Buscar

Caso 5 História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO - CCJ0105
Título
Período Regencial: o difícil período de estabilização da independência
Descrição
O conteúdo será apresentado com base no Livro Didático de História do Direito no Brasil
entre as páginas 69 e 76 (antes de "O regresso conservador e a antecipação da maioridade de D. Pedro"). Você estudou que a legitimidade do exercício do Poder na Constituição de 1824 tinha fortes fundamentos na figura real e no carisma do Imperador, que o exercia principalmente por meio do denominado Poder Moderador. Porém, como você teve a oportunidade de estudar no decorrer do Capítulo 3 do Livro Didático de História do Direito Brasileiro, a abdicação do Imperador em 1831 abriu um vácuo no Poder, já que seu sucessor, o Infante Pedro, futuro D. Pedro II, tinha apenas 5 anos de idade nesta oportunidade. Neste sentido, responda:
a) Partindo-se de uma premissa que você já deve ter percebido, ou seja, de que o exercício do poder é sempre mais suave quando aquele que o exerce transmite autoridade aos que a ele devem se submeter, que soluções são colocadas em prática pelos governos regenciais com vistas a viabilizar o exercício do governo sem a presença de um "imperador"?
R: Com a abdicação de D. Pedro I, o próximo na linha de sucessão era seu filho mais velho, que na época tinha apenas 5 anos. Sendo assim, o novo imperador não tinha condições de governar o Império, para isso foi organizado o governo regencial, e por votação do congresso, foram eleitos 3 governates. Estes seriam responsáveis pela condução política do Império até que o sucessor atingisse idade de comando. 
b) O Ato Adicional de 1834 permitiu maior autonomia às províncias? Pode-se dizer que, com o este Ato Adicional o Brasil teve uma experiência Federativa no Império? 
R: Sim, o Ato concedeu ás províncias Assembleias e orçamentos própios e deu a seus presidentes poderes de nomeação e transferencia de funcionários públicos. Foi um Ato parcialmente Federal, pois os presidentes de província contiuavam a ser indicados pelo governo central. 
c) Como é possível relacionar o surgimento da chamada "Guarda Nacional" com o contexto histórico deste período regencial?
R: A Guarda Nacional foi criada com a intenção de manter a ordem pública sem deixar descentralizar o poder. Sendo assim os comandantes da guarda, chamados de coronés, eram em muitos casos aqueles que já possuiam o controle político de suas regiões, a eles eram concedido maior autonomia na resolução de conflitos.
Resolva as questões objetivas 1, 2 3 e 4 do capítulo 3 de seu Livro Didático.
Desenvolvimento

Outros materiais