Buscar

Resumo Glicólise

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resumo – Glicólise – Ricardo Vieira 
2
 GLICÓLISE
A glicólise é uma via metabólica composta por 10 reações. Basicamente, ela busca transformar a glicose em piruvato, composto percursor do Acetil-Coa. Teoricamente, esse processo poderia ser feito de uma só vez. Entretanto, cada uma das 10 reações desempenha um papel fundamental para a integração das diversas vias metabólicas e para a regulação da produção de energia celular.
FORMAÇÃO DA GLICOSE-6-FOSFATO( IRREVERSÍVEL)
Utiliza-se a enzima hexocinase para catalisar a fosforilação de glicose a glicose-6-p. Então, é gasto o primeiro ATP da via. Essa reação acontece porque é produzida uma glicose com fosfato e não existe nenhum transportador de membrana que interage com ela, o que deixa a glicose presa. OBS: A hexocinase é inibida pela quantidade elevada de glicose-6-P formada( feedback negativo) OBS: Existe uma isoenzima, glicocinase, que catalisa a mesma reação no fígado, porém apresenta um maior Km( tem menos afinidade pelo glicose, o que acelera a liberação desse composto) e não é inibida pela Glicose-6-p
FORMAÇÃO DA FRUTOSE-6-P (REVERSÍVEL)
Isomerização da glicose-6-P a Frutose-6-P. Essa reação ocorre para aumentar a simetria da molécula para uma futura clivagem 
FORMAÇÃO DA FRUTOSE-1,6-BIFOSFATO(IRREVERSÍVEL)
É gasto o segundo ATP da via. É catalisada pela enzima fosfofrutocinase(PFK) . Essa enzima apresenta 5 efetores alostéricos devido a importância dessa reação. Os compostos anteriores a essa reação são a glicose-6-p e a frutose-6-p. Esses composto são os principais “terminais de integração” das vias metabólicas. A via das pentoses fosfato se inicia da glicose-6-P e a glicogênese também. Além disso, a via das pentoses pode ainda restabelecer a frutose-6-p e a glicose-6-p. Entretanto, se a célula optar por seguir a via, ele estará diante de uma reação irreversível! Ou seja, a sua tão preciosa glicose será usada para a finalidade de obtenção de energia. Ou seja, ficam excluídas as possibilidades de armazenamento pela glicogênese e de produção de ribose-5-p para o Dna( também de Redox para o metabolismo das gorduras) pela via das pentoses fosfato. Então, essa a enzima PFK é regulada por diversos fatores: Inibida pelo elevado número de ATP e de Citrato. Estimulada pela elevado número de AMP,ADP e de 2,3-BPG. OBS: É alcançada a “pseudosimetria”.
 
ESTÁGIO DE DIVISÃO 
São formados dois compostos que se convertem um ao outro. Um deles é um poli-hidroxi cetona e o outro é um poli-hidroxi aldeído. Esse último é reativo suficiente para seguir a reação. Já o outro não possui energia suficiente para alcançar a próxima etapa.
FORMAÇÃO DE 1,3-BIFOSFOGLICERATO
O grupo aldeído é oxidado até ácido carboxílico. ( gliceraldeído vira glicerato). E energia desse reação é usada, em parte, para liberar o primeiro NADH e o resto para acrescentar um fosfato inorgânico livre ao primeiro carbono.
FORMAÇÃO DO 3-FOSFOGLICERATO
Então, esse fosfato que acabou de entrar será liberado para produzir mais um ATP visto que seu estado energético ainda é suficientemente alto.
FORMAÇÃO DO 2-FOSFOGLICERATO
Apenas um dos fosfatos sobraram e ele está na posição 3, sem energia para “pular” da molécula. Entretanto, do outro lado, no carbono 1, está um grupo negativo ( O-) que surgiu devido a saída do fosfato. Então, o P é deslocado para o carbono 2 para que a repulsão entre o (O-) e o a carga negativo do fosfato cause repulsão e instabilidade.
FORMAÇÃO DO FOSFOENOLPIRUVATO
Ocorreu desidratação do composto, para assim formar o instável ENOL. 
É gerado um composto de alta instabilidade e energia 
FORMAÇÃO DO PIRUVATO
Agora, já que o composto está altamente energético, é possível que o último ATP seja liberado com a ajuda da enzima piruvato-cinase(PK), gerando o piruvato.
OBS: Essa enzima(PK) é ativada pela enzima que decide a continuidade da glicólise no meio da via: a fosfofrutocinase(PFK-1) ( ou seja, o composto frutose-1,6-bifosfato). Dessa forma, se tem muita frutose-1,6-bifosfato, é porque a célula observou uma necessidade de ATP e a via irá continuar para suprir. Já se a quantidade desse composto começar a diminuir, a PK começará também a ser inibida.

Outros materiais