Buscar

avaliando aprendizado biologia celular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.
		Observando-se ao microscópio células animais (hemácias) e vegetais mantidas em meio hipotônico, percebe-se que somente as primeiras sofrem ruptura da membrana plasmática. Essa diferença é explicada pela presença nas células vegetais de parede celular enquanto que nas hemácias sofrem suscetíveis à lise celular denominada de:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	turgência.
	
	
	crenação.
	
	
	hemólise.
	
	
	plasmoptise.
	
	
	deplasmólise.
	
	
		2.
		Assinale a ÚNICA alternativa que descreve de maneira correta as características da mitose e da meiose, respectivamente.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Mitose: formam-se duas células filhas com mesmas características da célula que a originou. Meiose: formam-se 4 células-filhas haploides diferentes.
	
	
	Mitose: formam-se 4 células-filhas com mesmo número de cromossomos durante a formação de gametas. Meiose: formam-se duas células-filhas diferentes entre si durante o processo de regeneração tecidual.
	
	
	Mitose: ocorre durante o processo de renovação celular com o aparecimento de 4 células. Meiose: ocorre durante a formação de células sexuais com a formação de apenas 2 células.
	
	
	Mitose: ocorre durante o processo de gametogênese com o aparecimento de 4 células. Meiose: ocorre durante a cicatrização com a formação de apenas 2 células.
	
	
	Mitose: formam-se duas células-filhas diferente número de cromossomos entre si durante o processo de regeneração tecidual. Meiose: formam-se 4 células-filhas com mesmo número de cromossomos durante a formação de gametas.
	
	
		3.
		Com base no seu conhecimento sobre a estrutura nuclear, assinale a proposição INCORRETA:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	O núcleo é uma característica fundamental das células procariontes. Nele se encontra o DNA delimitado pelo envoltório nuclear.
	
	
	A eucromatina consiste em DNA ativo, ou seja, que pode se expressar como proteínas e enzimas.
	
	
	Os poros nucleares são constituídos por um conjunto de proteínas transmembranas.
	
	
	Poros nucleares são orifícios na membrana nuclear com função de transporte seletivo de moléculas, tanto para fora quanto para dentro do núcleo.
	
	
	A heterocromatina consiste em DNA inativo e que parece ter funções estruturais durante o ciclo celular.
	
	
		4.
		O Rinosoro solução hipertônica é uma solução salina de NaCl à 3% por isso ele causa o seguinte efeito no tecido celular da mucosa nasal:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Faz com que a água entre nas células por osmose
	
	
	Faz com que saia água das células por difusão facilitada
	
	
	Faz com que a água saia das células por osmose murchando o tecido
	
	
	Faz com que a água entre nas células deixando-as reidratadas
	
	
	Ativa a bomba de Na e K nas células
	
	
		5.
		O uso de vinagre e sal de cozinha em uma salada de alface, além de conferir mais sabor, serve também para eliminar microorganismos causadores de doenças, como as amebas, por exemplo. O inconveniente do uso desse tempero é que, depois de algum tempo, as folhas murcham e perdem parte de sua textura. Esses fenômenos ocorrem porque:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	O vinagre, por ser ácido, destrói a membrana plasmática das amebas, provocando sua morte. No caso da alface, o envoltório das células não é afetado pelo vinagre, mas perde água por difusão simples, provocada pela presença do sal.
	
	
	Nas amebas, a bomba de sódio atua fortemente capturando esse íon presente no sal, provocando a entrada excessiva de água e causando a morte desses organismos. As células da alface não possuem tal bomba e murcham por perda de água por osmose.
	
	
	Tanto as amebas quanto as células da alface não possuem barreiras para a perda de água por difusão simples. Ocorre que, no caso da alface, trata-se de um tecido e não de um único organismo e, portanto, a desidratação é notada mais tardiamente.
	
	
	As amebas morrem ao perderem água por osmose, um processo mais rápido. Em contrapartida, as células da alface perdem água por difusão facilitada, um processo mais lento e, por isso, percebido mais tardiamente.
	
	
	As amebas morrem ao perderem água rapidamente por osmose. Já as células da alface possuem um envoltório que mantém sua forma mesmo quando perdem água por osmose e, por isso, murcham mais lentamente.

Outros materiais