Buscar

AS PERSPECTIVAS MERCADOLOGICAS DA TECNOLOGIA

Prévia do material em texto

FACULDADE SÃO MIGUEL
CURSO DE GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
ALEX LUCIANO DA SILVA
JOANNA SCARLLET DE MIRANDA SILVA
JOÃO VICTOR DE OLIVEIRA
JOSE NICOLLAS LIMA DA SILVA
LUCAS DOS SANTOS GOMES
RAFAEL JOSÉ DOS SANTOS
PERSPECTIVAS MERCADOLOGICAS DA TECNOLOGIA
RECIFE
2016
SUMARIO:
Capa................................................................................................................................01
Sumario..........................................................................................................................02
Introdução......................................................................................................................03
Desenvolvimento.......................................................................................................04/09
Considerações Finais.....................................................................................................10
Fontes Bibliograficos.....................................................................................................11
INTRODUÇÃO:
	A tecnologia da informação vem evoluindo, buscando trazer melhorias de comunicação e praticidade na pesquisa por conhecimentos de acordo com as necessidades da sociedade. Desde os tempos remotos, a sociedade procura buscar melhorias nos meios de comunicação, transporte, moradia, etc. Para atender estas necessidades o homem procura inovar e criar instrumentos para acelerar o compartilhamento e processamento de informações, trazendo com isso uma facilidade na evolução tecnológica.
	Na atualidade o mercado mundial procura desenvolver suas pesquisas na área da tecnologia computacional que visam à produção, o armazenamento, segurança e o uso das informações proporcionando ao usuário uma praticidade na resolução de tarefas do dia a dia. Na maioria das vezes o avanço tecnológico ocorre devido ao sistema capitalista dos países de primeiro mundo, que visam aumentar a própria economia incentivando o pensamento consumista da sociedade.
	Embora a evolução tecnológica traga vários benefícios para nossa sociedade, à mesma também vem prejudicando o meio ambiente em uma enorme proporção. Devido a essas circunstancias os países discutem como podem fazer o avanço tecnológico progredir, diminuindo a poluição. Do ponto de vista capitalista os produtos sustentáveis são uma ótima opção para produção de hardware por conta de seu material barato e seu fácil manuseio, com isso eles conseguem atender à crescente demanda de hardware e aumento no processamento, memória e rapidez na busca de resultados.
	Outro ponto de vista da evolução tecnológica é a busca por uma fonte de energia sustentável. Pesquisadores afirmavam que o combustível fóssil, atual usado, causava uma grande liberação de gás poluente em nossa atmosfera, diante dessa circunstancia resolveram criar um combustível derivado do álcool, porém este também é um a gente causar de poluição, e diante deste fato sugiram a ideia dos carros movidos à eletricidade e ainda assim existem pesquisas que pretendem transformar os carros futuros em serem alimentados por energia solar.
	Com a evolução tecnológica que vem acontecendo não vão faltar recursos que permitam facilitar a vida social sem gerar nenhum dano ao meio ambiente. Não há dúvidas que a preocupação deste século seja a produção de energia de uma maneira mais limpa, sustentável. Esperamos que futuramente seja possível criar uma fonte de energia totalmente limpa e que atenda todas as necessidades da humanidade.
 
A tecnologia e seu desenvolvimento.
	Desde os tempos remotos, o homem sente a necessidade de ter uma perspicácia em relação a tecnologia, as idiossincrasias se materializavam conforme suas indispensabilidades; não é diferente nos dias atuais, as empresas fazem pesquisas, enquetes, estatísticas, para poderem criar um produto conforme as necessidades básicas do(s) cliente(s).
	As tecnologias decorrem das precisões apresentadas na sociedade, “avançamos conforme nossas emergências”, sejam elas básicas ou não; alguns episódios fizeram como que o homem e a humanidade avançassem em relação a tecnologia, um desses é quando o ser está em guerra, todo o avanço se torna perceptível e gritante aos olhos da sociedade, avanços e criações grandiosas.
	Andrew Feenberg - professor de filosofia da ciência do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo-com sua frase afirma que: “ As diferenças do modo como os grupos sociais interpretam e usam objetos técnicos não são meramente convencionais, mas produzem uma diferença na própria natureza destes objetos. O que o objeto é para os grupos é que, vai decidir seu destino e também vai determinar aquilo em que se tornará quando for redesenhado e melhorado, com o passar do tempo”.
	Essa globalização tecnológica é consequência derivada da modernidade rápida nos países de integração global e mundial, em analise isso é tido como algo inovador e perspicaz, em outras palavras é tido como revolucionário e diferente comparado a tempos atrás.
	Como já dizia Paulo Freire: “A partir das relações do homem com a realidade, resultantes de estar com ela e de estar nela, pelos atos de criação, recriação e decisão vai ele dinamizando o seu mundo. ”
	Antes a comunicação entre as sociedades era precária, isso é de conhecimento de todos, mas hoje podemos encontrar infinitas facilidades nos meios de comunicação, permitindo que cada vez mais se torne possível estar em contato com o meio e se relacionar de maneira mais ampla, com maior e melhores maneiras com várias partes (senão todas) do mundo.
Todo esse avanço tem caminhado na direção de uma maior comodidade da sociedade como um todo; na área industrial por exemplo vemos a impregnação de novos meios que algumas vezes satisfazem o cliente e o funcionário e ao mesmo tempo traz assim uma maior produção e lucro para a empresa.
Além disso as tecnologias que vem avançando tem substituído cada dia mais a mão de obra e isso nos relembra a revolução industrial onde temos o mesmo cenário, mas com diferentes necessidades; esse nos mostra o papel das grandes empresas, principalmente aquelas em nível global. 
	As propagandas de produto causam nas pessoas estímulos que elas buscam ultrapassando fronteiras.
 
	As pessoas afirmam que a propaganda é a alma do negócio, de fato, ela é o espelho do que as pessoas almejam ter em sua vida. 
	A propaganda auxilia o comercio e a tecnologia a evoluir por um motivo simples, o ser humano está sempre em busca de algo melhor, mesmo que não tenha necessidade. Um exemplo é quando você observa as crianças da nossa geração que quando se deparam com um celular de teclado não sabem o que fazer ou como manusear e já procuram colocar o dedo na tela do aparelho achando que ele possui a mesma interface dos atuais.
	Para entender o processo de evolução tecnológica é substancial fazer uma ligação ao passado, especificamente no período da segunda guerra mundial, onde surgiram os primeiros aparelhos eletrônicos, no entanto esses aparelhos eram grandes e só eram usados para comunicação em campos de batalhas.
 	Entretanto no fim da segunda guerra mundial surgiu uma questão, “o que fazer com esses aparelhos enormes e de um manuseio complexo? ” Diante deste fato surgiu à ideia do que fazer com esses aparelhos, que seria miniaturizar e o transformar em um aparelho acessível a todos.
	Com isso podemos chegar ao mundo virtual no qual estamos na atualidade. Como já dizia o grande Arnaldo Jabor, “ Steve Jobs pegou a maçã que caiu na cabeça de Isaac Newton e mordeu para nos libertar do insuportável paraíso da ignorância. ”
	Nos dias de hoje, o mercado busca atender as necessidades das pessoas, trazendo em si, uma grande variedade de aparelhos eletroeletrônicos em especial celulares que cada vez mais vem melhorando a sua capacidade tanto em software quanto em hardware. 
	Rick Jones afirmava que “A Evolução Tecnológica, Tem Duas Faces...” quais seriam essas duas faces? Uns nós conseguimos entendernos trechos anteriores que é a variabilidade e a velocidade na questão do desenvolvimento, e qual seria a essa segunda face? Algumas pessoas falam que essa segunda face é a degradação ambiental causada por um avanço exacerbado na criação destes supostos aparelhos que às vezes consideramos os mesmos como objetos descartáveis.
Por conta da elevada quantidade de lixo eletrônico presente em nosso planeta nossas perspectivas para o futuro é a produção de meios ou materiais autossustentáveis que proporcione uma ampla facilidade de manuseio e em hipótese alguma degrade o meio ambiente.
	 Atualmente podemos encontrar alguns destes produtos autossustentáveis. 
	O mundo já aceita a ideia de energia sustentável, porem o custo para o consumidor é muito alto por conta disso as poucas maneiras de energia sustentável não são disponibilizadas a todos, só a uma parcela conhece.
 	Perspectivas afirmam que em mais ou menos 10 anos os aparelhos eletroeletrônicos vão ser comercializados a toda população supondo que a tecnologia continue a evoluir dessa maneira trazendo constantes mudanças. Uma das principais é citada pela Jornalista local Valeria Nunes, “A era digital nos livrou de dois problemas simultâneos. Da obrigatoriedade de utilizar papel e caneta e dos cortes desordenados de árvores. ”
	O mundo cada vez mais procurar se sustentável como foi citado acima, às energias sustentáveis já são conhecidas pelo mundo inteiro e a população quer adquirir a mesma como pratica como um todo, mas infelizmente tudo tem suas vantagens e desvantagens, como por exemplo, a energia eólica.
	A citada acima é tida como uma vantagem, pois ela tem baixo impacto ambiental, se caracteriza por se inesgotável, não emitir gazes poluentes e nem gera resíduos poluentes, além de não contribuir para o efeito estufa. E como desvantagem podemos destacar a intermitência, ou seja, nem sempre o vento sopra quando a eletricidade é necessária, tornando difícil a integração da sua produção, outra desvantagem bastante destacada é o impacto visual, principalmente para os moradores ao redor de onde as estações estão instaladas, a instalação dos parques eólicos gera uma grande modificação da paisagem, e as aves locais também sofrem bastante com esse tipo de energia, principalmente pelo choque destas nas pás, efeitos desconhecidos sobre a modificação de seus comportamentos habituais de migração.
	A sustentabilidade contribuiu também na economia de papel e espaço físico.
 	Com a era da tecnologia surgiu à digitalização, as empresas viram uma potência em guarda os documentos em um pequeno espaço, no caso o computador, uma pequena máquina que conseguiria estocar milhares de arquivo assim evitando o desmatamento já que a tendência é ter os documentos digitais. 
	Evitando o acumulo de papeis em um espaço físico usando ele para outra finalidade e evitando um gasto com empresa especializada em guarda documentos.
	A globalização facilita a vida das pessoas, por exemplo o consumidor foi beneficiado, pois pode contar com produtos importados de boa qualidade por um preço menor, outro ponto de vista, a desvantagem da globalização é o desemprego. 
	As empresas aprenderam a produzir mais com poucas pessoas usando as novas tecnologias fazendo com que os trabalhadores perdessem seu espaço. O artigo a seguir retrata bem isso, “A Era da Informação chegou. Nos próximos anos, novas e mais sofisticadas tecnologias de software aproximarão cada vez mais a civilização de um mundo praticamente sem trabalhadores. Nos setores da agricultura, manufatura e serviços, as máquinas estão rapidamente substituindo o trabalho humano e prometem uma economia de produção quase totalmente automatizada, já nas primeiras décadas do século XXI. A maciça substituição do homem pela máquina forçará cada nação a repensar o papel a ser desempenhado pelos seres humanos no processo social (RIFKIN, 2004, p. XLVII). ”
	A consequência da globalização no meio ambiente é enorme já que a expansão mundial tem evoluído, o comercio internacional de produtos naturais, como por exemplo, derivados de animais. 
	A globalização em tese não trouxe tantas consequências negativas para o meio ambiente, exemplo disso, são as novas fabricas de carros que emitem menos gases poluentes na atmosfera, outras são: o incentivo por combustível alternativo, aparelhos que consomam menos energia, usinas de reciclagem e equipamentos de controle de poluição em grandes empresas.
	Vivemos em um mundo onde a tecnologia se abrigou e é usada em tudo que faz parte do dia a dia-a-dia, seja de um alarme inteligente ou numa noticia exibida num painel eletrônico, dentro de ônibus, táxi, ambiente escolar, ambiente de trabalho, comércio e nossas casas.
	Hoje em dia há uma grande disputa no mercado tecnológico, no qual, as empresas estão sempre em constante mudanças, aumentando a demanda de produtos de acordo com o que no momento está sendo mais requisitado.
	Empresas como as americanas Motorola, Apple e Microsoft e as coreanas Samsung e LG, estão sempre realizando pesquisas e enquetes acerca do que está funcional e do que precisa ser melhorado em seus produtos. 
	Visando melhoria e praticidade no uso, as mesmas buscam suprir as necessidades, gerando a chamada evolução tecnológica. Assim, constantemente atualizam os produtos. Cada qual com seu diferencial e atendendo à diferentes tipos de consumidores. 
	Hoje, é difícil conviver sem a tecnologia, porque ela dinamiza a vida pessoal e profissional, gerando uma facilidade ainda maior do que a mesma geraria em tempo remotos, menos deslocamento para resolver certos problemas e um maior ganho de tempo, tornando tudo mais prático e ágil. 
	Com isso podemos dizer que chegamos, a chamada dependência eletroeletrônica, que torna as pessoas totalmente dependente de produtos tecnológicos, sempre buscando novidades e adquirindo produtos que não se teria a necessidade de adquiri-los naquele momento. 
	Antecipações é algo que só quem tem boa visão de mercado pode definir o essencial, porque não importa a perfeição, e sim, o lançamento do produto, mesmo o atual não sendo tão vantajoso quanto o anterior, as pessoas não levam em consideração isso e só querer ter em mãos o mais recente e mais conhecido.
	Vemos pessoas de classe baixa, que se endividam fazendo empréstimos para aderirem produtos tecnológicos caros, compram com cartões de crédito, parcelados em muitas vezes e com juros. E assim o mercado fornecedor, as empresas, lucram e se enriquecem em cima dessas pessoas.
	O comércio digital, cresceu e cresce cada vez mais, possibilitando ao consumidor realizar compras em outros estados ou até mesmo em outros países, na comodidade de fazer tudo em sua própria casa com apenas o auxílio de um smartphone ou tablete.
	O mercado virtual tem crescido bastante e muitas pessoas estão preferindo adquirir produtos assim do que pessoalmente, tanto pela comodidade quanto pelo preço mais acessível, pois em uma loja virtual não se há custos relacionado a despesas com funcionários e com o estabelecimento, água, luz e aluguel. Sendo assim as mercadorias disponibilizadas tem em seu preço final um valor abaixo do que das lojas físicas.
	No mercado atualmente a diversas lojas virtuais, dos mais variados produtos e categorias, tudo que você precisa e deseja, seja de uma consulta de preço há produtos exóticos. Isso tudo se deu graças a evolução continua que vem ocorrendo até os dias de hoje.
Perspectivas Mercadológicas do Futuro tecnológico 
	As grandes evoluções das tecnologias móveis e das mídias sociais estão fazendo com que os consumidores tenham uma mudança de hábito e uma mudança na forma de viver. 
	Em um futuro próximo, por exemplo, teremos geladeiras que irão identificar e pedir as mais variedades de gêneros alimentícios que estão em falta na residência, tudo a partir de um relatório, aparelho como “drones” programados irão realizas as entregas dos produtos em casa e realizar as tarefas domesticas. 
 	A partir do que foi dito, entendemos quehaverá uma redução no quadro de funcionários em diversos lugares e ambientes. Esse novo senário construído pelas empresas de tecnologia mudará completamente a realidade dos processos de negócios do ontem, fazendo com que haja a necessidade de competências superiores às que já existem em todos os lugares.
 	Estima-se que até o final de 2018, entre US$ 2 e 3 bilhões em compras serão feitas nos serviços online. No começo as empresas cuidarão dos processos táticos como: receber informações de endereços; informações de cartões de credito e endereços. 	
	A expectativa é que logo depois, as mesmas que tenham serviços online assumam decisões mais complexas, como por exemplo, indicar um jantar e escolher um bom filme sem que o usuário faça o mínimo esforço, apenas utilizando seu histórico de costumes e interesses. 
 
	As empresas digitais estarão em várias plataformas, porém, os dispositivos móveis tradicionais (celulares) ainda continuarão como “o forte” da área mercadológica, até que as novas invenções consigam conquistar a confiança dos usuários e agrada-los com os resultados.
 	Outra perspectiva para o mercado financeiro é que até 2019, os custos de operações empresariais sejam reduzidos em 50%, por meio de serviços industrializados e maquinas inteligentes. 
	Mesmo que os equipamentos não tenham a capacidade de substituir a mão de obra humana, eles desalojarão a ineficiência e acrescentarão uma velocidade gigantesca ás operações de negócios.
 	As necessidades dos usuários por equipamentos e serviços mais rápidos, melhores e mais em conta, disponíveis em qualquer lugar e em qualquer meio de compra, estão alimentando a contínua revolução do mercado tecnológico, que continuará o seu crescimento acelerado por longos anos, fazendo com que a tecnologia não pare de evoluir nunca nem se estabilize e se defina só com o que se tem. 
	Outro exemplo de como o uso da tecnologia vem se tornando bastante comum são as aulas via EAD em faculdades ou cursos, não sendo necessário que haja uma presença física do aluno no ambiente de sala de aula.
	Com a evolução das eras, a área da tecnologia da informação se mostrou em continua disseminação até a atualidade, ela ocasionou uma nova perspectiva dentre das já obtidas do conhecimento e da vida em sociedade, pois se expandiu de uma maneira muito veloz e ampla, ocasionando assim a necessidade de que as pessoas se “adaptem” e “modernizem” ao meio atual. 
	Instrumentos como VOIP, vídeo conferências, internet e todas as suas aplicações (e-mails, páginas, salas de bate-papo, listas de discussão, etc.) tem sido a nova ferramenta de comunicação conhecida, substituindo assim as tradicionais, como: Cartas, telegramas e correspondências, onde se compararmos vamos perceber que houve uma otimização das necessidades pessoais, e o que antes era feito em dias, agora pode ser feito a partir de um simples clique ou toque.
 	Essa mecanização moderna perante ao meio, trouxe seu lado positivo e seu lado negativo, em termo de positividade econômica, podemos destacar que empresas diminuíram os custos mensais de produção e de seus produtos fazendo uso da tecnologia, onde buscaram em várias partes do mundo como exercer seu serviço em condições e meios de trabalho mais produtivos. 
	Outro objeto econômico positivo que podemos destacar, foi o alto índice de empregabilidade em países em desenvolvimento. A busca de mão-de-obra barata e qualificada também contribuiu bastante, pois fez com que muitas empresas abrissem filiais e subsidiarias em países emergentes, gerando assim novos empregos e conhecimento nestes países. 
	Por outro lado, muitos indicam que essa disseminação foi e tem sido algo negativo para a humanidade, pois o que antes era obtido por uma presença física, vem e está sendo cada vez mais substituída por aparelhos e dispositivos, certos hábitos tradicionais têm cada vez mais perdido sua tradição, e a relação pessoal humana atual, se observada e comparada com a de antigamente é totalmente diferente.
	Redes sociais e meio de interação vem e estão substituindo a bela e velha conversa, hoje se quer as pessoas saem e se relacionam, pois se tornou muito mais cômodo ficar em casa e abrir uma chamada de vídeo. 
	Reuniões, decisões e interações tem se tornado cada dia mais comum por meio desses mecanismos, hoje em alguns casos, não se é necessário viajar para outros países e lugares para resolver certos assuntos e pendencias, pois, há a possibilidade de interagir com o próximo por meio desse avanço tecnológico, coisa que em vinte ou trinta anos atrás era impossível de se ter. 
	Para suprir esse crescimento muitas empresas e organizações aumentaram seu investimento e sua visão de mundo, potencializando seus serviços e produtos e assim ocasionando e suprindo a leis de oferta e procura, que a humanidade está adotando cada dia e cada vez mais rápido.
	A tecnologia da informação com toda certeza foi um grande passo evolutivo de nossa humanidade, através dela várias barreiras foram quebradas e déficits foram resolvidos. O homem como um todo, desde de sua criação até os dias atuais, sempre buscou inovar e nunca se satisfez com aquilo que já tinha. Evoluindo ele conseguiu ultrapassar seus limites e interligar-se a novos mundos.
	Medicamentos, transportes e a própria comunicação, tudo melhorou. Atualmente o mundo interligado possibilitou ser conhecido e explorado sem a necessidade de entrar dentro de uma aeronave. A comodidade vem cada vez mais sendo a palavra chave do dialeto das pessoas que tendem a conviver com a tecnologia.
	Novos métodos e meios tendem a possibilitar isso, basta ter posse de um aparelho com acesso à internet que se tornou possível navegar nas mais variadas coisas, seja uma simples consulta ou até mesmo compras de imóveis e bens.
	Essa melhoria e praticidade tem se tornado o novo habito comum das pessoas, e é praticamente impossível não ver ninguém a qualquer hora do dia com um dispositivo tecnológico em mãos, seja trabalhando ou interagindo, sempre haverá alguém utilizando esses recursos, porquê a humanidade se tornou dependente da tecnologia.
	Essa dependência com o passar dos anos tem se tornado muito mais comum e evidente que qualquer outra coisa, as crianças de hoje, já nascem e são acostumadas a interagirem tecnologicamente umas com as outras ou com elas mesmo. Aplicativos e games, tudo vem sendo desenvolvido com a finalidade de prender o ser ao que mais ele necessita e se agrada de acordo com o momento. Cada vez mais as pessoas vêm perdendo o habito da velha e boa conversa pessoal, algo que não deveria acontecer, onde o essencial seria saber dividir o que é real, do meio virtual. 
	A tecnologia em seu desenvolvimento mercadológico tem aberto várias portas em nossa sociedade, para que a mesma fosse inserida em nosso meio, muitos caminhos foram possibilitados, as pessoas precisaram de capacitação e o mercado atendeu essas necessidades, assim foi gerado empregos e capacitações. 
	A possibilidade se uniu a praticidade e atualmente o mundo se tornou muito mais ágil e comunicativo, apesar dos pontos negativos, tudo que foi evoluído até hoje só tem facilitado o convívio das pessoas e aberto novas perspectivas mercadológicas em relação a tecnologia, onde a mesma nunca vai se tornar estável e sempre buscará ser potencializada para suprir as futuras necessidades que apareceram.
TECMUNDO
 – www.tecmundo.com.br/futuro/6157-10-tendencias-tecnologicas-para-os-proximos-anos
- http://www.tecmundo.com.br/carro/102057-fazendo-100-anos-bmw-lanca-conceito-revolucionario-carro-futuro.htm
FABIOBMED 
- www.fabiobmed.com.br/tendencias-tecnologicas
CANALTEC
 – www.canaltec.com.br/noticia/mercado/tendencias-para-o-mercado-de-TI
ARTIGO DE REVISTA VIRTUAL
 - http://super.abril.com.br/ciencia/o-futuro-como-ele-sera-tecnologia
RCCS
- https://rccs.revues.org/3970
Brasil Escola
http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/fisica/energia-eolica-busca-sustentabilidade.htm

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes