Buscar

Estudo dirigido - Sucessões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

�Faculdade de Direito de Sete Lagoas. Reconhecida pelo Decreto nº 74.964 de 25/11/1974. Reconhecimento renovado pela Portaria 928 de 27/03/2002. Av. Marechal Castelo Branco, 2.765 – Santo Antônio. Sete Lagoas – Minas Gerais – CEP: 35.701-242
Disciplina : Direito Civil VI - Sucessões 
Professor : Omar Narciso Goulart Júnior 
Data : 13/11/2013 
Ano/Turma : 8E e 8F
ESTUDO DIRIGIDO
 
Aluno:_____________________________________________________________________________ 
INSTRUÇÕES: 
- O trabalho é individual.
- As perguntas que compõem o estudo dirigido serão entregues aos alunos ao longo do semestre, à medida que a turma avançar no estudo do conteúdo.
- As respostas devem ser redigidas à mão e entregues ao professor na data prevista no Cronograma de Atividades.
- O Cronograma de Atividades prevê a pontuação que será atribuída ao presente trabalho, sendo que a distribuição destes pontos obedecerá às seguintes regras: 
a) O aluno que não entregar as respostas na data marcada receberá nota zero; 
b) O aluno que responder corretamente a todas as perguntas receberá, inicialmente, a totalidade da nota prevista no Cronograma de Atividades. Esta nota, entretanto, estará sujeita a redução, nos termos da alínea seguinte.
c) Durante as aulas serão sorteados alunos para responder, oral e imediatamente, sem possibilidade de consulta a nenhum material, a perguntas referentes a temas já tratados em sala de aula. Frise-se que as perguntas realizadas em sala de aula não serão necessariamente iguais às constantes do Estudo Dirigido, devendo apenas tratar do mesmo conteúdo. Cada resposta errada implicará na perda de 2 pontos da nota final, ainda que a resposta àquela pergunta esteja correta na parte escrita do trabalho. Entretanto, o aluno poderá recuperar estes pontos caso responda corretamente a duas outras perguntas, realizadas em aulas diferentes, ou seja, duas respostas corretas (em aulas diferentes) anulam uma resposta errada; 
d) O aluno que for sorteado e não estiver presente em sala de aula ficará automaticamente selecionado para ser questionado nas aulas seguintes, ficando a critério do professor a escolha da aula em que ocorrerá o questionamento.
- A identificação de cópia em relação às respostas implicará na atribuição de nota ZERO aos respectivos trabalhos, independentemente da identificação do aluno que efetivamente realizou o trabalho e do(s) aluno(s) que copiou(aram).
Defina o Direito das Sucessões.
Defina herança e faça a devida distinção entre meação e herança.
Quem são os sujeitos da sucessão? Identifique cada um deles, fazendo a distinção entre herdeiro e legatário.
Quanto à classificação da sucessão, responda:
Qual a diferença ente sucessão legítima e sucessão testamentária? Responda definindo cada uma delas e indicando como o ordenamento jurídico brasileiro regula estas duas formas de sucessão.
Qual a diferença entre sucessão a título universal e sucessão a título singular? Como é chamado o sujeito que recebe bens em razão de uma sucessão a título universal? Como é chamado o sujeito que recebe bens em razão de uma sucessão a título singular?
Em que momento ocorre a abertura da sucessão de uma pessoa? 
No que diz respeito à titularidade do patrimônio deixado pelo falecido, qual é a consequência da abertura da sucessão? Responda à questão discorrendo sobre o droit saisine (princípio da saisine).
Discorra sobre a consequência do princípio da saisine em relação à administração da herança, indicando como ela é deferida aos herdeiros no momento da abertura da sucessão. 
As dívidas deixadas pelo falecido devem ser pagas? Como? Os sucessores respondem por este pagamento, ou seja, podem ser obrigados a pagar as dívidas deixadas pelo falecido? Discorra sobre o tema indicando a regra legal aplicável.
Antes da morte do sujeito, os seus eventuais sucessores (ou seja, aqueles que seriam os sucessores caso o sujeito tivesse morrido) têm algum direito em relação ao patrimônio do qual ele é titular? Discorra sobre o tema.
É válido o contrato que tenha como objeto a herança de pessoa viva?
Defina capacidade/legitimação para suceder. Qual lei irá disciplinar a capacidade/legitimação para suceder?
No que diz respeito à sucessão legítima, quem tem capacidade para suceder? Indique as regras que disciplinam a questão.
No que diz respeito à sucessão testamentária, quem tem capacidade para suceder? Indique as regras que disciplinam a questão.
Quem são as pessoas que, embora estejam na linha sucessória do autor da herança e tenham capacidade para suceder, não podem ser nomeados herdeiro ou legatário? As disposições testamentárias realizadas a estas pessoas são válidas? Apenas as disposições testamentárias feitas diretamente a estas pessoas são nulas? Discorra sobre o tema.
É válida a disposição testamentária feita ao concubino(a)? E a disposição testamentária realizada ao filho do concubino(a)?
Quais são os atos considerados indignos pelo ordenamento jurídico brasileiro? Discorra sobre cada um deles e indique a regra legal que disciplina a questão. O rol previsto no referido artigo é taxativo ou exemplificativo. Justifique sua resposta.
A prática de um ato indigno por parte do sucessor faz com que ele seja automática e necessariamente excluído da sucessão do ofendido? Discorra sobre o tema indicando a regra legal aplicável.
A decisão judicial que declara a exclusão do indigno tem eficácia “ex tunc” ou “ex nunc”? Qual a consequência deste efeito? Discorra sobre o tema.
Quem tem legitimidade para demandar a exclusão do indigno? Existe algum prazo no qual o legitimado poderá exercer seu direito? Qual? Qual a natureza jurídica deste prazo?
Os descendentes do sucessor excluído da sucessão por indignidade poderão ser prejudicados por esta exclusão? Justifique sua resposta discorrendo sobre o tema e indicando a regra legal aplicável.
No que consiste a reabilitação? Discorra sobre o tema indicando as duas espécies admitidas pelo ordenamento jurídico brasileiro.
Defina “sucessor aparente”. Os atos praticados pelo sucessor aparente são válidos? Justifique sua resposta indicando a regra legal pertinente à espécie.
Como compatibilizar o princípio da saisine com a regra segundo a qual a aceitação é imprescindível para a transferência da herança aos herdeiros?
Quais são as três espécies de aceitação previstas no código civil? Discorra sobre cada uma delas.

Outros materiais