Buscar

atv1 Psicologia

Prévia do material em texto

Questão 1:
Nota: Não gerada
Você estudou que não existe apenas um paradigma teórico, muito menos uma teoria da Psicologia e sim, diversos paradigmas teóricos e para cada um desses, diversas teorias. Pode afirmar que segundo uma determinada corrente teórica, a mente humana é como um complexo processador de informações, cujos produtos são pensamentos, sentimentos, linguagem, motivação, armazenamento de memórias, formação de conhecimentos, formas de atenção, execução de comportamentos motores etc.. Estamos tratando da(o): 
Alternativas
1 - Psicologia Humanista
2 - Behaviorismo
3 - Psicanálise
4 - Psicologia Histórico-Cultural
5 - Psicologia Cognitiva
Sua resposta
Sem resposta
�
Questão 2:
Nota: Não gerada
A Psicologia do Desenvolvimento é um dos campos de estudo e pesquisa que dá sustentação para estudos e pesquisas em Psicologia da Educação. O Desenvolvimento Humano, foco de nossa disciplina, é causado:
Alternativas
1 - Apenas por fatores maturacionais orgânicos determinados pela programação biológica do ser humano.
2 - Apenas por fatores empíricos (ambientais) que possibilitam ao ser humano viver experiências causadoras de mudanças (aprendizagem).
3 - Por fatores maturacionais orgânicos determinados pela programação biológica do ser humano e por fatores empíricos (ambientais) que possibilitam ao ser humano viver experiências causadoras de mudanças (aprendizagem).
4 - Restritamente por fatores econômicos relacionados ao equilíbrio de balanças comerciais e bolsas de valores.
5 - Apenas pelos avanços tecnológicos e industriais que garantem boa qualidade de vida para toda população.
Sua resposta
Sem resposta
�
Questão 3:
Nota: Não gerada
Em nossa aula sobre Desenvolvimento Psicossexual segundo Freud, dissemos que a estrutura da personalidade é formada por Id, Ego e Superego. O modo como somos educados nas diferentes fases do desenvolvimento da personalidade afeta esta estrutura. A função do Superego seria:
Alternativas
1 - Equilibrar as pressões do Id e do Ego, cedendo um pouco para um e um pouco para o outro.
2 - Reprimir os impulsos do Id, uma vez que o Superego á a parte de nossa personalidade formada por leis, regras e normas sociais morais da cultura.
3 - Manter a auto-estima da pessoa, tornando o Ego um Superego.
4 - Manifestar impulsos dirigidos a objetos de desejo, sendo a fonte da motivação humana para a vida, para o prazer.
5 - Superar conflitos, ou seja, nos trazer alívio para os conflitos de consciência que nos torturam.
Sua resposta
Sem resposta
�
Questão 4:
Nota: Não gerada
Entre os 3 e os 5 anos de idade a criança passaria, segundo Freud, pelo estágio ou fase Fálica, quando deve ocorrer a famosa resolução do Complexo de Édipo. A excessiva repressão sofrida pelos meninos quando passam por esta fase:
Alternativas
1 - Pode gerar medo da castração e consequentes sentimentos de culpa que podem acompanhar as pessoas em seu desenvolvimento.
2 - Pode gerar vergonha daquilo que produz, pois a repressão se dá na fase em que estão aprendendo a controlar os esfíncteres. (fase anal)
3 - Pode gerar compulsão por levar coisas à boca e sentimentos de dependência para com as pessoas.
4 - Nada pode gerar como impacto em sua personalidade, uma vez que aos 3 anos de idade já temos nossa personalidade completamente formada
5 - Pode gerar transtornos mentais como esquizofrenia, depressão e TDAH já aos 3 anos de idade.
Sua resposta
Sem resposta
�
Questão 5:
Nota: Não gerada
A Reversibilidade é a característica fundamental que possibilita o pensamento lógico, aliás, pensamento lógico é pensamento reversível, segundo Piaget. Marque a alternativa que aponta o estádio do desenvolvimento cognitivo em que se inicia a Reversibilidade e a sua definição correta:
Alternativas
1 - Estádio Pré-Operatório. Reversibilidade é a impossibilidade de conservar as transformações entre um momento e outro da realidade.
2 - Estádio Operatório-Concreto. Reversibilidade é a capacidade de reverter mentalmente um processo de transformação já ocorrido até o seu momento inicial, anulando assim a ação interiorizada.
3 - Estádio Sensório-Motor. Reversibilidade é a habilidade que a criança tem de imprimir ritmos de ida e volta ao movimentar objetos como brinquedos, por exemplo.
4 - Estádio Operatório-Formal. Reversibilidade é a capacidade do adolescente de transformar o pensamento do adulto em um ponto contraditório, graças à flexibilidade cognitiva que tem.
5 - Estádio Operatório-Concreto. Reversibilidade é a impossibilidade de conservar as transformações entre um momento e outro da realidade.
Sua resposta
Sem resposta

Outros materiais

Perguntas Recentes