Buscar

1º Prova de hidrologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1º Prova de hidrologia
PARTE 1 (6 pontos – 0,5 cada questão)
1 – Para se determinar o coeficiente de retenção de uma bacia hidrográfica, quais medições terão que ser feitas na bacia? Explique.
2- O que se entende por intercepção vegetal e qual sua relação com a evapotranspiração, em uma bacia pequena, com cobertura vegetal intensa?
3 – Duas bacias hidrográficas semelhantes geológica, topográfica e climatologicamente devem ter correspondência nas relações chuva – vazões. Certo? Errado? Pq?
4 – As precipitações ocorrem, em condições atmosféricas próprias, combinando três parâmetros físico – climatológicos. Quais são e como se combinam do ponto de vista termodinâmico?
5 – O bairro do Jardim Botânico no Rio de Janeiro é um com índice pluviométrico dos mais altos da região metropolitana. Por que?
6- As medições de chuva são feitas em estações contendo pluviômetros, pluviógrafos ou pluviômetros e pluviógrafos. Quais as diferenças entre elas e quando devem ser usadas cada uma delas? Por que?
7 – As chuvas que caem sobre uma bacia podem gerar escoamento superficial produzindo deflúvios fluviais provenientes das chuvas. Explique o significado do grifo feito nesta afirmativa.
8 – As hidrógrafas representam o comportamento das vazões nas calhas dos rios. Os instates de início das chuvas correspondem aos instantes de elevação dos níveis nas calhas dos rios. Certo? Explique.
9 – Uma bacia hidrográfica com área de 250 km ² esteve sujeita a uma precipitação de 12 mm por hora com duração de 20 minutos, Qual o deflúvio fluvial gerado se o coeficiente de escoamento médio da bacia é de 70%?
10 – Uma bacia pequena, com forte inclinação, é submetida a uma chuva de 30 mm com 3 horas de duração, produzindo deflúvio fluvial. Se em seguida cair uma chuva de 30 mm, com duração de uma hora e meia, o deflúvio fluvial será maior, igual ou menor? Por que?
11 – Duas bacias com áreas respectivas de 320 e 180 km², geograficamente próximas, foram submetidas a chuvas úteis de 20 mm e 30 mm, respectivamente. Qual das duas gerou maior deflúvio quando comparadas em l/km² se o coeficiente de escoamento de ambas é de 60%? Justifique.
12 – Que relações podem ser estabelecidas entre “recursos hídricos x meio ambiente x homem” segundo visão atual e futura?
PARTE 2 (4 pontos)
1 – Em uma seção de medições de vazões de um rio foram medidas velocidades, em verticais distanciadas de 4m. Se as margens tem declividade muito forte, o fundo é muito regular, as profundidades variam em torno de 3 m e as velocidades médias nas verticais são as indicadas abaixo, pede-se: (2,5 pontos)
Calcular a vazão;
Determinar a velocidade média na seção de medição;
Se as velocidades fossem muito alta para o uso de molinete qual seria o processo adotar? Descreva-o.
	Vertical
	MD
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	ME
	Velocidade (m/s)
	0
	0,6
	0,9
	1,2
	1,1
	0,9
	0,5
	0
2 – Chuvas fortes incidentes em uma bacia com 3000 km² de área geraram vazões médias diárias obtidas por leitura de régua linimétrica do posto, mostradas na tabela abaixo. Se o coeficiente de escoamento da bacia é de 60%, pede-se calcular o volume total precipitado na bacia, em milímetros de altura de chuva. (1,5 pontos)
	Dias
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	Vazões médias diárias (m³/s)
	19,0
	18,7
	90,6
	295,9
	186,3
	91,5
	44,2
	19,5

Outros materiais