Buscar

AV 1 METODOLOGIA CIENTIFICA 3º SEMESTRE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Para realização de uma pesquisa científica é importante que o pesquisador conheça como encontra-se atualmente o estado do conhecimento sobre o assunto pesquisado. Para isto, ele deve fazer um levantamento bibliográfico. Assinale a alternativa que defina corretamente a fase de "estudo do assunto" de um levantamento bibliográfico.
Alternativas:
a) Consiste na conceituação do assunto, definindo-se os termos que o identificam.
b) É a escolha dos parâmetros que serão utilizados para realizar a pesquisa tais como área geográfica, idiomas, período de tempo.
c) Consiste na delimitação de termos que serão utilizados par a realização da pesquisa nos bancos de dados.
d) Determinação dos locais onde serão realizadas as pesquisas.
2) De acordo com França et al (2004, p. 80) resumo pode ser definido como:
"Resumo é a apresentação concisa e seletiva de um texto, ressaltando de forma clara e sintética a natureza do trabalho, seus resultados e conclusões mais importantes, seu valor e originalidade. É importante para os investigadores, sobretudo por auxiliar na seleção de leituras."
Fonte: (FRANÇA, J.L. Manualpara normalização de publicações técnico-científicas. 7.ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG; 2004).
Com base neste assunto assinale a alternativa que contenha os componentes obrigatórios de um resumo.
Alternativas:
a) Fundamentação teórica, objetivos de estudo, seleção da amostra, métodos e técnicas empregados e as principais conclusões.
b) Objetivos de estudo, seleção da amostra, métodos e técnicas empregados, os principais resultados encontrados e as principais conclusões.
c) Fundamentação teórica, objetivos de estudo, seleção da amostra, métodos e técnicas empregados e os principais resultados encontrados.
d) Objetivos de estudo, justificativa, os principais resultados encontrados e as principais conclusões.
3) Um tipo importante de trabalho acadêmico é a resenha. Este tipo de trabalho é muitas vezes confundido com um resumo, embora, tenham formatos e objetivos diferentes. Assim, assinale a alternativa que caracterize corretamente resenha em comparação ao resumo.
Alternativas:
a) Uma resenha consiste em uma avaliação superficial de uma obra, enquanto o resumo é mais amplo e traz opiniões do autor.
b) Uma resenha consiste em um relato minucioso sobre a obra e contendo uma avaliação sobre o trabalho. Já o resumo traz apenas as informações principais, não emitindo opiniões próprias.
c) Uma resenha nada mais é do que a descrição da metodologia utilizada em um trabalho, enquanto o resumo deve apresentar também resultados e conclusões.
d) Uma resenha traz, de modo mais simples e resumido, cada parte do trabalho, sem se preocupar em critica-lo. Já o resumo, embora conste apenas metodologias, resultados e conclusões, critica o trabalho comparando-o com o de outros autores.
4) As etapas para elaboração de um trabalho ou projeto científico contém diversos elementos que podem ser divididos em elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Com base nesta temática assinale a alternativa que contenha um elemento pré-textual.
Alternativas:
a) Sumário
b) Introdução
c) Glossário
d) Resultados
5) Uma metodologia importante na realização de uma pesquisa científica é buscar dados e opiniões de outros autores que já publicaram trabalhos sobre o assunto. Muitas vezes estes dados têm tamanha importância para o trabalho que o autor deve menciona-los. Para isto, o autor deve realizar uma citação. Assim, assinale a alternativa que defina corretamente uma citação indireta.
Alternativas:
a) A citação indireta é aquela que consiste na utilização de dados de outros autores transcrevendo exatamente o trabalho fonte, inserido o texto copiando entre aspas e deve mencionar o sobrenome do autor, ano de publicação e página utilizada.
b) A citação indireta é aquela que consiste na utilização de dados de outros autores transcrevendo exatamente o trabalho fonte, inserido o texto copiando como um novo parágrafo e deve mencionar o sobrenome do autor, ano de publicação e a página utilizada.
c) A citação indireta é aquela que consiste na utilização de dados de um autor cujo trabalho não esteja disponível, mas que podem ser encontrados em publicações de outros pesquisadores. Nesta citação deve ser citado tanto os dados do autor de interesse como os dados do autor onde esses dados foram encontrados.
d) A citação indireta é aquela caracterizada por utilizar as ideias de outros autores sem que se faça a transcrição literal do trabalho, mas que deve mencionar o sobrenome do autor e ano de publicação.

Outros materiais