Buscar

Questões respondidas de fisiologia -Sistema digestório.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões de fisiologia veterinária-Sistema digestório 
1-Explique o mecanismo de esvaziamento gástrico em cães.
O sistema gastrointestinal é controlado pelo SNA, SNE e sistema endócrino, podendo ser dividido em 3 fases:Fase cefálica:ao visualizar o alimento, sentir seu cheiro, o SNA parassimpático entra em ação liberando estímulos que atuarão no inicio da contração gastrointestinal.
Fase gástrica:após o alimento ser triturado e misturado à saliva é formado o bolo alimentar.Esse ao chegar no estomago, o qual está Tb sob ação do SNE que promove estímulos nas glândulas para secreção do muco, gastrina(aumenta a produção de HCL e promove o relaxamento do fundo para a acomodação do alimento),estímulos para a motilidade do corpo(mistura do alimento e quebra de partículas grandes)e do antro pilórico(direciona o bolo alimentar para o duodeno e retorna grandes partículas para serem quebradas).
Fase intestinal:ondas peristálticas direcionam o alimento para o intestino.Há o reflexo enterogástrico, no qual o aumento da pressão osmótica, a presença de proteínas e lipídeos (difícil degradação) que estimula a secreção de colecistoquinina e o aumento de acidez leva a secreção de secretina e todos promoverão a inibição da motilidade.Além disso a *secretina inibe a liberação de gastrina e a colescistoquinina que compete com o receptor da gastrina, *inibindo assim o suco gástrico.
2-Explique o controle da secreção salivar, a composição e as funções da secreção salivar em cães. A secreção salivar é controlada pelo SNA e parassimpático, por meio de um arco reflexo com a presença do alimento na boca ou no estômago e pelo estímulo dos sentidos e por neurotransmissores como acetilcolina que estimula a secreção.A saliva é composta de muco, água, enzimas(alfa amilase em suínos e lípase em lactantes como bezerros), bicarbonato e uréia em ruminantes.O bicarbonato de sódio e o fosfato possui uma função de tampão no estomago ou no rúmen, é formado através da reação entre moléculas de H2O e CO2 com ação da anidrasecarbonica.O muco serve para aglutinar e lubrificar (para deglutição) o alimento, ele é sintetizado e armazenado em vesículas, sendo liberado por exocitose. A uréia atua como bactericida. A alfa amilase quebra o amido e a lípase quebra os lipídeos. Além disso, a saliva tem função de facilitar a mastigação e deglutição para herbívoros, termorregulação em cães.
3-Explique a digestão, a absorção e o metabolismo após a absorção de proteína em vacas leiteiras. A digestão se inicia no rúmen por meio das bactérias anaeróbicas que possuem as enzimas proteases que quebrarão as proteínas em peptídeos curtos e AA que serão utilizados para a produção de AA e proteínas próprias dos microrganismos ou serão convertidos em amônia e AGVs. Essa amônia pode ser usada pelos próprios microrganismos na produção de seus AA e as proteínas, já os AGVs são absorvidos pela corrente sanguineo e chegarão no fígado onde serão convertidos em glicose. Os próprios microrganismos são levados do rúmen para o omaso , abomaso(pepsina) e intestino delgado(outras enzimas) onde serão digeridos e servirão de síntese proteica para os ruminantes.Lembrando que com a degradação dos AA no fígado, temos como subproduto a uréia que retorna ao rúmen pela corrente sanguínea ou saliva a fim de fornecer nitrogênio adicional para a produção de proteínas dos microrganismos.
4-Explique o controle da secreção e as funções do cortisol em cães.
O cortisol é liberado pela suprarrenal e é sintetizado a partir do do colesterol. Quando o cortisol cai no sangue ele tem efeitos gerais e metabólicos. Os efeitos gerais estão ligados aos processos inflamatórios, defeitos imunes, já os efeitos metálicos disponibiliza glicose quando necessário, mobiliza AA e um efeito metabólico desfavorável é que ele mobiliza o tórax. Então o animal irá liberar cortisol em processos inflamatórios, cirúrgicos e Tb como quando o eixo hipotálamo-hipofise perceber uma possibilidade de lesão ou estresse. Esse estresse faz com que o animal libere o fator de liberação de corticotropina(TRH) que vai para a adeno hipófise e libera o hormônio adrenocorticotrófico(ACTH), este, ao chegar à cortical libera o cortisol.A concentração do cortisol daz um feedback negativo para manter os níveis de cortisol circulante.
5-Explique o controle da secreção e as funções do hormônio do crescimento em bovinos.
O controle do GH está no eixo hipotálamo-hipofise, pois ele vai ser liberado somente depois que o hipotálamo detectar a situação nutricional do animal, pois deve haver nutrientes disponíveis para que o hipotálamo libere um hormônio de crescimento.A liberação do GH está condicionado à gelina, que é produzida pela região pilórica do estômago e só é produzida após o jejum.O hormônio de crescimento/GH/somatotrófico é liberado após o desjejum. Após um jejum, ao retornar à alimentação, grelina é liberada e atua no hipotálamo, fazendo com que ele libere o fator de liberação do hormônio de crescimento. Os efeitos desse hormônio são o crescimento ósseo , crescimento dos pelos,glândulas mamarias e órgãos. Os efeitos metabólicos são a produção de somatomedina e a somatostatina inibe a liberação do GH.
6-Explique o mecanismo e o controle da secreção gástrica em suínos.
A secreção gástrica é regulada centralmente bem como reflexamente por receptores químicos e mecânicos no estômago e duodeno.A secreção gástrica apresenta três fases:Fase cefálica: resultado da estimulação central como a visão, o odor ou sabor dos alimentos e a mastigação ou deglutição. Nesta fase há o controle pelo SNA, no qual o parassimpático estimula através de acetilcolina e o simpático diminui a secreção gástrica através da noroadrenalina.Fase gástrica:ocorre como resultado da presença do alimento no estômag.Nesta fase, tanto a gastrina como a ACH estimulam as células parietais a secretarem o íon H. Fase intestinal:começa quando os alimentos penetram no duodeno. O SNE faz uma inibição da secreção gástrica. Ocorre o estímulo da gastrina, que é o hormônio liberado pela região pilórica para aumentar a secreção gástrica e a colecistocinina. 
7-Explique o controle do nível sérico de glicose em suínos.
8-Explique a digestão, absorção e o metabolismo após a absorção de carboidratos em bovinos de corte.
Os carboidratos podem ser adquiridos pela ingestão de farelo ou de grama. No farelo encontramos o amido que é quebrado em dissacarídeo pelas enzimas alfa amilases, presentes no rúmen, na mucosa do intestino encontraremos outras enzimas que gerarão como produto final a glicose a qual é absorvida no intestino. Já nas gramas encontramos a celulose para a qual não se encontra enzimas nos animais,precisando de microrganismos presentes no rúmen e no ceco .Essas bactérias possuem beta amilase em sua superfície que converte a celulase em glicose não imediatamente disponível para o ruminante. Ao invés disso é absorvida pelo microrganismo que converte em ácidos graxos voláteis,esses serão absorvidos pela corrente sanguínea e convertidos em glicose no fígado.
9-Explique a composição, as funções e o controle da secreção pancreática em eqüinos.
O pâncreas é tanto uma glândula endócrina como exócrina. Na sua porção exócrina é secretado o suco pancreático no duodeno que é composta de bicarbonato e enzimas (amilase, lípase, carboxipeptidase). O primeiro tem como função o tamponamento do conteúdo ácido que chegou do estomago e o segundo a quebra de lipídeos, carboidratos e proteínas. O controle é realizado por 3 mecanismos:1°Secretina: estimulada pela presença da acidez, atua no pâncreas para a secreção de mais bicarbonato.2°Colecistoquinina:controla a produção de enzimas pelo pâncreas.3° Acetilcolina: estimula a secreção pancreática após a distensão fúndica.
10-Explique o controle da liberação, o mecanismo de ação e os efeitos do hormônio de crescimento em vacas em lactação.
11-Explique o mecanismo e o controle do esvaziamento gástrico em cães.
12-Explique o controle, a composição e a função da secreção pancreática em suínos.
13-Explique a digestão de carboidratosem bovinos.
14-Explique o controle da liberação e as funções do cortisol em cães.
15-Explique o controle da liberação e as funções do paratormônio em aves.
O paratormônio é secretado pelas paratireóides.Esse hormônio regula os níveis de cálcio no sangue. Existem dois mecanismos de ação do paratormônio, um a curto e outro a longo prazo. Quando os níveis de cálcio no sangue estão abaixo do ideal, o paratormônio age fazendo com que os osteócitos aumentem o transporte ativo de cálcio para o sangue. Esse mecanismo de retirada de cálcio dos ossos é um mecanismo a curto prazo. O fosfato é eliminado, evitando que se precipite com o cálcio em locais indesejados. O mecanismo a longo prazo consiste em aumentar a reabsorção de cálcio pleos rins e pelo intestino, sendo a reabsorção de cálcio pelo intestino auxiliada pela vitamina D. Quando os níveis de cálcio no sangue voltam ao normal a paratireóide para de secretar e reduz a secreção do paratormônio
16-Explique o controle da motilidade no intestino grosso de suínos.
A gastrina e a CKK estimulam as contrações do músculo liso do cólon e a secretina inibe tais contrações. A atividade das ondas lentas no cólon e desta forma a diração e a força de contração diferem daquelas do intestino delgado. O gradiente de freqüência das ondas lentas é o inverso daquelas no intestino delgado.
17-Explique o controle e a secreção gástrica em cães.
18-Explique a digestão de proteínas em ovinos.
19-Explique o controle da liberação e as funções do hormônio do crescimento em bovinos de leite.
20-Explique o controle da liberação e as funções da insulina em gatos.
A insulina é uma proteína produzida no pâncreas , nas ilhotas de Langherans, quando presente na circulação ela tem o efeito geral de atuar na transcrição de DNA, atua no desenvolvimento do tecido, no desenvolvimento corpóreo e por isso é importante atuar junto ao hormônio do crescimento. A insulina controla a glicemia, pois comanda a entrada de glicose na célula, logo, será liberada quando houver glicemia, ou seja, aumento de glicose no sangue. A insulina tem uma atuação em todos os tecidos, principalmente no fígado porque leva a estimular o armazenamento de glicose na forma de glicogênio. Esse glicogênio, numa atuação de alta demanda metabólica ou baixa de demanda genética, ele passa a ser clivado na forma de glicose e é liberado.A insulina inativa uma serie de enzimas hepáticas, uma delas é a fosforilase hepática, que faz a fosforilação do glicogênio, impedindo assim que ele seja armazenado. Além disso, a insulina aumenta a atividade da glicoaminase, que favorece a captação de glicose.A insulina tem o aumento da secreção após a alimentação devido ao aumento da glicose. Grande parte dessa glicose é usada como fonte energética inicial em atividades físicas. A insulina Tb é responsável pelo armazenamento do triglicerídeo em um local adequado, no caso, nas células adiposas, pois é a insulina que garante que o triglicerídeo não volte para a glicose. Este armazenamento nas células adiposas é uma forma de reversa de energia além de ser um mecanismo que tire o triglicerídeo da circulação.

Outros materiais