Buscar

Caso Concreto 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

História do Direito no Brasil – CCJ0105
Caso concreto 5
Ricardo Vieira Rodrigues – Mat. 2016.02.83.96.11
Turma 3057		 sala 802-C
O conteúdo será apresentado com base no Livro Didático de História do Direito no Brasil entre as páginas 69 e 76 (antes de “O regresso conservador e a antecipação da maioridade de D. Pedro”).
Você estudou que a legitimidade do exercício do Poder na constituição de 1824 tinha fortes fundamentos na figura real e no carisma do Imperador, que o exercia principalmente por meio do denominado Poder Moderador. Porém, como você teve a oportunidade de estudar no decorrer do Capitulo 3 do Livro Didático de História do Direito Brasileiro, a abdicação do Imperador em 1831 abriu um vácuo no poder, já que seu sucessor, o Infante Pedro, futuro D. Pedro II, tinha apensa 5 anos de idade nesta oportunidade. Neste sentido, responda:
Partindo-se de uma premissa que você já deve ter percebido, ou seja, de que o exercício de poder é sempre mais suave quando aquele que o exerce transmite autoridade aos que a ele devem se submeter, que soluções são colocadas em prática pelos governos regenciais com vistas a viabilizar o exercício do governo sem a presença de um “Imperador”?
Através da consagração do modelo de monarquia unitarista, na qual o imperador nomeia os presidentes da província, sistema eleitoral indireto e censitário, que excluía uma grande parcela da população do direito ao voto e a divisão dos poderes, não em três, mas em quatro onde o Poder Moderador estaria acima dos três poderes.
O Ato Adicional de 1834 permitiu maior autonomia às províncias? Pode-se dizer que, com este Ato Adicional o Brasil teve uma experiência Federativa no Império?
Não, porque com a carta de 1824 D Pedro queria garantir o poder centralizado, com isso há a divisão em quatro poderes, e o quarto poder “Moderador” estaria acima desses três poderes e seria exercido exclusivamente pelo Imperador
Como é possível relacionar o surgimento da chamada “Guarda Nacional” com o contexto histórico deste período regencial?
Com a abdicação de D Pedro I a favor de seu filho ainda com cinco anos, surgiu um vácuo no poder e gerou instabilidade política, mesmo com o controle político exercido por uma regência trina, assim houve uma certa descentralização do poder, dando mais poder as províncias, no entanto, a defesa de uma estrutura mais descentralizada não significava que os liberais questionassem a ordem social, ao contrário, a manutenção da ordem e o perigo da fragmentação do país estiveram sempre em pauta e neste momento é que a Guarda Nacional foi criada e seus comandantes eram, em muitos casos, aqueles que já possuíam poderes políticos em suas regiões, sendo a eles concedidos maior autonomia, ou seja, menos intervenção do governo central na resolução de seus conflitos locais, seus comandantes eram chamados Coronéis,
Resolva as questões objetivas 1, 2, 3 e do capítulo 3 de seu Livro Didático

Outros materiais