Buscar

Introdução ao Direito I - Por Inde Rossato

Prévia do material em texto

Introdução ao Direito I
Universidade de Caxias do Sul – Inde Stefania Girardi Rossato
“Quem se deixa intimidar perante a ideia, também será incapaz de aprender o conceito” - Goethe
Acepções de Direito
Direito enquanto justiça – “Não acho DIREITO matar animais.”
Direito enquanto faculdade – Possibilidade: “Quando uma parte tem o poder de exigir alguma coisa, mas que ela só exigirá se lhe convir, ocorre ai um exemplo de Direito como Faculdade, que em uma definição própria eu diria: Liberdade de escolha.” Fonte: mundodireito.blogspot “Eu tenho dinheiro o suficiente. Portanto, tenho o direito de comprar a joia.”
Direito enquanto ciência – Faculdade.
Direito enquanto conjunto normativo – Normas, como assinar a carteira de trabalho seguindo as normas, as regras, às leis.
O Direito = fato social
“Uma tentativa para realizar, num dado meio social, a ideia de justiça, através de um sistema de normas imperativo-atributivas.” – Georges G.
Fato social: exterioridade, objetividade e coercibilidade.
Estado: manter o bem viver em sociedade
Sociedade: pessoas e seus espaços culturais
Direito objetivo e subjetivo (+ adjetivo)
Objetivo: estabelecido para todos e sobre todos. Vem na maioria das vezes de alguma autoridade. EX.: O direito do consumidor em uso.
Subjetivo: direitos aplicados aos sujeitos em particular (PJ,PF, animais, nascituro,...) EX.: a escolha de usar o direito do consumidor.
Adjetivo: requisitos, forma de aplicar o direito: EX.: ir a determinado órgão, entregar determinada papelada.
Direito natural e positivo
Positivo: direito de posição. Não precisa estar escrito, é uma escolha. EX.: Um contrato sem papéis, um acordo verbal, de posicionamento.
Natural: natureza (essência). Cabe a pessoa pela sua essência. Derivaria de valores que antecedem e constituem o ser humano. EX.: Respeitar a individualidade de outrem.
A Justiça (CONCEITO INICIAL): Inclinação virtuosa para um conjunto de medidas adequadas e suficientes que orientem o indivíduo e a sociedade à felicidade de, sob ideias de honestidade, não-lesividade e atribuindo a cada um o que lhe seja cabível. 
																																																												Virtude bem felicidade
As Disciplinas JurídicasHermann Post “é a exposição sistematizada de todos os fenômenos da vida jurídica e a determinação se suas causas.”.
CIÊNCIA DO DIREITO
FILOSOFIA JURÍDICA
SOCIOLOGIA JURÍDICA
ELEMENTARES
CRIMINALISTICA CRIMINOLOGIA HISTÓRIA DO DIREITO DIREITO COMPARADO ECONOMIA CIENCIA POLÍTICA MEDICINA LEGAL PSICOLOGIA
COMPLEMENTARES																																																																																	 Direito Comparado: O que é e qual a relação com o Direito? 
Método que consiste em estudar paralelamente as regras e os institutos jurídicos comparando-os no tempo ou espaço. Pode contribuir para a teoria jurídica criando categorias e conceitos de aplicação geral. É útil para melhor conhecer e aperfeiçoar o Direito nacional e, finalmente útil para conhecer os povos estrangeiros e melhor estabelecer um regime para as relações da vida internacional.
 Filosofia Jurídica: Investiga os princípios fundamentais do direito como norma, poder, realidade, valor ou conhecimento. Estimula o pensamento
Sociologia Jurídica: tem como objetivo analisar a relação com o direito e a sociedade.
História do Direito: Ciência que pesquisa e estuda os significados de processo de alteração das estruturas jurídicas, penetrando e convivendo com as naturais modificações de ordem política, econômica, cultural de uma sociedade ao longo do tempo. Compreender a história para entender as criações legislativas.
Economia: Ciência Social que estuda como a sociedade administra recursos produtivos escassos.
Ciência Política: Estudo e análise de sistemas de organizações que se liguem ao governo e deve dar segurança, justiça e direitos civis.
Medicina Legal: Coloca os conhecimentos científicos, médicos a disposição do estudo e inúmeros fatos clínicos de interesse jurídico geralmente ligados ao âmbito criminal.
Psicologia: É o estudo sobre o comportamento humano em meios legais. O psicólogo jurídico atua fazendo avaliações psicológicas, contribuindo para políticas preventivas, estudando os efeitos do jurídico sobre a subjetividade do indivíduo.
Criminologia: Segundo Sérgio Salmão “A maior parte dos autores define-a como ciência. É um nome genérico designado a temas estreitamente ligados: o estudo e a explicação da infração legal, os meios formais e informais de que a sociedade se utiliza para lidar com o crime e com atos desviantes; a natureza das posturas com que as vítimas desses crimes serão atendidas pela sociedade, e, por derradeiro, o enfoque sobre o autor desses fatos desviantes.”.
Criminalística: Disciplina que reúne conhecimento e técnicas necessárias a elucidação dos crimes e a descoberta de seus autores mediante a coleta e interpretação dos vestígios e pelas consequências supervenientes.
DIREITO E VERDADES AXIOMÁTICAS
AXIOMA – ponto de partida para o pensamento ou verdade inicial, convenção (escolha).
DIREITO – Construção social, interpretativo. Normativo de conduta que não possui verdade axiomáticas, não existe um axioma.
MORAL x ÉTICA: Moral – incorpora regras sociais determinadas pela sociedade. Ética – Estuda a moral sobre as regras (o pensar)
Normas Técnicas – (precisão, não há discussão) indicam fórmulas do fazer e são apenas meios que irão capacitar o indivíduo a atingir resultados. Não constituem deverem, mas possuem o caráter de imposição. São neutras em relação aos valores, servem para o bem ou para o mal. As normas técnicas são estudadas para que novas descobertas científicas sejam acompanhadas para o avanço tecnológico, ou para orientar na elaboração dos textos legislativos.
Normas Éticas - condutas humanas de reflexão na organização dos grupos.Moral autônoma
Ética superior
Moral social
Moral natural
Moral positiva
NORMAS RELIGIOSAS
NORMAS MORAIS
NORMAS DE TRATO SOCIAL
NORMAS JURÍDICAS
NORMAS RELIGIOSAS – argumentação de validade (axioma): aceitação da divindade. É um fenômeno que aparece em todas as culturas, desde a pré-história até os dias atuais. Cada religião com seus próprios cadernos e mitologias, embora algumas sejam similares, existem sistemas de crença conflitantes e contraditórios. Os elementos das religiões – a maneira como os credos e as práticas se manifestam – são o que o escritor e filósofo britânico Ninian Smart chamou de “dimensões da religião”. O principal objetivo das mesmas é fornecer orientação moral, e seus tabus, mandamentos e preceitos influenciam no modelo social e legal para conviver pacificamente, por eemplo: A liderança espiritual que passou par a classe sacerdotal.
NORMAS DE TRATO SOCIAL – são as norma de convivência; padrões de vida que visam a tranquilidade(estigmas, pré-conceitos) social (ex.: a etiqueta, moda, normas de vizinhança, gentilezas, protocolo, formas de tratamento,...). 
NORMAS MORAIS: padrões de conduta visados a realização pessoal e social do indivíduo. Aristóteles: práticas virtuosas obrigatórias. Maior das virtudes: felicidade, buscar a nossa e a do grupo. 
* Moral natural: adquirimos na percepção da realidade. Senciência: sensação de prazer e de dor, é a moral que captamos dos estímulos externos, é atemporal e impessoal (há qualquer tempo e qualquer pessoa isso ocorre. Ex.: Mão no fogo é errado, queima.
* Moral positiva: posição, tomada de decisões de algumas situações. Consciência e racionalidade. 
Moral autônoma – consciência individual. Ex.: Eu entendo que é errado beber. Independemos de outras opiniões
Ética superior – dos sistemas religiosos, o bem a partir das crenças. Ex.: Sou contra os gays, pois é pecado. Cada religião possui sua ética e consciência do bem sob penas.
Moral social – consciência do bem a partir de critérios de vida em sociedade. Ex.: fumar em locais proibidos. Morais independentes de nossos gostos,mas pensam no bem social.
 
História Árabe – Gustavo Bernardo
http://www.revista.vestibular.uerj.br/coluna/coluna.php?seq_coluna=68
Teoria dos Círculos
TEORIA DOS CÍRCULOS CONCENTRICOS – Jeremy Bentham
O Direito se subordina a moral. Moral>Direito. Direito só existe na moral. Aqui o Direito é moral.
MORAL
DIREITO
		
TEORIA DOS CIRCULOS SECANTES – Claud Dupasquier
As suas se ligam em alguns aspectos. Ex.: É moral dirigir na direita? Sim, porque sim!	
		
															comuns
DIREITO
MORAL
TEORIA DOS CIRCULOS DISTINTOS – Hans Kelsen
Traição é traição, Romance é romance. Entende que o direito é a ciência que trabalha o conjunto de normas. A moral é a inconsciência.DIREITO
MORAL
															
TEORIA DO “MÍNIMO ÉTICO” –Georg Jelinek
Entende que o direito é a menor parcela de preceitos morais necessários ao bem estar da sociedade. 												
 DIREITO
MORAL
	Heterônomo
	Autonomo e hetero.
	Heterônomo
	Individual
		
	DIREITO
	MORAL
	TRATO SOCIAL
	RELIGIÃO
	Bilateral
	Unilateral
	Unilateral
	Unilateral
	Coercível
	Incoercível
	Incoercível
	Incoercível
	Sansão prefixada
	Sansão difusa
	Sansão difusa
	Sansão variável
	Exterioridade*
	Interioridade
	Exterioridade
	interioridade
*Verifica intencionalidade
*Unilateral – Deveres sem direitos; Exteriores – o que tu faz, e não o que tu pensas; Coercível – pode ser obrigado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes