Buscar

Caso 4 História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO - CCJ0105
Título
De Reino Unido a Império do Brasil
Descrição
O conteúdo será apresentado com base nos conteúdos estabelecidos pelo Livro Didático de História do Direito no Brasil (págs. 48-68).
Nos dias atuais, a separação de poderes é um dos traços fundamentais para caracterizar um Estado Democrático de Direito. Você leu no Capitulo 3 de seu livro didático, que a Independência do Brasil ocorreu em 1822, em conexão com alguns fatos revolucionários que aconteciam na Europa, onde os movimentos liberais-constitucionalistas exigiam a
queda dos regimes absolutistas e a submissão do poder dos reis ao império da lei. A ideia de conceder ao Brasil uma constituição tinha por pretensão mostrar que o país já nascia dentro dos padrões modernos e iluministas das grandes nações europeias. Todavia, a intervenção de Pedro I no processo de elaboração da nossa primeira Carta (Constituição de 1824), jogou por terra as esperanças desta elite, que alimentava ambições de exercer maior influência nas decisões políticas do país. Porém, não se pode deixar de realçar que houve conquistas liberais, inseridas no art. 179.
a) É possível se falar em independência dos poderes na Carta de 1824? Por quê?
R: Não, pois a contuituição era totalmente manarca, e mesmo com a criação dos poderes legislativo, executivo e Judiciário, o Imperador tinha total controle e poder sobre os mesmos.
b) Como dispositivos constitucionais da Carta de 1824 acabaram por referendar aspectos de um continuísmo absolutista típico do período pré-constitucional? 
R: Mesmo sendo um País independente de portugal, a constituição outorgada era totalmente absolutista, pois o Imperador era quem tinha o poder de nomear todos os governantes e representantes dos poderes, além e ter total poder de decisão. 
c) No âmbito penal, é possível afirmar que os Códigos Penal de 1830 e Processual Penal de 1832 encontram bases na Constituição de 1824? Explique.
R: Sim, pois já estava previsto a criação dos mesmos na constituição e já existia previsão de punição para infratores. 
Resolva as questões objetivas 1, 2 e 3 do capítulo 1 de seu Livro Didático.
Desenvolvimento

Outros materiais