Buscar

TENDENCIAS PEDAGOGICA NA PRATICA

Prévia do material em texto

�PAGE �
SUMÁRIO
1. A EDUCAÇÃO E AS DIVERSAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE PODEM SER APLICADAS NA PRÁTICA ESCOLAR........................................................... 4
2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	 8
�
A EDUCAÇÃO E AS DIVERSAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE PODEM SER APLICADAS NA PRÁTICA ESCOLAR
As tendências pedagógicas foram desenvolvidas pelo autor José Carlos Libâneo na década de 70, defensor da ideia que a prática educacional não é apenas uma prática pedagógica, mas sim uma prática política, pois existem elementos sócios políticos influenciam na prática educacional. 
A tendência se desenvolve de acordo com cada momento histórico, cada momento tem uma determinada tem manifestação educacional onde a escola se adapta a momentos políticos sociais.
“É necessário esclarecer que as tendências não aparecem em sua forma pura nem sempre, são totalmente exclusivas, nem conseguem captar toda a riqueza da prática escolar. De qualquer modo, a classificação e descrição das tendências poderão funcionar como instrumento de análise para o professor avaliar sua prática de sala de aula” (LIBÂNEO, J.C. 1992).
Segundo Libâneo, existem dois grupos de tendências são elas tendências liberais e tendências progressistas e dentro delas várias vertentes. As tendências liberais são divididas em tradicional, renovada, renovada não diretiva e tecnicista.
A tendência tradicional surgiu na Europa, é a didática magna defendida por João Amós Comenius, influenciada por Descartes e pertence a tendência liberal. É caracterizada da seguinte forma, a escola prepara o indivíduo para as práticas sociais e valores liberais burgueses (mercado de trabalho). 
Ou seja, faz o aluno se adaptar a escola, que é um espaço de disciplinamento do aluno e tem estrutura organizada e mecânica, a qual o aluno é responsável pela memorização dos conteúdos e cabendo ao professor como autoridade preparar o aluno por meio de técnicas didáticas, aplicação de provas e avaliação de caráter coercitivo.
O processo do método expositivo é usado tanto com adultos quando com crianças, fazendo-os memorizar para ir bem nos exames e os conteúdos são desligados da prática do aluno, são preocupados apenas com o enciclopedismo e intelectualismo humano. Criando uma educação elitista e seletiva, ou seja, direcionada a elite e também seletiva porque separa os alunos que aprendem dos que tem dificuldades de aprendizado.
Sendo assim, hoje embora a tendência tradicional ainda seja muito usada não é aconselhável porque há um conflito entre a necessidade de inovar os métodos de ensino e o imenso número de seguidores da tendência tradicional. Isso acontece porque a sociedade muitas vezes obriga esse tipo de ensino, seja pelo grande número de alunos por sala, que por sua vez dificulta a execução de trabalhos diferentes na sala de aula e ainda a disponibilidade de poucos recursos e o projeto pedagógico mal estruturado e mal aplicado pelo professor.
A tendência renovada surge no fim do século XIX e início do século XX propondo a renovação da escola um papel mais atuante da escola para o aluno. Conta com grandes influenciadores no Brasil como Anísio Teixeira, Lourenço filho e Fernando Azevedo.
A tendência renovada diretiva, busca conceber a escola como um ambiente que tem que ser favorável para o aprendizado do aluno, incentivando o auto aprendizado e o professor media o aluno por meio de atividades que instigam o aluno como situações problema, trabalho em grupo e ideias inovadoras, criando assim um ambiente estimulador. O professor ainda é uma autoridade, mas, não usa do autoritarismo para com os alunos e o conteúdo se direciona para realidade do estudante, aplicando de fato nas suas necessidades.
Entretanto, a tendência renovada não diretiva defendida por Carl Rogers, tem como base a psicologia, ou seja, ênfase da teoria não está nos conteúdos e sim para as questões psicológicas envolvidas. Sendo assim, ao fortalecer o lado psicológico do aluno automaticamente colabora para sua evolução, despertando o interesse e consequentemente evolui para auto aprendizado. 
Ainda de cunho liberal, a tendência tecnicista no Brasil influencia os anos 60 e 70. A educação prepara o indivíduo para produzir mão de obra, utiliza de manuais, apostilas e livros que trazem conteúdos técnicos e o professor é apenas um transmissor de conteúdo, reproduzindo fielmente os conteúdos ao aluno, e logo após avaliando a aprendizagem do conteúdo passado e a postura do aluno. 
A tendência tecnicista cria o dualismo escolar, por meio da seleção de indivíduos na sociedade, privilegiando o ensino científico/superior a indivíduos com mais condições e o ensino tecnicista para o proletariado.
O tecnicismo hoje ainda se faz presente, entretanto, de uma forma diferente na sociedade. Antigamente apenas oferecia um ensino profissionalizante ao aluno para que ele tivesse uma profissão e com ela entrasse no mercado de trabalho, colaborando para o crescimento do país. Hoje não se preza apenas o desenvolvimento de uma profissão, mas sim valores que fazem a diferença no mercado de trabalho tais como autonomia, cidadania, senso crítico e responsabilidade. 
As tendências progressistas surgem de aspectos políticos da educação, revoluções e desenvolvimentismo. A tendência progressista libertária pertencente ao grupo de tendências pedagógicas progressistas, é vinculada ao anarquismo com a não centralização em um órgão e a possibilidade de um determinado grupo ter o controle, sendo também autogestionário possuindo liberdade de organizar suas instituições. 
A escola é uma instituição onde a gestão é autônoma, existe uma hierarquia e uma subordinação onde cada grupo tem suas próprias regras voltadas para a realidade e necessidade diária do aluno. 
O professor é mediador, orientador e catalisador, lança desafios para o aluno afim de acelerar seu desempenho e compreensão. O professor propõe conteúdos e problemas práticos, mas não há uma cobrança ou exame sobre o aluno.
Sendo assim, a teoria deixa claro que o aluno que vai bem na escola não necessariamente vai bem na sociedade, por outro lado a tendência não tem um controle muito correto do rendimento do aluno e da capacidade da escola de formular um sistema completo de ensino. 
A tendência libertadora também chamada de escola de Paulo Freire, tem como ideal o homem como ser histórico, que tem bagagem histórica (cultura) em constante transformação. Não pode criar ideia determinista, ao contrário tem que ser o estimulador a mudança. Como exemplo: o analfabeto nasceu para ser analfabeto, mas sim o analfabeto pode ser alfabetizado. 
Não valoriza o programa curricular formal (matérias da base comum, português, matemática, ciências e idiomas), nesses moldes os conteúdos são depositados para os alunos não vinculados a utilizá-los de forma crítica e pratica. Valoriza os temas geradores que condizem com a realidade do educando, valoriza as experiências do homem trazidas até a escola. 
A escola é um ambiente de transformação social, o professor tem uma relação horizontal com o aluno utiliza muito o diálogo, construindo o conhecimento junto com o aluno, por fim chegam a conclusão é a consciência sobre a sociedade e realidade reconhecimento das ideias dominantes. 
Para Paulo Freire é importante que o conhecimento seja construído por estar fielmente ligada a realidade do educando, a transmissão de conteúdos é feita por manuais livros e apostilas, tende a reproduzir as ideias dominantes (depositar conteúdo de acordo com a classe dominante) gerando desigualdade, estado de opressão. 
O estado de opressão causado pelas classes dominantes tem como ser superado pela observação da realidade, a reflexão do indivíduo que se reconhece como oprimido e a observação para sair da situação de oprimido, estabelecendo sua própria cultura e ele se distanciando das ideais dominantes. 
Sendo assim, ele só consegue perceber-secomo oprimido a partir da educação, pessoas que não passam pela educação não conseguem se reconhecer como indivíduo, vivendo sempre explorados, alienados na sociedade e sem senso crítico. Em suma, a tendência de Paulo Freire deixa claro que a finalidade da educação é formar uma consciência crítica. 
Por fim, surge a tendência crítico-social dos conteúdos, influenciada por Libâneo, Demerval Saviani e Makarenko. É uma mescla da tradicional e da libertadora criando uma nova tendência com seus próprios conceitos, valorizando as ações pedagógicas.
A escola é responsável pela difusão dos conteúdos, não é só transmitir conhecimentos estáticos é manipular o conhecimento para sua vida, os objetivos são transformação e ressignificação. Tem que contribuir com a transformação oferecendo educação de qualidade partindo de condições existentes (critica e transformadora) a escola realiza precisa de avaliação como julgamento definitivo e dogmático do professor, mas sem esquecer-se da comprovação para o aluno do seu progresso.
Através de esforços próprios do aluno, ele se reconhece e o conhecimento novo se apoia no já existente. Formando assim um cidadão autônomo, crítico e participativo capaz de querer mudanças e lutar por elas.
Acreditar em uma educação de qualidade é possível e depende do professor e seus métodos, além do interesse do aluno e condições do governo para manter e dar apoio escola. 
Fica claro, que o ensino baseado no conhecimento das tendências pedagógicas é um ensino mais concreto, com mais clareza nas informações, possibilitando ao professor um leque de opções de ensino, e fazendo-o refletir sobre sua atuação pedagógica para sempre otimizá-la e ainda proporcionar ao aluno um aprendizado completo tanto profissional quanto pessoal.
Referências Bibliográficas 
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítica-social dos conteúdos. 8. ed. São Paulo: Loyola, 1989
SITES: 
AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E O ENSINO-APRENDIZAGEM DA ARTE 
Disponível em < http://artenaescola.org.br/sala-de-leitura/artigos/artigo.php?id=69329>, 13/03/2016 acesso as 12:01h.
EDUCAÇÃO NO BRASIL
Disponível em <http://www.brasilescola.com/educacao/educacao-no-brasil.htm/>, 13/03/2016 acesso as 13:21h.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM
Disponível em <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0327.html>, 13/03/2016 acesso as 15:21h.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
Pedagogia
Sueli Aparecida DA SILVA Lopes 
A EDUCAÇÃO E AS DIVERSAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE PODEM SER APLICADAS NA PRÁTICA ESCOLAR 
SUELI Aparecida DA SILVA LOPES 
A EDUCAÇÃO E AS DIVERSAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE PODEM SER APLICADAS NA PRÁTICA ESCOLAR 
Trabalho de Pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-Filosófico; Comunicação e Linguagem; Metodologia Científica; Seminário Interdisciplinar I.
Orientador: Profs. Mari Clair Moro Nascimento; Andressa Aparecida Lopes; Okçana Battini e Edilaine Vagula.

Outros materiais