Buscar

met.alfa.pdf

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
		
	 
	Lupa
	 
	
	
	 
	Exercício: CEL0547_EX_A2_201502288541 
	Matrícula: 201502288541
	Aluno(a): DENISE DE OLIVEIRA SOUZA
	Data: 22/03/2016 19:24:13 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201502389195)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Matheus é um entrevistador do senso Brasil e ainda não consegue compreender a diferença entre os níveis de alfabetismo rudimentar e básico. Marque a alternativa em que aparecem as características do alfabetismo básico.
		
	 
	Capaz de fazer cálculos com algumas variáveis abstratas além de fazer a transformação de um sistema de medida para o outro.
	
	Não consegue resolver tarefas simples que envolvam palavras e pequenas frases, mas são capazes de conhecer e operar com números familiares.
	 
	Conseguem ler e escrever textos simples e lidar com números familiares e com o sistema monetário.
	
	Lê e escreve de forma rápida podendo fazer inferências, elaborar argumentos e tecer conclusões.
	
	Podem ler e escrever desde que a informação esteja em letra bastão e com poucas palavras, pois se orientam mais pelas figuras que pelas palavras.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502389198)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Marque (M) para modelo mecanicista e (D) para modelo dialógico no que se refere às práticas utilizadas na formação de leitores e escritores na fase da alfabetização.
(__) Primeiro é importante ensinar a decodificação para somente depois trabalhar a interpretação/ construção de significados.
(__) A boa leitura deve trabalhar concomitantemente tanto os aspectos sonoros quanto os elementos semânticos, ou seja, o que se compreende do texto.
(__) O mais importante no ensino de leitura é atentar para a sintaxe do texto, pois a criança precisa conhecer desde o início quais elementos forma esse texto.
(__) Na alfabetização as palavras devem ser apresentadas de acordo com as dificuldades ortográficas, pois as crianças precisam ler inicialmente para conhecer à língua e depois, para compreender o que estão lendo.
Como ficou a ordem correta?
		
	
	D M D D
	
	M M M M
	
	M M D D
	
	D D M D
	 
	M D M M
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502389197)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Marlene Carvalho (2001) ressalta que a crise que se instalou no método mecanicista de ensinar a leitura se deu por conta problemas causados pela separação entre decodificação e produção de significado. Qual argumento pode ser contrário ao método mecanicista e, portanto, criticá-lo?
		
	
	Primeiro é importante ensinar a decodificação para somente depois trabalhar a interpretação/ construção de significados.
	 
	A boa leitura deve trabalhar concomitantemente tanto os aspectos sonoros quanto os elementos semânticos, ou seja, o que se compreende do texto.
	
	O mais importante no ensino de leitura é atentar para a sintaxe do texto, pois a criança precisa conhecer desde o início quais elementos forma esse texto.
	
	Na alfabetização as palavras devem ser apresentadas de acordo com as dificuldades ortográficas, pois as crianças precisam ler inicialmente para conhecer à língua e depois, para compreender o que estão lendo.
	
	A leitura precisa ser amadurecida, por isso, um bom ambiente alfabetizador trabalha a memória dos sons para amadurecer a detenção dos fonemas para a criança.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502389180)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No Brasil há uma interessante estatística sobre o número de pessoas alfabetizadas e de pessoas com baixo grau de alfabetização. De acordo com o INAF em 2009, o percentual de pessoas alfabetizadas plenamente era de 25% da população. Das características abaixo quais se enquadram no nível de alfabetismo pleno?
		
	
	Passaram muitos anos na escola, mas não foram capazes de aprender a ler e escrever produzindo sínteses, inferências, conclusões e críticas.
	
	Resolvem pequenas operações com a matemática e tem conhecimento sobre o sistema monetário, mas não conseguem escrever um texto com autoria porque esta capacidade está mais relacionada com o nível de letramento.
	
	O alfabetismo pleno tem relação apenas com a capacidade de escrever corretamente utilizando a gramática normativa e compreendendo muito bem a estruturação sintática dos textos. É tão complexa que poucas pessoas apresentam esse nível.
	
	Apenas localizam informações em textos curtos, leem e escrevem e sabem manejar o sistema monetário.
	 
	Lêem e escrevem sem restrições e conseguem também fazer operações matemáticas, compreende e utiliza o sistema monetário e ainda, sintetizar, interpretar, extrair informações entre outras capacidades relacionadas à compreensão do texto.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502895980)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	1.A utilização de Cartilhas de Alfabetização com seus respectivos métodos, que influenciaram de forma significativa as práticas de alfabetização, foram introduzido no Brasil:
		
	 
	No início da República
	
	No início da Colonização
	
	Na chamada Nova República
	
	No final do Regime da Ditadura
	
	Durante o Império
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502361939)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Métodos sintéticos, analíticos e mistos. Muitas realidades que podem confundir o educador no momento de alfabetizar. Sobre o método analítico de alfabetização NÃO se pode afirmar que:
		
	
	o processo de análise da língua se dá do todo para as partes.
	
	se baseia no conceito de que palavras e sentenças são o ponto de partida.
	
	procura fazer a construção do significado de cada leitura a partir de um a interação entre leitor e autor do texto.
	 
	considera que as unidades significativas da língua - sons e letras - é que devem ser o ponto de partida.
	
	enfatiza à compreensão da leitura desde a sua fase inicial.

Outros materiais