a sua influência
Para as causas classificadas como forte influência, fazer o 5 Porque
Selecionar o primeiro ponto a ser analisado
Perguntar o porque da existência daquele problema
Levantar hipóteses que possam responder a esta pergunta
Ir até a máquina e validar hipóteses levantadas
Para as hipóteses validadas repetir o mesmo ciclo até o 5º Porque (ou o mais próximo possível)
Após encontrar a causa raiz (último porque), criar plano de ação buscando a sua eliminação (o plano de ação deve conter a contramedida, responsável, prazo e o follow up)
IMPORTANTE: A elaboração de um “5 Porque” não nasce de um processo de tentativa e erro. Processo de tentativa e erro = é tentar resolver um problema tentando adivinhar a causa. Ex:
	Problemas
	Solução por tentativa e erro
	O vídeo cassete esta ligado mas não aparece imagem
	1. É porque tem um curto no fio que liga o tubo de imagem. Para chegarmos a esta conclusão, temos que fazer uma análise fundamentada, abrir o vídeo e só então determinar que este é o problema. Caso isto não ocorra, a chance de acertarmos o problema sem análise é bastante baixa, sem contar que poderíamos trocar o tubo e mesmo assim não resolver o problema
Um processo de tentativa e erro demora mais para resolver o problema e normalmente acaba criando outros no caminho. Sem contar no custo extra que este processo pode nos causar.

Outros materiais

Perguntas Recentes