Buscar

POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÃO BÁSICA
		
	 
	Lupa
	 
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201307214445)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Das informações abaixo qual NÃO É um princípio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96, previsto para a Educação?
		
	 
	Deve priorizar a formação cognitiva do educando, portanto não é indicada a vinculação ao mundo do trabalho e à prática social, sob pena de prejudicar o desenvolvimento e amadurecimento do sujeito.
	
	Dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
	
	O ensino será ministrado com base nos princípios liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber
	
	A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizaram, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.
	
	Abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307779643)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Com base no Capítulo II (da Educação Básica), Seção II, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394/96), a Educação Infantil possui alguns parâmetros, entre os quais podem ser citados: I. a educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica; II. a finalidade da educação infantil é o desenvolvimento integral da criança, englobando os aspectos físico, intelectual, social e psicológico III. a educação infantil articula-se com as famílias e a comunidade por meio de ações assistencialistas; IV. a educação infantil será oferecida em creches e pré-escolas; V. o processo de avaliação na educação infantil acontece por meio do acompanhamento e do registro do processo de desenvolvimento. Está correto o contido em:
		
	
	I, II e IV.
	
	I, III e V.
	
	II e III.
	 
	I, II, IV e V.
	
	I, III e IV.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307395947)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Para a redação final da Lei 9394/96 venceu o projeto conservador, no final de 1994, liderado por Fernando Henrique Cardoso. Isto significou para o país o avanço da política neoliberal, na qual o mercado se sobrepõe aos interesses da maioria da população. Como resultado disso, podemos afirmar que, na época de sua promulgação, a lei:
		
	
	Implementou o ensino obrigatório dos 6 aos 17 anos.
	
	Aumentou o compromisso da União para com a educação pública, não transferindo encargos para as esferas administrativas de nível estadual e municipal.
	
	Propôs ao país uma educação mínima com gratuidade e obrigatoriedade apenas para educação infantil, abrindo o terreno para a ação da iniciativa privada nos outros níveis da educação nacional.
	
	Valorizou o profissional da educação, estabelecendo um piso salarial nacional.
	 
	Não garantiu que os recursos públicos fossem destinados apenas para a educação pública, o que significou, mais uma vez, a vitória do setor privado ao manter o financiamento público para esse setor.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307779688)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	A Educação Básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/96), tem por finalidade:
		
	 
	Estimular a criação cultural do educando e o seu desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
	
	Preparar o educando para o trabalho e para a cidadania, tornando-o capaz de se adaptar a novas condições de ocupação.
	
	Desenvolver a capacidade do educando para aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
	 
	Desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores
	
	Desenvolver integralmente o educando, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307214410)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O texto final da atual LDB, após seu longo trajeto na Câmara e no Senado, foi concluído por um processo de disputa de projeto político, pelo qual passava o país. A vitória do projeto conservador, no final de 1994, liderado por Fernando Henrique Cardoso, significou o avanço da política neoliberal, na qual o mercado se sobrepõe aos interesses da maioria da população. O resultado desse processo poderia ser assim enumerado:
I - Redução do dever do Estado com a universalização da educação básica. Rompe com o conceito de obrigatoriedade da educação básica, consolidando o disposto na emenda constitucional n° 14, que diz caber à União uma ação meramente suplementar no financiamento da educação.
II - Fragmentação da concepção de Sistema Nacional de Educação. Justaposição dos poderes municipal, estadual e federal, tendo sido os respectivos conselhos descaracterizados e destituídos de autonomia política, de representatividade social e de responsabilidade de conduzir e acompanhar a implementação das políticas educacionais.
III - Descaracterização do profissional da educação - ao não estabelecer um piso salarial profissional nacional. Descaracterização da figura do professor, descrevendo-a a partir de suas responsabilidades, ou a partir de sua formação.
IV - Recursos financeiros: a lei aprovada não garantiu que os recursos públicos fossem destinados apenas para a educação pública, o que significou, mais uma vez, a vitória do setor privado ao manter o financiamento público para esse setor.
Qual opção apresenta a informação CORRETA com relação aos itens enumerados acima?
		
	 
	Somente a II e IV são verdadeiras
	
	Somente III é verdadeira
	 
	São todas verdadeiras
	
	Somente I é falsa
	
	São todas falsas
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307214457)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O artigo 13 da LDBEN - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, estabelece as incumbências dos docentes, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas incumbências:
		
	
	zelar pela aprendizagem dos alunos.
	
	estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
	 
	manter a escrituração dos acervos escolares referentes a vida escolar de seus alunos.
	
	participar da elaboração da proposta pedagógica.
	 
	ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.

Outros materiais