Buscar

Resumo: O que é Estado?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo: “ESTADO MODERNO: características, conceito, elementos de formação, instituições políticas, natureza jurídica, atualidades” 
Cap. 06 – O que é Estado? 
O chamado Estado Antigo, era uma das primeiras formas de Estado que eram baseadas em violência, a fim da conquista e da dominação. Para Aristóteles e Platão, o Estado surgiu para organizar a sociedade; como organização política para a justiça. Porém, alguns sofistas acreditavam que o Estado era apenas para o interesse do mais forte, sendo ele ligado ao poder. Na Idade Média, o Estado era como instância de poder inferior à Igreja; sendo algo Mau ou mero reflexo da Igreja. Do Renascimento em diante, o Estado se separou gradativamente da Igreja, se afirmando na transição para ser Estado laico. Com Spinoza, o Estado sintetiza a liberdade, onde os homens são livres porque vivem no Estado segundo o decreto comum. O Estado é o equilíbrio entre religiões, ideologias, classes e indivíduos. Contudo, o Estado pode ser tido como uma instituição geral que congrega muitos elementos e outras instituições onde o Estado é definido como organização social que produz cultura política por meio da coerção. E o seu poder é medido a partir de sua capacidade de colaborar com os vários grupos sociais que o compõe. Este poder colaborativo ainda atuou como limitador ao poder despótico do Estado. 
O Estado deveria elevar os critérios de racionalização e imprimir valores próprios ao processo civilizatório. O Estado também é a instituição responsável pela organização das demais – o que ressalta a importância da divisão de funções – para a administração e controle do poder – e congrega como elementos funcionais o povo, o território e a soberania. Se o Estado é o Poder Político centralizado, o Estado também é o Poder Público que se manifesta como organicidade e funcionalidade administrativa. Então, Estado é a transformação da política em ato regimental do poder de se estabelecer a própria dominação. O que permite entender que o Estado promove a ordem jurídica por meio da coação física. Mas, acima da força física, o Estado é a organização política que faz brotar a norma jurídica onde só havia a força. Contudo, o Estado é a instituição que se prima pelo exercício legítimo da força física e do monopólio legislativo. É certo que uma escolha política anterior determinou o Estado e ao mesmo tempo, o Estado é a instituição capaz de transformar a política em norma e regimento. Desse modo, o Estado faz conviver e legitima as regras sociais e as normas jurídicas. Portanto, o Estado é o poder organizado para a dominação, para o fato de que a política impõe finalidades, meios e consequências. Por fim, o Estado é uma forma especial de organização da política, da normatização jurídica e das relações sociais. De tal forma que o Estado se converte em soberania política, jurídica, organizacional.

Outros materiais