Buscar

VÍRUS microbiologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Virus
Um vírus é um pequeno aglomerado de moléculas e macromoléculas, de composição relativamente simples.
- São acelulares
- São parasitas obrigatórios - capaz de se multiplicar (reproduzir) somente no interior de células vivas de animais, plantas ou bactérias 
*
*
- só possuem um tipo de ácido nucleico (RNA ou DNA);
Não possuem enzimas para o metabolismo energético;
Não possuem ribossomos
São capazes de infectar plantas e invertebrados (vetores), seu único meio de entrada na célula é através de ferimentos
*
*
COMPONENTES DOS VÍRUS
Genoma: é o conjunto de informações genéticas de um vírus, codificado pelo ácido nucléico;
Capsídio: capa protéica que envolve o genoma viral, formada por subunidades de proteína;
*
*
Capsômero: subunidades do capsídeo;
Nucleocapsídeo: conjunto formado pelo genoma mais capsídeo;
Envelope: membrana que envolve o nucleocapsídeo em alguns tipos de vírus (os vírus podem ter ou não o envelope);
Alguns vírus, denominados envelopados, possuem um envelope formado por membrana lipoprotéica envolvendo o nucleocapsídeo. Os lipídeos do envelope são retirados da célula hospedeira e as proteínas são virais. 
*
*
Em relação aos níveis de organização, os vírus estão apenas ao nível molecular, sendo que muitos autores só os consideram seres vivos quando estão se reproduzindo, pois não têm metabolismo próprio. Por esta razão são parasitas intracelulares obrigatórios, isto é, dependem do equipamento bioquímico de outro organismo para poderem reproduzir-se.
*
*
Os Vírus são muito pequenos para serem observados em um microscópio comum. As diferentes formas virais possuem morfologia típica, podendo ser icosaédricos ou helicoidais.
*
*
*
*
O material genético do vírus é envolto por um envoltório formado de proteínas denominado Capsídio
Função do capsídeo:
Protege os ácidos nucleicos virais da digestão feita por certas enzimas (nucleases);
Acoplar com certos sítios receptores na superfície da célula hospedeira;
Penetrar na sua membrana
Injetar o ácido nucleico infeccioso no interior da célula
*
*
Muitos vírus possuem ainda uma membrana lipoproteica envolvendo o capsídio, envelope. 
O envelope facilita a interação do vírus com a membrana citoplasmática e aumenta a proteção do vírus contra o sistema de defesa do organismo.
*
*
Quando a partícula viral está fora da célula hospedeira, é chamado de vírion. Cada espécie de vírus apresenta vírion de formatos diferentes
*
*
Vírus = toxina ou veneno (latim)
Poucos anos antes de 1900, dois cientistas (o russo D.I. Ivanovsky e o alemão Beijerink) descobriram que uma doença comum às folhas do tabaco era transmitida por um "agente de infecção", hoje conhecido como "vírus mosaico do tabaco". 
Eles perceberam que este agente era menor do que uma bactéria e que, se isolado, não se reproduzia e não era visível no microscópio ótico. 
*
*
Alguns anos mais tarde, o inglês F.W. Twort chegou a conclusões parecidas estudando outro agente, que era capaz de infectar bactérias e, por isso, chamado de bacteriofage (comedor de bactérias). 
Vários outros cientistas encontraram relações entre moléstias comuns aos humanos e outros seres vivos com determinados agentes que possuíam as características observadas por Ivanovsky e Beijerink. Logo, a comunidade científica aprendeu a fazer culturas de viroses, em células, e usar esta técnica para a preparação de vacinas – formulações usadas para promover a imunidade biológica ao agente, tal como a poliomelite.
*
*
 Bacteriófago : Esse vírus (Bacteriófago T4), se reproduz em certas linhagens de bactéria Escherichia coli. 
Ao entrar em contato com a bactéria, adere à parede celular por meio de certas proteínas presentes nas fibras de sua cauda. Na cauda desse vírus, estão presentes também enzimas que são capazes de digerir e perfurar a parede da célula bacteriana. O DNA do bacteriófago é injetado no citoplasma celular. Os genes do vírus são transcritos em moléculas de RNA e traduzidos em proteínas virais. Isso ocorre por que a célula não diferencia os genes do invasor de seus próprios genes. Em poucos minutos, a bactéria está totalmente controlada pelo bacteriófago. O passo seguinte será a produção de proteínas que constituirão as cabeças e caudas dos novos vírus. Depois, as cabeças e caudas se agregam ao DNA formando vírions completos.Cerca de 30 minutos após a entrada de um único vírus, a célula já está repleta de partículas virais. Nesse momento, são produzidas enzimas que iniciam a destruição ou lise (do grego lysys, destruição) da parede bacteriana, que arrebenta e libera centenas de vírions maduros que podem reiniciar o ciclo. 
*
*
*
*
*
*
1) Vírus bacteriófago
1) Adesão ou absorção: vírus se fixa à bactéria. 
2) Entrada: Somente 
o DNA é injetado 
na bactéria
3) Controle de 
metabolismo: união do DNA do vírus ao da bactéria. DNA viral assume comando, ocorrendo duplicação de DNA viral sucessivas à custa de substâncias da bactéria.
4) Montagem de novos vírus: ribossomos bacterianos efetuam síntese de proteínas virais. 
Agrupamento de proteínas e material genético virais  novos vírus.
*
*
*
*
Reprodução
Envolve dois aspectos: a duplicação do material genético viral e a síntese das proteínas do capsídeo. O vírus entra na célula hospedeira, inibe o funcionamento do material genético da célula infectada e passa a comandar as sínteses de proteína.
(um único vírus é capaz de originar. em cerca de 20 minutos, centenas de novos vírus.) 
*
*
Vírus causam doenças em plantas e em animais, incluindo o homem. Exemplos de doenças humanas comuns por vírus são o sarampo, a varíola e diversos tipos de gripe.  .
*
*
Doenças
Ler tabelas de doenças
*
*
Na maioria dos vírus, a própria célula hospedeira, por um processo que lembra a fagocitose, introduz o vírus no seu interior.
*
*
Especificidade viral
Um tipo de vírus ataca apenas determinados tipos de células, por que o vírus só consegue infectar a célula que tiver em sua membrana substâncias às quais ele possa se ligar. 
Ex.: o vírus da Rubéola já consegue infectar um maior número de tecidos humanos
*
*
Ciclo de infecção
Lisogênico: O DNA se incorpora ao DNA da célula hospedeira que continua a se reproduzir, ou seja, não há interferência do vírus no metabolismo da célula hospedeira (“célula saudável”).
Sintomas causados por um vírus que se reproduz através desta maneira, em um organismo multicelular podem demorar a aparecer. Doenças causadas por vírus lisogênico tendem a ser incuráveis. Alguns exemplos incluem a AIDS e herpes.
*
*
Lítico: O DNA viral passa a comandar o metabolismo da célula hospedeira e a faz várias cópias que se transcrevem em RNAm virais. Com essa reprodução exagerada ocorre uma lise (destruição) na célula liberando os novos vírus que podem infectar outras células e assim sucessivamente
*
*
*
*
Vírus de animal
A maior diversidade de formas, tamanhos e estratégias genéticas e reprodutivas encontra-se nos vírus que infectam células animais. 
 Existem vírus de animais de DNA ou de RNA, envelopados ou não. 
*
*
 A maior parte desses vírus penetra com a cápsula e o ácido nucléico, Se o vírus for envelopado, o envelope incorpora-se à membrana plasmática da célula hospedeira e apenas o nucleocapsídeo penetra. No interior dessa célula, o capsídeo rompe-se, liberando o ácido nucléico, podendo iniciar um ciclo do tipo lítico ou do tipo lisogênico. Iniciando-se um ciclo do tipo lítico, as seguintes situações podem ocorrer, dependendo do tipo de ácido nucléico do vírus:
*
*
1º) Quando o ácido nucléico é o DNA, o processo de transcrição em moléculas de RNA é o tradicionalmente conhecido para os seres vivos, ou seja, o DNA é tomado como molde para a síntese de várias moléculas
de RNA. É o caso dos vírus da varíola, do herpes, do adenovírus, da hepatite.
*
*
2º) Quando o ácido nucléico é o RNA, duas situações podem ocorrer, dependendo do tipo de vírus:
a) o RNA é transcrito em várias outras moléculas de RNA, que passarão a comandar a síntese protéica. É o caso dos vírus da gripe, da raiva, da encefalite e da poliomielite.
*
*
b) Retrovírus
Seu material hereditário é o RNA e sua principal característica é a presença da enzima transcriptase reversa, capaz de produzir moléculas de DNA a partir de RNA= retrotranscrição
Ex.: HIV (Human Immunodeficiency Virus)- vírus da AIDS
*
*
Vírus que possuem DNA fazem o processo de transcrição (passagem do DNA para RNA) e só depois a tradução = adenovírus
Adenovírus
Responsáveis por infecções respiratórias, conjuntivites infecções urinárias e gastroenterites.
 Responsáveis por 15% dos surtos de gastroenterites no mundo.
*
*
O DNA viral entra no núcleo da célula hospedeira
O vírus tem replicação citoplasmática
*
*
Dentre as principais viroses, podemos destacar:
- Aids
- Catapora
- Caxumba
- Dengue
- Febre amarela
- Gripe
- Poliomielite
- Raiva
- Rubéola
- Sarampo
- Varíola
*
*
vira-cabeça do tomateiro
Mosaico-do-fumo
Viroses em plantas
*
*
DOENÇA: Amarelo Letal do Mamoeiro
PATÓGENO: Papaya lethal yellowing virus
*
*
vírus do mosaico dourado
*
*
Fim
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais