Buscar

Avaliação parcial operações e controle de estoques

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201509017375)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Identificar a demanda é um passo importante para traçar estratégias em qualquer nível do atendimento. Assim, quanto aos diversos tipos de demanda, a demanda que acontece em organizações que trabalham com produtos muito sazonais, ou seja, tem época certa para serem consumidos, é chamada de demanda:
		
	
	Latente
	
	Irregular
	 
	Sazonal
	
	Em declínio
	
	Negativa
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509100300)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O controle de estoque exerce influência direta na rentabilidade da organização. Ele absorve capital que poderia estar sendo aplicado pela empresa. Referente às categorias de custos na administração dos estoques, pode-se afirmar que os Custos de Compras estão associados a todos os custos necessários para manter certa quantidade de mercadorias por um período de tempo; Custos de manutenção de estoques estão associados ao processo de aquisição das quantidades requeridas para reposição do estoque; E os Custos de Falta são aqueles que ocorrem caso haja demanda por itens em falta no estoque.
	
	Nem todos os custos relacionados a estoques aumentam quando se mantém um nível de estoque médio mais alto. O custo que diminui com o aumento do nível de estoques é o custo de falta e por consequência o custo de manutenção dos estoques.
	
	As operações logísticas, quando se integram fortemente e sendo consideradas competências - chave, podem servir como base para obtenção de vantagens estratégicas. Entretanto, somente com a integração entre as áreas da empresa e entre estas e outras empresas, dentro do objetivo dos processos logísticos, levam ao melhor desempenho da logística. Dentre os preceitos que regem essa base integracionista, pode-se destacar que a estrutura organizacional formal é suficiente para garantir o desempenho logístico integrado.
	
	Uma das razões para manter estoques ao longo da cadeia de suprimentos é exatamente melhorar o nível de serviço. Para os clientes esta vantagem pode ser traduzida na disponibilidade imediata de produtos ou em tempos de ressuprimentos pequenos. Já para as empresas significa aumentar os custos de estoque, mas também significa uma redução da vantagem competitiva e aumento nos custos de vendas perdidas.
	 
	Um sistema de recebimento de materiais deve ter, como um de seus requisitos, o gerenciamento global, o qual irá determinar o valor no fluxo da informação; a valorização do trabalho dos clientes externos; o estabelecimento de a racionalização e a agilização, no âmbito operacional, das rotinas e procedimentos, em todos os segmentos do processo; a maior integração com os sistemas envolvidos; o estabelecimento de critérios administrativos mais adequados, para tratamento de pendências; minimização das ocorrências de erros no processamento das informações.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201508688210)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dois parâmetros são utilizados para o entendimento da criticidade de um determinado item em estoque. Um deles é a frequência de ocorrência de falha para aquele item . Assinale a alternativa que apresenta uma característica desse parâmetro que NÃO está relacionada a esse conceito.
		
	
	Alta ou razoavelmente provável
	
	Muito baixa ou extremamente improvável
	 
	Pouco moderada e não ocasional
	
	Moderada ou ocasional
	
	Muito alta ou frequente
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509062824)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O método da análise de classificação ABC é uma ferramenta que auxilia no gerenciamento de estoques, sua construção compreende três fases distintas: I- Elaboração da tabela mestra; II- Construção do gráfico; III- Interpretação do gráfico, com identificação plena de percentuais; IV- Quantidades de itens envolvidos em cada classe, bem como de sua respectiva faixa de valores. A afirmativa está correta em:
		
	
	I e II somente.
	
	I e III somente.
	
	Nenhuma está correta.
	
	II e III somente .
	 
	Todas estão certas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509125459)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entendemos como quantidade de Ressuprimento ou de Reposição:
		
	
	É uma quantidade de material pré-determinada que, ao ser atingida pela ação da demanda, dá origem a uma solicitação de ressuprimento
	 
	Quantidade de material que deve ser adquirida para recompletar o nível de estoque operacional
	
	Quantidade de material que deve ser adquirida para recompletar o nível de estoque mínimo
	
	Parâmetros críticos do controle de estoques, pois, em função dos mesmos, calculamos outros elementos de controle que, em última análise , determinam o nível dos estoques
	
	É uma quantidade pré-determinada de material destinada a evitar ou minimizar os efeitos causados pela variação da demanda ou do tempo de ressuprimento
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509018050)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(TRT - Analista Judiciário- 2010) No almoxarifado de uma empresa prestadora de serviços, um determinado item de estoque é consumido na razão de 100 unidades por mês e o seu tempo de reposição é de 3 meses. Sabendo que o estoque mínimo é de 1 mês do seu consumo, o ponto de pedido será, em unidades:
		
	 
	(C) 400.
	
	(E) 500.
	
	(D) 150.
	
	(A) 300.
	
	(B) 200
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201509017387)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quanto às desvantagens do inventário geral, cita-se, EXCETO:
		
	
	Dificuldade para realizar novas contagens, em caso de divergências
	
	Muitos itens para contar em pouco tempo
	 
	Orientado para divergências e não para ajustes
	
	Difícil coordenação dependendo do número de itens e dos volumes
	
	Falta de credibilidade nos estoques se a periodicidade for longa
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201508699953)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Processo de contagem física de todos os itens de estoque da empresa em uma data pré-fixada, para fins de aferição das informações sobre o estoque.
		
	
	Inventário Rotativo
	 
	Inventário Geral
	
	Inventário Normal
	
	Inventário Periódico
	
	Inventário por Amostragem
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201509052507)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a assertiva correta.
		
	
	O custo do estoque diminui na medida em que se aumenta o número de armazéns, pois é natural que com um maior número de armazéns o nível de estoque total aumente.
	
	Os estoques tem uma independência e são indiretamente proporcionais com os armazéns, que são espaços físicos que preveem grandes investimentos e geram muitos custos.
	 
	Referente ao binômio custo x nível de serviços, deverá sempre haver um equilíbrio nessa relação , ou seja , não adianta ter estoques abarrotados de mercadorias e pretender ter um nível de serviço próximo ou igual a 100 % e ter um custo elevadíssimo para manter essa situação.
	
	Um fator que deve ser sempre levado em consideração é a imobilização de capital que os estoques provocam. Estoques muito grandes imobilizam, proporcionalmente, pequenas somas de capital da empresa.
	
	O custo do transporte aumenta na medida em que são aumentados os estoques e o número de armazéns instalados no sistema.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201508698722)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre as frases a seguir sobre trade-offs, há uma errada. Assinale-a.
		
	 
	Aumentar o nível de serviços reduz os custos logísticos, aumentando as receitas e o lucro. Assim, um trade-off indica o menor nível de serviço.
	
	Os padrões de custos das diferentes atividades de uma empresa frequentemente revelam características de conflito mútuo.
	
	Todos os custos devem ser comparados.Os trade-offs definem como determinados custos podem ser compensado entre si.
	
	Os trade-offs devem ser tratados com o conceito do custo total, uma vez que uma perda pode ser compensada com algum ganho.
	
	Trade-off pode ser definido como o ponto de equilíbrio entre os custos, de forma a se obter algum benefício para a empresa.

Outros materiais