Buscar

AD1 Fundamentos da educação 1 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
		Centro de Educação e Humanidades
Faculdade de Educação / Coordenação das Licenciaturas – EAD
Primeira Avaliação a Distância (AD1)
Disciplina: Fundamentos da Educação I para as Licenciaturas UERJ: Filosofia da Educação
Coordenador: Reuber Scofano
CURSO:
POLO:
ALUNO:
MATRÍCULA:
DATA: / / 2016
 
1ª Avaliação a Distância (AD1) – 2016-1
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO I – FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – PARA AS LICENCIATURAS UERJ
Coordenadora das Licenciaturas UERJ: Marly de Abreu
Coordenador da Disciplina: Reuber Scofano
Tutores a Distância: Fernanda Branco, Josete Mendes, Margareth Oliveira, Niely Freitas e Valquíria Cordeiro
Tutores Presenciais: ARE: Nilson Rodrigues, DCA: Janine Targino, MAG: Carla Adriana, MPE: Cristina Iracy, NIG: Selma Teixeira, NFR: Ana Paula Louback, PAR: Ana Carolina Machado, PET: Juliana Hammes, PIR: Mara Isabel Silva, SPE: Lenilda de Matos Pinheiro, SAQ: Vera Lucia Mendes, RES: Caroline Vieira, e VRE: Leticia Piedade
Prezado aluno, atente para as seguintes orientações para elaboração de sua AD1:
Critérios para apresentação:
Sua AD1 deve vir afixada à sua respectiva capa.
O texto deve ser redigido em fonte Arial, 12, espaçamento 1,5, margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita 2 cm.
Utilize até 15 linhas para elaborar cada uma de suas respostas.
Material para fundamentação/ elaboração:
Textos 1, 2, 3 e 4, respectivamente: “O que é filosofia?”, “Primeira lição para educadores”, “A arte de produzir fome”, e “A origem da profissão docente”; 
Vídeos: “Só filosofia”, disponível no endereço eletrônico https://youtu.be/sMAcAF69JAo, “Como estrelas no céu, todas as crianças são especiais”, disponível em: https://youtu.be/6rxSS46Fwk4, “Sociedade dos poetas mortos”, disponível em: https://youtu.be/Fak3xydNvYM, “Matemática do amor”, disponível em: https://youtu.be/MQlpFgcGxPg, “Meu amigo Nietzsche”, disponível em: http://outroolharamargosa.blogspot.com.br/2013/10/veja-o-filme-meu-amigo-nietzsche-curta.html
Todo o material didático de referência encontra-se disponível na página de nossa disciplina, na Plataforma.
Critérios que serão avaliados em sua produção escrita:
Coesão e coerência textuais;
Adequação de linguagem;
Emprego da linguagem culta da Língua Portuguesa.
Procure elaborar seu texto fundamentando-se teoricamente nos textos e vídeos trabalhados em nossa disciplina, mas utilizando-se preferencialmente de suas palavras. Insira as devidas referências textuais, caso faça citação de trecho(s) de texto.
Boa avaliação!!!!!!
Trabalhando com jovens e adultos: relato de um caso...
(Margareth Oliveira)
A modalidade de ensino de Jovens e Adultos, no que tange ao Ensino Fundamental, tem como objetivo oportunizar aos alunos, com defasagem idade série, a possibilidade de concluir esse nível de ensino, com qualidade e sucesso, no sentido de superar o “fracasso” daqueles que não conseguiram estudar na idade esperada ou que tiveram que abandonar os estudos por necessidade de trabalhar, ou por enfrentarem dificuldades de aprendizagem frente a práticas pedagógicas que não atendiam às suas capacidades e competências.
Trabalhei durante oito anos nessa modalidade de ensino.
Muitos alunos buscavam matricular-se em nossa escola, mas não possuíam documentação comprobatória do quanto tinham estudado, se é que tinham feito alguma série.
Para enturmá-los, fazíamos uma pequena avaliação que englobava uma produção de texto, para analisarmos seu conhecimento geral sobre a língua escrita, e de cálculos.
Lembro-me de um aluno, dentre outros, que veio estudar conosco e eu fui aplicar-lhe a avaliação. Era um homem que tinha em torno de trinta e cinco, quarenta anos. Talvez menos, mas as marcas da vida sofrida lhe estampavam o rosto, envelhecendo-lhe a face, e, de certa forma, amedrontando a quem lhe olhasse. Era um negro alto, com algumas cicatrizes de cortes no rosto.
Comecei a conversar com aquele homem, procurando ser o mais sociável possível, explicando-lhe que ele deveria escrever um pouco de sua vida, para que pudéssemos, a partir de seu texto, colocá-lo em uma turma à altura de seus conhecimentos.
Muitas vezes, os alunos parecem querer nos testar. E aquele homem não fez diferente. Contou, em sua escrita, que era ex interno da antiga FUNABEM, fundação que cuidava de jovens em conflito com a lei, em sua maioria. Essa declaração explicava as marcas em sua face. Que havia feito de “tudo” em sua vida, menos matar. Que usava drogas e estava saindo delas, com o auxílio do Skate, pois ele liberava muita adrenalina ao andar com ele. Contou também que fazia um trabalho de resgate de crianças que viviam nas ruas, em uma casa invadida, em Santa Tereza, no Rio de Janeiro, na qual, por meio do cultivo e venda de orquídeas, ele comprava alimentos para as crianças, com o lucro das vendas.
Fiquei surpresa com sua história e pensei que ele poderia fazer uma palestra para os alunos mostrando-lhes o importante trabalho social que fazia, além de abordar como estava conseguindo, de maneira inusitada, abandonar as drogas. Perguntei-lhe se ele gostaria de apresentar à turma tal trabalho, e quanto tempo ele precisaria para organizar a apresentação, e que eu lhe forneceria o material que ele precisasse: cartolina, cola, tesoura, canetas hidrográficas... Ele ficou um tanto quanto perplexo com minha proposta, me pediu uma semana, e levou o material.
No dia seguinte, para minha surpresa, ele trouxe seu painel pronto e o expôs à turma. Como eu gostaria de ter um celular com câmera fotográfica naquele dia, para registrar a expressão daquele aluno, que ficou apenas em minhas lembranças.
Ao apresentar sua função social para os colegas, seu rosto se iluminou. Sua autoestima se elevou. Ao final, os colegas lhe pediram cartões sobre seu trabalho, consultando-o intensamente, como se fosse uma personalidade. 
Aquele aluno que, segundo sua esposa, não se firmava em nenhuma escola, passou a frequentar assiduamente às aulas. “Ganhei” aquele aluno desde o momento em que o vi com olhos de ver, acreditando em suas possibilidades, construindo um vínculo.
Questão 1 (2,5 pontos)
Ao estudar o texto da aula 1, “O que é Filosofia?”, pode-se constatar que o imaginário social se utiliza cotidiana e indevidamente do termo filosofia para diversos sentidos. Mais especificamente, a Filosofia, como disciplina teórica, consiste em um pensamento sistemático. Expresse sua compreensão sobre o que vem a ser um pensamento sistemático, relativo à Filosofia.
Questão 2 (2,5 pontos)
Faça um contraponto entre os textos e vídeos referênciais das aulas 1, 2, 3 e 4 e o texto “Trabalhando com jovens e adultos: relato de um caso...”, que demonstre sua compreensão sobre como a filosofia transpareceu nas práticas pedagógicas por você identificadas em todo o referido material de estudo.
Questão 3 (2,5 pontos)
No texto 2, Primeira lição para educadores, Rubem Alves fala que o conhecimento surge conforme a necessidade humana momentânea. Assim, como podemos despertar em nossos alunos a necessidade de conhecer ou de criar conhecimento?
Questão 4 (2,5 pontos)
Rubem Alves narra no texto da aula 3, “A arte de produzir fome”, como o desejo de pegar pitangas estimula seu pensamento em criar estratégias para alcançá-las. Comparando as pitangas, com o conhecimento que gostaríamos que nossos alunos desenvolvessem, como podemos elaborar estratégias para alcançar nosso objetivo?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes