Buscar

Trabalho tga Resumo do filme Tempos Modernos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: TGA Docente: Alessandra Carvalho Data: 25/04/2016 
Discente: Cleidson Silva de Jesus
Curso: Administração Turno: Noturno
 Resenha Crítica do filme “Tempos Modernos”
O filme “Tempos Modernos” que se passa no início do século XX, na época da Revolução Industrial, onde a produção artesanal foi substituída pela produção em série, nessa época visavam o aumento da produção, o que sofreu grande mudança já com a entrada das maquinas modernas, queriam reduzir o tempo ocioso dos funcionários, além das maquinas modernas queriam reduzir os períodos de descanso deles para a produção manter se num ritmo constante e que até fosse aumentado, no filme aborda criticamente as principais abordagens do taylorismo.
Chaplin vivia um personagem que era um trabalhador que trabalhava numa indústria seu trabalho era uma rotina muito repetitiva, nas primeiras cenas observamos que a linha de montagem e o invento da máquina alimentadora desenvolvida para eliminar o desperdício de tempos de produção, tinham a finalidade de aumentar a produtividade das organizações focando apenas a realização das tarefas de forma rápida e eficiente, sem se preocupar com as limitações físicas e psicológicas do ser humano, trazendo com isso consequências graves do trabalho do operário, o que acaba provocando no mesmo, lesões por realizar movimentos repetitivos. 
Ao chegar o fim da tarde o gestor aumenta mais a velocidade da produção, de maneira que Carlito personagem vivido por Charles Chaplin acaba indo a loucura pela cansativa e exaustiva jornada de trabalho que eram submetidos. Ele é levado ao hospital para recuperação e ao sair de lá, se depara com as fabricas fechadas devido às greves. Em meio à confusão, acaba confundido como um líder revolucionário por estar com uma bandeira acenando na mão e é preso. Após passar um tempo preso, Chaplin é solto pela polícia por agradecimento, uma vez que ajudou na prisão de uma traficante de cocaína que tentava fugir da prisão, porém Carlitos se recusa a sair da prisão, pois La ele encontrou alimentação e cuidados que naquela época a sociedade era escassa desses cuidados.
 Em outro momento essa mesma visão de do trabalho acarreta problemas ao operário com vimos na cena do novo emprego, onde o ex-operário tinha a tarefa encontrar um pedaço de madeira que fosse parecido com o que ele tinha em suas mãos. Parecia ser uma tarefa tão fácil quanto apertar parafusos, mas trouxe conseqüências desastrosas, pois como era de costume, realizou a tarefa apenas de acordo com a ordem que recebeu do patrão, não utilizou de raciocínio, o que levou o navio para seu desespero deslizar e afundar no lago.
O filme mostra também o aspecto da fome causada pelo desemprego, e pela pouca remuneração financeira dos operários, que na época eram mais remunerados com materiais do que propriamente o dinheiro em espécie, esse situação chega a ocasionar vários furtos de alimentos, ou seja, o sistema se encontrava em uma situação crítica.
Tempos Modernos mostra claramente a mecanização do trabalho e a desconsideração do elemento humano. A organização era vista como uma máquina e o homem era uma peça do mesmo. O Filme nos faz refletir e discutir todo conceito que a teoria científica de Taylor que não foi bem introduzida no filme onde ele tinha como principal referencia os pontos como a boa renumeração dos trabalhadores e incentivos, tinha em sua essência o intuito de aplicar a ciência à administração. Possuía ênfase nas tarefas, buscando a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção. Com o objetivo de garantir uma melhor relação custo/benefício aos sistemas produtivos das empresas da época.
Outro ponto que o filme não deu muita ênfase foi a (ORT) A Organização Racional do Trabalho visava à eliminação de movimentos inúteis, fazendo com que os trabalhadores executassem suas tarefas de forma mais simples e rápida, estabelecendo um tempo médio, a fim de que as atividades fossem feitas em um tempo menor e com qualidade, aumentando a produção de forma eficiente.
O filme nos traz nos tempo de hoje uma excelente critica da forma de trabalho que era exercida no século XX onde a predominância dos trabalhos desorganizado sem nenhuma organização gerava uma produção baixa e muitas sequelas aos operários e um baixo rendimento aos patrões na época.

Outros materiais