Buscar

SISTEMA ARTICULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO DO APARELHO LOCOMOTOR
Sistema articular
O que é articulação fibrosa? São articulações estabelecidas por meio de uma camada intermediaria de tecido conjuntivo fibroso, que fixa os ossos.
O que articulação cartilaginosa? São articulações que estão ligados por fibrocartilagens ou cartilagem hialina, ou uma combinação de ambas.
O que é articulação sinovial? Um tecido fibroso muito resistente recobre a área em que os ossos se encontram, formando a capsula articular.
Quais são os tipos de suturas encontradas na cabeça? Serrilhada:interparietal,frontoparietal,occiptoparietal,zigomaticamaxilar;Escamosa:tempoparietal,esfenofrontal,esfenotemporal;Plana:internasal,palatinamediana,nasomaxilar,frontolacrimal,esfenozigomática,lacriacrimomaxilar; esquindilese:entre a base do vômer e uma crista do corpo do esfenoide. Suturas: coronal, esfenopariental, esfenoescamosa, escamosa, parietomastódea, lambdóidea, occipitomastódea. 
Cite uma articulação sincodrose? Esfeno-etmoidal
Cite duas articulações sínfises? Inter púbica e manubrioesternal
Quais são as cinco características de uma articulação sinovial? 1-cavidade articular;2-cartilagens articular(hialina);3-cápsula articular(cápsula fibrosa, membrana sinovial, produz liquido sinovial e remoção de debris);4-Os ligamentos capsulares(extra e intra-articulares); liquido sinovial(viscoso, nutrição da cartilagem articular,lubrificação,ácido hialurônico , lubricina, mucina e fosfaditicolina).
O que uma articulação complexa?É uma articulação tipo esferoide, possuindo movimentos nos três planos: sagital, frontal e transverso.
Onde nos encontramos os meniscos? Na articulação femurotibial(joelho), entre os côndilos do fêmur e da tíbia.
O que espondilite anquilosante? É uma doença inflamatória crônica, que afeta as articulações do esqueleto axial, especialmente as da coluna, quadris, joelhos e ombros.
O que é osteófitos?É uma patologia que se caracteriza pelo crescimento anormal de tecido ósseo em torno de uma articulação das vértebras cujo disco intervertebral, que deveria funcionar como amortecedor entre os ossos , está comprometida.(bico de papagaio).
Onde é possível encontrarmos disco na articulação sinovial? Na articulação temporomandibular
Qual a função do ligamento? Definir a amplitude de movimentos, são responsáveis para a determinação do grau em que a junta e/ou do músculo ligado a esse conjunto pode estender.
Cite ligamentos no joelho:Ligamento cruzado anterior e posterior, ligamento cruzado lateral e medial.
Cite duas articulações do tipo gínglimo? Úmero-ulnar
Cite duas articulações do tipo esferoide? Gleno-umeral.
Cite um exemplo de articulação selar? Carpo-metacárpica do polegar
Cite um exemplo de articulação elipsoide? Rádio-carpica
Qual a função do liquido sinovial? Lubrificar as articulações.
Para que serve os discos e meniscos? Eles têm funções de amortecer as pressões sobre a articulação e possibilitar maior congruência entre uma articulação e outra.
	
	Condilo:Projeção arredondada na extremidade de um osso que se articula a outro

Outros materiais