Buscar

Aula 5 PERIODONTO

Prévia do material em texto

PERIODONTO
O periodonto é dividido em:
Periodonto de proteção ou marginal e periodonto de sustentação
O periodonto de proteção é a gengiva. Esse possui fibras:
Dentogengivais: saem do cemento em direção à gengiva
Dento-alveolares
Alveologengivais 
Transeptais
Circulares
Interpapilares
Periodonto de sustentação
É constituído pelo cemento, ligamento periodontal e o osso alveolar que se formam simultaneamente. É a unidade anatômica e funcional do dente. O periodonto de sustentação protege e fixa o dente no seu alvéolo.
As células do folículo dentário, uma vez que a bainha de Hertwig se fragmenta, entram em contato com a dentina e se diferenciam nesses 3 tecidos.
*Sua formação depende da dentina radicular e da presença da bainha radicular epitelial de Hertwig.
Cemento:É muito fino na região cervical e mais espesso no ápice (raiz). É um tecido conjuntivo mineralizado que recobre a dentina radicular, tendo como função a manutenção do dente em sua posição funcional e a inserção das fibras do ligamento periodontal na raiz do dente.
*O CEMENTO NÃO É UMA ESTRUTURA DENTÁRIA: ele não se desenvolve a partir do germe dentário (órgão do esmalte e papila dentária) e sim do FOLÍCULO DENTÁRIO (que rodeia o órgão do esmalte). Porém, é depositado sobre a raiz, e quando mineralizado, se adere firmemente. Então, quando um dente é extraído, o cemento permanece recobrindo a superfície externa da raíz, dando a impressão de pertencer ao dente.
O cemento é um tecido avascular, que depende do ligamento periodontal para se nutrir por difusão. Por ser avascular, o cemento não sofre remodelação. Em condições normais ele não sofre reabsorção.
Propriedades do cemento:
Cor: amarelada a cinza
Grau de dureza: 60% mineralizado, matriz orgânica constituída por colágeno tipo I
Removido por abrasão quando exposto
Classificação
Acelular: sem cementócito. Possui matriz constituída por fibras colágenas produzidas pelos fibroblastos do ligamento periodontal. Essas fibras são chamadas fibras extrínsecas ao cemento. As porções das fibras do ligamento periodontal que ficaram inseridas no cemento são chamadas fibras de Sharpey. Elas sofrem processo uniforme de mineralização, dando um aspecto homogêneo ao cemento acelular.
Celular: Possui matriz formada por fibras de colágeno, apresentando maior espessura. As fibras de colágeno são produzidas pelos cementoblastos e pelos fibroblastos. Essas fibras são chamadas fibras mistas. Os cementoblastos ficam presos em lacunas depois de formar as fibras, sendo chamado cementócito. Nessa região as fibras de Sharpey não completa sua mineralização, e portanto, são mais visíveis no interior do cemento. Isso acontece pela presença dos cementócitos que mineralizam menos.
Classificação das fibras
Extrínsecas: produzidas por fibroblastos (camada acelular)
Mistas: produzidas por fibroblastos e cementoblastos (camada celular)
Intrínsecas: produzidas por cementoblastos em casos de reparação. No caso de reabsorção, as células clásticas reabsorvem o cemento [as fibras mistas]. E os cementoblastos produzem as fibras intrínsecas para reparar esse tecido.
Causas patológicas:
Hipercementose: produção excessiva de cemento para proteger a área reabsorvida (o espaço de ligamento periodontal é diminuída)
Anquilose: a porção de cemento gruda no osso
Relação cemento-esmalte
Em 60% dos casos o cemento acelular de fibras extrínsecas cobre o esmalte
Em 10% dos casos fica um espaço de dentina exposto pela não fragmentação da bainha de Hertwig e o cemento não se relaciona com o esmalte
Em 30% dos casos o cemento encosta borda-a-borda no esmalte
Linhas incrementais:Linhas de Salter – linhas de crescimento do cemento. 
“um dente é tão velho quanto a última camada de cemento depositada em sua raíz” – ele vai sendo remodelado a vida toda. As fibras se reorganizam o tempo inteiro e tem-se formação contínua de cemento.
LIGAMENTO PERIODONTAL
É um tecido conjuntivo não mineralizado atravessado por feixes de fibras colágenas que se inserem do cemento ao osso alveolar que serve para amortecer as forças da mastigação.
Constituintes: células sintetizadoras (fibroblastos, osteoblastos, cementoblastos e indiferenciadas) e células clásticas. Além de restos de Malassez e células de defesa (macrófagos e mastócitos).
As fibras que constituem esse ligamento são: colágenas e oxitalânicas (componente inicial da fibra elástica, mas que não possui elasticidade). Essas fibras oxitalânicas sustentam as fibras colágenas.
Além de células e fibras, como todo conjuntivo, tem a presença de SFA.
Fibras do ligamento periodontal: possuem sequência para aparecer.
Fibras da crista alveolar
Fibras horizontais
Fibras oblíquas
Fibras apicais
Fibras interradiculares (se houver mais de uma raiz) 
FUNÇÕES
Suporte: suportam o dente
Sensorial: por conta da inervação. A sensibilidade é de morder uma pedrinha é dada pelo ligamento periodontal.
Nutritiva: existem vasos sanguíneos que irrigam o cemento
Protetora: células de defesa no ligamento
Homeostática: equilíbrio que existe na formação de colágeno. Pra que outras fibras colágenas se formem, outras precisam ser removidas.
OSSO ALVEOLAR
É a parte da maxila e da mandíbula que constitui com o ligamento periodontal e o cemento a ancoragem do dente ao alvéolo.
Componentes químicos: 35% compostos orgânicos; 40% minerais (tecido menos mineral) e 25% água
Possui vasos sanguíneos em seu interior.
As células de síntese são os osteoblastos e as de degradação são os osteoclastos
As fibras são de colágeno I e sua substância fundamental amorfa possui glicoproteínas específicas: osteopontina, osteonectina
Osso basal: osso da mandíbula e maxila (se desenvolve independentemente do germe dentário). É um osso que se forma por ossificação intramembranosa.
Quando começa a ter o processo alveolar, o germe já está em forma de capuz. O processo alveolar é constituído por duas corticais (externa e interna), o osso alveolar que forma as paredes do alvéolo e o osso esponjoso que fica entre ambos. As corticais se unem ao osso alveolar.
Quando a raiz do dente começar a ser formada (fase de odontogênese), vamos ter o osso alveolar propriamente dito. Esse osso é todo perfurado para serem inseridas as fibras de ligamento periodontal. Essas perfurações compõem a placa cribiforme.
Lâmina dura: sobreposição do osso – visto nas radiografias
O osso trabecular (esponjoso) está entre as lâminas de osso compacto.

Outros materiais