Buscar

Simulado de AVALIAÇÃO SINÉTICO FUNCIONAL

Prévia do material em texto

Disciplina: SDE0531 - AVALIAÇÃO CINÉTICO FUNCIONAL 	
OBS: As respostas corretas estão em NEGRITO
1. O exame físico é o conjunto de técnicas e manobras de alguns profissionais de saúde com o intuito de diagnosticar uma doença ou problemas de funcionalidade, entre outros. Pode-se afirmar que:
	
Os profissionais de saúde que se utilizam desse instrumento visam a detecção de anormalidades para possíveis intervenções e para prevenção do agravamento do estado do paciente.
		
X Todas as afirmativas estão corretas.
		
Quase sempre é realizado depois de uma anamnese, e pode utilizar aparelhos, tais como: estetoscópio, esfigmomanômetro, termômetro, entre outros, com o objetivo de melhor avaliar um órgão ou sistema na busca de mudanças anatômicas ou funcionais que são resultantes da doença.
		
Serve para a constatação do bom funcionamento dos sistemas
		
O exame físico pode ser geral ou focal e se divide em etapas: inspeção, ausculta, palpação e percussão.
2. A goniometria e o teste de força muscular manual são condutas corriqueiras e imprescindíveis na avaliação física do sistema osteomioarticular, na prática da fisioterapia. Quanto a goniometria pode-se afirmar:
	
Alguns fatores influenciam na precisão da medida como a qualidade do goniômetro, o procedimento utilizado e a utilização do movimento ativo ou passivo.
		
X Todas as afirmativas estão corretas.
		
As medidas feitas através da goniometria são confiáveis quando tomadas pelo mesmo fisioterapeuta e passam a ser duvidosa, quando tomadas por mais de um fisioterapeuta.
		
Cada articulação tem uma amplitude normal dos ângulos e é importante o conhecimento dessas medidas para que se possa identificar alterações nas amplitudes articulares.
		
As medidas devem ser sempre comparadas com o lado contra-lateral, se esse estiver são, assim estabelecendo um parâmetro de normalidade.
3. Um conjunto de dados exibidos na face do paciente, resultante dos traços anatômicos associados à expressão fisionômica constitui o que chamamos de fácies. Está correto afirmar que avaliar o tipo de fácies que o paciente apresenta implica que:
	
Os elementos estáticos constituem-se elementos essenciais para interpretação de um tipo de face característico de uma patologia.
		
É pouco provável que a expressão do olhar, os movimentos de asas do nariz e a posição da boca expressem algum diagnóstico.
		
Embora a tipologia da fácies relacione-se a alguma alteração é improvável que somente por esta avaliação se chegue a algum diagnóstico.
		
O exame do tipo de fácies não se faz necessário, uma vez que a maioria dos exames complementares é oportuna para predizer o que o paciente apresenta.
		
X Certas doenças imprimem na face traços característicos, e alguns diagnósticos nasce dessa observação.
4. Durante a Anamnese, um paciente relata: tabagismo, pais hipertensos e cirurgia bariátrica realizada há 2 anos. Estas informações fazem parte, respectivamente, de quais itens da entrevista:
		
História fisiológica, História social e História patológica pregressa
		
História social, História familiar e História fisiológica
		
X História Social, História familiar e História patológica pregressa
		
História fisiológica, História patológica pregressa e História social
		
História patológica pregressa, História Social e História familiar
5. Dentre os exames abaixo, qual é considerado um exame operador-dependente:
		
Imagem de Ressonância Magnética (RM),
		
Imagem de Radiologia simples,
		
Artrografia,
		
X Ultra sonografia diagnóstico,
		
Tomografia Computadorizada (TC).
Disciplina: SDE0531 - AVALIAÇÃO CINÉTICO FUNCIONAL 
1. A avaliação é uma etapa importante do processo de assistência fisioterapêutica, direcionando a construção dos objetivos e a conduta. Durante a avaliação fisioterapêutica a anamnese e o exame físico fazem parte deste momento. Na realização do registro da história doença atual devem ser registrados os seguintes aspectos:
a frequência respiratória e cardíaca; a data do início dos sintomas e os hábitos de vida.
		
a medida da pressão arterial, a data do início dos sintomas e as respostas aos tratamentos realizados.
		
a temperatura corporal, os sinais vitais, a data do início dos sintomas e os tratamentos realizados.
		
os fatores agravantes e de alívio, a forma de início dos sintomas e a cirtometria torácica.
		
a data do início ou agravo dos sintomas, os tratamentos realizados e os fatores agravantes e de alívio.
2. Os testes de movimentos combinados podem ser empregados quando os sintomas não forem reproduzidos no plano cardinal (flexão, extensão, abdução, etc...) Se os movimentos ativos não reproduzirem os sintomas do paciente porque este evita deslocar o movimento até a parte dolorosa do movimento ou a amplitude de movimento (ADM) ativo parece incompleta, é importante executar a ADM passivo suave e utilizar pressão excessiva no final da amplitude ativa, a qual deve ser aplicada com cuidado em presença de dor. Neste contexto e com base nas aulas teóricas e práticas, os testes de ADM passivo podem fornecer informações: I- Sobre a integridade dos tecidos inertes e contrateis; II- Sobre a sensação de final do movimento, III- Sobre a dor que ocorre provavelmente, a barreira aos movimentos ativos ocorrem no inicio da ADM, ou seja, antes da barreira aos movimentos passivos; IV- Sobre o nivel de independência funcional do paciente.
		
Todas as alternativas estão corretas
		
AS alternativas III eIV estão corretas
		
Apenas as alternativas II e III estão corretas
		
Apenas a alternativa IV está correta
		
As alternativas I, II e III estão corretas
3. Paciente 60 anos, sexo masculino, deu entrada em uma clínica de fisioterapia para reabilitação de pós-operatório de artroplastia total de quadril após sofrer queda da própria altura com fratura do colo do fêmur. No exame físico o Fisioterapeuta observou que o paciente só conseguia realizar abdução de quadril em decúbito dorsal e que quando colocado em decúbito lateral não realizava este movimento. Qual o grau de força deste paciente? Qual o músculo avaliado? Marque a alternativa CORRETA.
Grau 1 / Semimembranáceo
		
Grau 2 / Glúteo Médio		
Grau 3 / Latíssimo do Dorso
		
Grau 4 / Reto femoral	
Grau 2 / Semitendíneo
4. A respeito do Exame físico clássico, é (são) verdadeira (s):
	
Na Inspeção Torácica observamos a estática e dinâmica do tórax, bem como a freqüência respiratória.
	
Ao se realizar a movimentação passiva e detectar hipermobilidade sem dor podemos estar diante de espasmo muscular ou lesão capsular.
	
Por meio da Percussão é possível detectar a presença de dor, alteração de sensibilidade, temperatura e alteração de tônus muscular
	
Testes como os de coordenação, equilíbrio e testes especiais constituem-se medidas observadas em um exame físico.
	
Ausculta pulmonar consiste em um método semiológico básico no exame físico dos pulmões realizada com o auxílio de um estetoscópio.
5. Ao se realizar uma avaliação músculo-esquelética, objetiva-se: I. determinar a presença ou ausência de comprometimento, envolvendo músculos, ossos e estruturas articulares relacionadas; II. identificar os tecidos específicos que estão causando o comprometimento; III. ajudar a formular objetivos de tratamento, resultados almejados e intervenções terapêuticas apropriadas; IV. verificar a efetividade do tratamento fisioterapêutico, médico ou cirúrgico; V. motivar o paciente; VI. determinar as adaptações e equipamentos ortóticos necessários para a habilidade funcional nas atividades cotidianas, ocupacionais e recreativas. Está correto o contido em:
		
I, II, III, IV e VI, apenas
		
I, II, III e VI, apenas.
		
I, III, V e VI, apenas.
		
I, II, III, IV, V e VI.
		
I, II, III e V, apenas.

Outros materiais