Buscar

FÓRUM 3 I. Antropologia do consumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

I. Antropologia do consumo
 
Em Antropologia do consumo
Da introdução (a) e de Um olhar para o consumo (b,c,d,e)
a) Por que a perspectiva interpretativa de cultura tornou-se fundamental para a compreensão das sociedades complexas? O que ela permite ver, para além da perspectiva anterior?
b) Por que um produto é incompleto sem o consumo?
c) Existe diferença entre consumo irracional e consumo simbólico, ou trata-se de um mesmo modo de relação? Em caso afirmativo ou não, justifique.
d) De que maneira uma lógica simbólica vem a definir a demanda para além de uma racionalidade econômica? Que exemplos culturais ilustram isso?
e) Consumo como “rito devocional” prioriza qual tipo de demanda? Justifique.
Re: I. Antropologia do consumo
por Gabriela Alves Balparda - segunda, 4 Abr 2016, 00:20
 
a) O estudo sobre como interpretar a cultura das sociedades tornou-se indispensável no momento em que tivemos a necessidade de compreensão do significado das ações, como gestos, rituais e comportamentos, e de classificar o “diferente”. Hoje este estudo tem enfoque em sua própria sociedade buscando analisar de uma forma diferenciada e enxergar a diversidade cultural tentando compreender as razões e necessidades de consumo de seus indivíduos.
b) A palavra consumo passa a ideia de ser aquilo que se utiliza que se consome, e todo produto é feito com um propósito de uso para uma parcela de indivíduos. Este produto tende ser consumido, pois se não, há razão para sua criação anula seu significado. A antropologia se preocupa com o significado das coisas, e este significado é construído pelos grupos sociais, portando o significado do produto é estabelecido pela cultura. 
c) O consumo irracional esta relacionado a aquisições que visão a busca status na sociedade, pois os bens consumidos servem para serem exibidos, mostrando o poder aquisitivo do indivíduo, o diferenciando dos de mais. E o consumo simbólico esta ligado muitas vezes a este consumo irracional, pois vem do significado que aquele objeto tem, por marca ou escassez, onde muitas vezes também relacionado ao exibir o bem por saber da impossibilidade de que outros o possuam. Porém tem a ideia do simbolismo que o bem tem para cada cultura, onde para um individuo será bem mais importante do que para outro que pode não significar nada.
d) Segundo o texto, a lógica simbólica que define a demanda e não uma racionalidade econômica, um exemplo mostrado é o consumo de carne, onde na América do sul não é aceitável o consumo de carne de cachorro mesmo esta sendo mais em conta para o consumo, pois carrega o simbolismo de melhor amigo do homem e não se come alguém que é considerado da família, mas se vê como natural o consumo de carne de vaca, esta sendo menos viável economicamente. Porém na Índia ao contrario a vaca é vista como um animal sagrado e mesmo diante de fome jamais será aceitável o consumo deste como alimento, mas não havendo o menor problema do consumo de cachorros como alimento. Logo o consumo esta relacionado ao simbolismo, significado que tem para cada cultura, não importando a viabilidade econômica deste.
e)  O consumo como “rito devocional” esta relacionado ao ato de comprar como uma expressão de amor, para fortalecimento de laços de parentesco. Na pesquisa realizada pelo antropólogo inglês Daniel Miller acabou deixando bem claro que as donas de casas ao irem ao supermercado para fazerem suas compras acabavam adquirindo produtos que não se faziam necessárias, apenas para agradar gostos pessoais dos membros da família, pois assim se sentiam superiores as demais donas de casa.

Outros materiais