Av1 Antropologia - Avaliação virtual - Acumulação Capitalista
Av1 Antropologia - Avaliação virtual
3 pág.

Av1 Antropologia - Avaliação virtual

Disciplina:Acumulação Capitalista e Desigualdade Social61 materiais645 seguidores
Pré-visualização1 página
1)
A Antropologia é uma ciência que preocupa-se em analisar o homem em sua totalidade. Como em várias outras áreas temos uma subdivisão da disciplina em alguns campos de saber. Considere a citação abaixo e assinale a alternativa da área da antropologia que corresponde a essas características.
"(...) estuda os povos e sociedades que já desapareceram da terra (extintos), isto é, os antepassados do homem contemporâneo e as civilizações extintas. Procura reconstruir a história do desenvolvimento biológico, social e cultural do homem para compreendê-lo na contemporaneidade (neste caso, pode ser chamada de Antropologia Pré-Histórica, a qual trabalha junto com a Arqueologia). Também, debruça-se sobre o estudo do homem a partir das características genéticas (hereditárias), anatômicas e fisiológicas, identificando semelhanças e diferenças biológicas entre os diversos povos e etnias ("raças")." (Webaula1; . p. 3)

Alternativas:
a)a citação acima refere-se à Antropologia social.
b) a citação acima refere-se à Antropologia cultural.
c) a citação acima refere-se à Antropologia Biológica.
d)a citação acima refere-se à Antropologia estrutural.
2)
"Antropologia Social, Cultural e Etnologia: São três subdivisões da Antropologia que se dedicam ao estudo das sociedades contemporâneas e suas especificidades sócio-culturais. Para a formação de vocês, futuros assistentes sociais, é o corpo de conhecimentos produzidos por esses três campos de saber que mais interessa. Então, passaremos a discutir as questões relativas ao homem e à sociedade, principalmente a partir do enfoque da Antropologia Social e Cultural." (Web.Aula p. 4). No que se refere à Antropologia Cultural, o ponto central é o conceito de Cultura. Considere as afirmações abaixo sobre este conceito na Antropologia.
I – O homem age sobre a natureza e se apropria dela de acordo com seus interesses e necessidades.
II – Os homens seguem seu instinto e tem um equipamento natural para sobreviver e tirar o que necessita da natureza.
III – O homem aprende o que precisa no seu cotidiano, podemos dizer, com isso, que o homem age segundo sua tradição.

Alternativas:
a)está correta a afirmação II.
b) estão corretas as afirmações I e II.
c) estão corretas as afirmações II e III.
d) estão corretas as afirmações I e III.
 Alternativa assinalada
3)
"Roque de Barros Laraia, antropólogo bastante reconhecido no Brasil, em seu livro "Cultura: um conceito antropológico" propõe pensarmos a questão da diversidade cultural humana a partir dos seguintes critérios: a cultura é uma forma de condicionar a visão de mundo dos homens e seus comportamentos; ela interfere diretamente no plano biológico humano; cada grupo social desenvolve seus esquemas culturais de modo específico, particular; todas as culturas seguem determinadas lógicas, e, portanto, têm sentido para aqueles indivíduos que dela fazem parte; por fim, a cultura humana, em geral possui um caráter dinâmico, isto é, ela muda com o passar do tempo. (webaula. p. 5)". Assinale a alternativa correta a partir da análise da citação acima:

Alternativas:
a)O corpo biológico do homem é a única coisa que resiste à qualquer ação cultural, a natureza e as relações podem se modificar, o corpo humano não.
b)As culturas seguem determinadas lógicas internas que podem variar, essa diversidade é fruto das diferenças raciais, pois a biologia determina a cultura.
c) é importante considerar o caráter dinâmico da cultura que pode variar com o processo histórico que está inserida. Alternativa assinalada
d) nem toda cultura sofre mudanças, determinadas sociedades permanecem estáticas e não evoluem.
4)
"(...) a construção social dos espaços urbanos é um reflexo das condições materiais, sociais e culturais da vida na contemporaneidade. Então, se torna fundamental levar em conta que as necessidades sociais, assim como os problemas sociais, são resultantes das relações que os homens estabelecem entre si na vida em sociedade (…)" (WebAula. p. 6). Analise as afirmações abaixo a partir da citação acima, e de seus conhecimentos sobre o tema.
I - Podemos entender que a ideia de construção social do espaço urbano indica que são os sujeitos que dão sentido, através de sua ação, ao espaço geográfico que estão inseridos.
II – As necessidades que os homens tem em sua vida social são geradas pela natureza, ou seja, dependem do que a natureza oferece para os indivíduos.
III – são as relações estabelecidas historicamente entre os homens que geram os problemas sociais e as necessidades.

Alternativas:
a) estão corretas as afirmações I e II.
b) estão corretas as afirmações I e III.
c) estão corretas as afirmações II e III.
d)somente a afirmação I está correta.
5)
"Outro aspecto que precisa ser considerado em relação ao tema da desigualdade é a questão racial ou étnica. No mundo todo, amplia-se, cada vez mais, o debate acerca da necessidade de assegurar relações sociais igualitárias, especialmente no que diz respeito ao direito à diversidade étnico-racial e à expressão cultural de cada sociedade ou grupo social. (...)" (Web.Aula. p. 9) Considere as afirmações abaixo sobre o tema e assinale a alternativa correta.
I - As desigualdades raciais e étnicas são de origem social, ou seja, se constituem a partir das relações sociais estabelecidas, pois os indivíduos reproduzem representações sociais sobre a questão.
II - as desigualdades raciais e étnicas são próprias da condição humana, pois essas diferenças se constituem na biologia do copo, sendo inegáveis.
III - no mundo contemporâneo é preciso garantir o direito à diversidade, pois estamos constantemente sob o risco de haver uma imposição de certos valores sociais a grupos que não os reproduzem tradicionalmente.
IV - é interessante notar que temos uma demanda pela garantia do direito a diferença, ao mesmo tempo que também devemos garantir direitos iguais para os indivíduos.

Alternativas:
a)Estão corretas as afirmações I e II.
b)estão corretas as afirmações I, II e III.
c) estão corretas as afirmações I, III e IVinalada
d)estão corretas as afirmações I, II e IV.