Buscar

resumo das aulas 4 e 5 de LINGUAGENS DA ARTE E REGIONALIDADES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A relação entre arte e ideologia e a diversidade cultural brasileira.
Relação entre a arte e a ideologia
 Lendo as aulas de número 4 e 5, destacamos: 
No ano de 1789, a Revolução Francesa caracteriza que a burguesia assume o comando das nações, nos âmbitos econômico, sociual e políco na Europa.
Desta forma percebemos sempre a expressão artística representando a realidade tempo-espacial vivida pelo artista.Podemos destacar Voltaire, Rousseau, e D'Alembert, como principais filósofos do Iluminismo, interpretando o mundo através da sabedoria, equilíbrio, desta forma az tendência é de carater intimista, dando ênfase ao indivíduo.
Pudemios conhecer tamém o bucolismo,surgido na França, que sugere uma vida campestre, de fuga da cidade para o campo. O bucolismo era representado pela música, canto, dança, e pinturas em quadros. Mais uma vez percebemos as manifestações artíscas através da ideologia momentânea da população de um determinado lugar.
Entre meados do séc XIX,surge o neoclassicismo. Antonie Watteau, se destaca na Literatura, poesia, representando a arte. Esta manifestação resgata costumes antigos da Grécia e da Roma, nela se destacam países como Portugal e Brasil.
Neoclassicismo no Brasil
 
No Brasil, o neoclassicismo teve início em 1816, com a chegada da Missão Artística Francesa e a fundação da Escola Real de Artes e Ofícios. Portanto, podemos dizer que o movimento teve grande impulso com as ações de D. João VI, que buscavam incentivar o desenvolvimento cultural no Brasil.
 
Na Literatura, podemos destacar o Arcadismo, que buscava retratar a vida simples do campo e aspectos da natureza. Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manoel da Costa foram dois escritores brasileiros que se enquadram neste contexto cultural.
 
''Já na pintura, podemos destacar os pintores estrangeiros Rugendas, Taunay e Debret. Eles retrataram, em suas pinturas, cenas do cotidiano brasileiro da primeira metade do século XIX, além de várias paisagens, animais típicos, indígenas e diversos aspectos da natureza.''
trecho extraído de: sua pesquisa.com 
acesso: 22/04/2016, às 16:38
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/neoclassicismo.htm
Já a Revolução Industrial(séc. XIX)que teve início na nglaterra,posteriormente se expandindo para outras regiões, foi a responsável pela modificação do cenário urbano, causando mudanças na arte. Nessa época, os trabalhadores rurais foram atraídos para a cidade em busca de empregos nas fábricas e por melhores salários.
Porém quem perdeu seu emprego por motivos diversos passou a perambular pelas cidades ou se tornou ladrão, vivendo à margem da sociedade. Surgiram doenças graves como tuberculose, causando muitas mortes.
Sendo assim os artista registravam em suas obras o que percebiam: problemas sociais, doenças, desemprego. Sendo referência para o seu trabalho, o anonimato, a enfermidade, falta de perspectivas, individualismo,sentimento de inadequação.
Já no Romantismo, o homem tenta fugir dos seus problemas cotidianos causados pela vida moderna, e passa a ser valorizado o ''eu''. 
Surge aí, uma crítica à burguesia, e valorização dos menos favorecidos, pois o artista se dá conta que aqueles ideais que esperavam não se concretizaram, ou seja melhores condições de vida para população.Essa nova ideologia é influenciada pelo Marxismo.
O movimento Modernista no Brasil e na Europa, propõe um reflexão sobre o homem moderno e um sentimento nacionalista voltado contra a burguesia, à favor da cultura popular.
No século XX,surge num cenário de lutas a arte pós-moderna, carfacterizando a representação da cultura de massa para as massas,o que foi facilitado pela globalização e pela internet. 
Surgiu então o consumismo.O s indivíduos consomem roupas, sapatos, formas de lazer, de forma exarcebada e influenciado por propagandas.
Nos anos 50 surge a Pop Art, movimento que sugere a relação da cultura com captalismo, formando uma cultura de massa.
Com base nas vivências cotidianas dos poetas, surge a literatura marginal, a´pos 1964, traduzida no lema ''onde lê-se poesia, leia-se vida.
 Esses escritores eram pessoas que viviam à margem da sociedade e do mercado editorial.
Já na aula de número 5, estudamos sobre o multiculturalismo.
Pois o Brasil, através da colonização, sofreu uma diversidade cultural, uma vez que os indígenas aqui já viviam e foram sendo introduzidas a língua, religião e costumes dpo novo colonizador. Como os indígens não aceitavam o trabalho escravo dos exploradores, os europeus trouxeram os escravos negros africanos e assim, houve de forma mais acentuada, o multiculturalismo: A mistura dos vocábulos dos colonizadores portugueses, com os indígens e dos africanos, então o processo de formação da língua brasileira, ainda que seja portuguesa, sofreu tranasformações e recebeu herança cultural. Não só na língua, como nos utensílios, festas, folclores, comidas típicas, ente outros.
 A desumanidade do tráfico negreiro foi nrepresentado na literatura por Castro Alves, no seu poema ''O navio negreiro'', Os eupropeus tentaram suprimir a cultura e religião indígenas, e os mesmo acabaram dizimados.
A figura indígena retratada nas artes plásticas ou em romances têm suas características mudadas para agradar aos europeus.
Pasando a ter a visaõ de terem vigor físico, resem puros, dóceis, belos e inocentes. 
Através dos conhecimentos adquiridos nessa aula, ampliam nossa visão de mundo, faz com que tenham bagagem para evitarmos preconceitos quanto à nossa própria cultura, pois o ser humano tem uma tendência à não aceitar aquilo que não conhece.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais