Buscar

questionário demostração contábil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)Com relação à apuração de resultado, analise as afirmativas que se seguem e assinale a resposta correta. I - Apurar o resultado do exercício consiste em verificar, por meio das contas de resultado, se a movimentação do patrimônio da empresa apresentou lucro ou prejuízo durante o exercício social. // II - A situação líquida desfavorável ocorre quando despesas > receitas. // III - Quando o ativo supera o passivo com terceiros, temos o lucro como resultado do exercício.
Somente a alternativa I está correta
2)Escolha a alternativa que contém apenas contas de Passivo:
Fornecedores, Salários a pagar e Impostos a pagar.
3)O encerramento de todas as contas de receitas e despesas tem por finalidade a determinação:
Do resultado do Exercício
4)Os subgrupos do Ativo e Passivo representados no Balanço Patrimonial são:
Ativo Circulante, Ativo Não Circulante, Passivo Circulante, Passivo Não Circulante e Patrimônio Líquido.
5)A Estrutura Conceitual Básica, citada pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), estabelece os conceitos que fundamentam a preparação e a apresentação das Demonstrações Contábeis destinadas a usuários externos, e tem como finalidade:
Dar suporte aos responsáveis pela elaboração das Demonstrações Contábeis na aplicação dos Pronunciamentos Técnicos e no tratamento de assuntos que ainda não tiverem sido objeto de Pronunciamentos Técnicos
6)Podemos identificar que caracteriza a situação patrimonial de "Passivo a descoberto", a inexistência de:
capital próprio.
7)______________ são esclarecimentos que visam complementar as demonstrações financeiras e informar os critérios contábeis utilizados pela empresa, a composição dos saldos de determinadas contas, os métodos de depreciação, os principais critérios de avaliação dos elementos patrimonais:
Notas Explicativas
8)O Passivo é um grupo das contas que compõe o seguinte demonstrativo:
Balanço Patrimonial
9)No que se refere ao critério de registro dos Passivos, podemos afirmar que os valores evidenciados em Exigibilidades devem atender, de forma geral, a que orientação técnica?
Devem ser registrados pelo valores conhecidos ou calculáveis para as obrigações, encargos e riscos, incluindo o Imposto de Renda e dividendos obrigatórios propostos. Para certos instrumentos financeiros, como a maioria dos empréstimos e financiamentos sujeitos a atualização monetária ou pagáveis em moeda estrangeira, pelos valores atualizados até a data do Balanço e ajustados por demais encargos, como juros (custo amortizado). Para outros instrumentos financeiros, pelo valor justo.
10)Os critérios de avaliação do Ativo e de registro do Passivo são aplicados em função de que regime:
Regime de Competência do Exercício.
11) ________________ é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos. Origem de recursos financiados por terceiros. Representa as obrigações assumidas pela entidade que exigirão desembolso de recursos no futuro.
Passivo
12) A Contabilidade é a linguagem dos negócios, mede os resultados das empresas, avalia o desempenho dos negócios, dando diretrizes para tomadas de decisões a seus diversos usuários. Dentre os usuários, temos os __________ que utilizam as informações geradas pela contabilidade para aprovar empréstimos e limites de crédito
Bancos
13) No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupem de modo a facilitar _____________________.
o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa
14) ____________ é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade. Aplicação de recursos da qual se espera geração de benefícios econômicos futuros. Representa, de forma estática, os bens e direitos da entidade expressos em moeda.
Ativo
15) As contas contábeis são classificadas de acordo com:
O grau de liquidez, para as contas de ativo, e o grau de exigibilidade, para as contas de passivo.
16) Aumenta o Patrimônio Líquido
recebimento de duplicatas com juros
17)Dentre as opções abaixo escolha a que represente aumento do Patrimônio Líquido
Recebimento de duplicata com juros por atraso
18) O Passivo é um grupo das contas que compõe o seguinte demonstrativo:
Balanço Patrimonial
19) No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupem de modo a facilitar _____________________.
o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.
20) A Lei 6.404/76, das Sociedades Anônimas, com as alterações das Leis 11.638/07 e 11.941/09 determina que os elementos do passivo que devem ser avaliados a valor presente no balanço são as(os)
Obrigações, encargos e os riscos conhecidos classificados no passivo não circulante
21) DE ACORDO COM O EVIDENCIADO NA DFC O RESULTADO ECONÔMICO PODE SER DIFERENTE DO RESULTADO FINANCEIRO EM DETERMINADA EMPRESA, OU SEJA, UMA EMPRESA QUE TEVE LUCRO NA DRE, PODE APRESENTAR PREJUÍZO NA DFC.
SIM, POIS NÃO NECESSARIAMENTE OS VALORES OBSERVADOS NA DRE FORAM RECEBIDOS, COMO, POR EXEMPLO, O CASO DOS CLIENTES, O QUE NÃO GERA FLUXO FINANCEIRO NAS ENTIDADES
22) Relatório contábil que evidencia como é distribuída a riqueza gerada pela empresa
Demonstração do Valor Adicionado
23) As receitas e as despesas deverão influenciar na apuração do resultado do período em que efetivamente ocorrerem, independentemente da época do recebimento ou pagamento. Qual a regra contábil essa afirmação representa?
Competência
24) Os aumentos ou ingressos de benefícios econômicos durante o período contábil, proveniente das atividades normais de uma entidade, que resultam no aumento do patrimônio líquido, mas não sejam provenientes de aportes de capital pelos proprietários da entidade¿, representam o conceito de
Receita
25) Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos. Assim, é correto afirmar que são contas de passivo, apenas:
Adiantamento de clientes, fornecedores e impostos a recolher
26) As subvenções para investimentos, mediante a redução dos impostos incidentes nas operações de vendas, recebidas do poder público devem ser registradas, quando atenderem aos requisitos para o seu reconhecimento, em conta de
Receita operacional
27) Nos sistemas contábeis das empresas, as contas podem ser classificadas em: contas patrimoniais e contas de resultado. Observe as contas a seguir. i. Receitas financeiras ii. Receitas Antecipadas iii. Despesas Antecipadas iv. Despesas Financeiras v. Empréstimos vi. Aplicações Financeiras vii. Adiantamento a Fornecedores viii. Adiantamentos de Clientes São contas patrimoniais APENAS as apresentadas em
ii, iii, v, vi, vii e viii
28) Marque a alternativa relacionada ao seguinte conceito: "...decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da saída de recursos ou da redução de ativos ou assunção de passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com distribuições aos detentores dos instrumentos patrimoniais".
Despesas
29) De acordo com a Lei 11.638/07, o saldo das reservas de lucros, exceto as reservas para contingências, de incentivos fiscais e de lucros a realizar, NÃO poderá ultrapassar o montante do(a):
Capital Social
30) Recursos controlados pela entidade como resultado de eventos correntes ou passados e dos quais se espera que benefícios econômicos futuros fluam para a entidade caracterizam o (a)
Ativo
31) O relatório contábil que evidencia a movimentação ocorrida no exercício social nos diversos valores que compõem o patrimônio líquido é:
Demonstração das mutações do patrimônio líquido
32) Quanto ao capital de terceiros, presente no Balanço Patrimonial de uma entidade, é VERDADEIRO afirmar que
representa fonte de recursos obtidapelo somatório do passivo circulante com o passivo não circulante.
33) As reservas para contingências têm a finalidade de compensar, em exercício futuro, a diminuição do lucrosdecorrente de perda julgada provável, cujo valor possa ser estimado. Tais reservas devem ser revertidas quando as razões que justificaram sua constituição deixarem de existir ou ocorrer a perda. Para contabilizar a reversão da reserva para contingência, o seguinte registro contábil deve ser feito:
Débito: Reserva para contingências Crédito: Lucros acumulados
34) ANALISAR QUAL ALTERNATIVA APRESENTA SOMENTE ATIVIDADES OPERACIONAIS, NO CASO DA ELABORAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA PELO MÉTODO INDIRETO.
Depreciação, variação nos estoques, variação nos fornecedores, variação na conta de clientes
35) COM RELAÇÃO ÀS ALTERNATIVAS A SEGUIR, ESCOLHA A VERDADEIRA:
A FUNÇÃO DO BALANÇO SOCIAL É DEMONSTRAR O QUE A EMPRESA FAZ PELA SOCIEDADE EM QUE ATUA
36) NO QUE DIZ RESPEITO ÀS NOTAS EXPLICATIVAS, ESTAS DEVEM INDICAR, EXCETO:
PROJEÇÕES PARA O FUTURO DA EMPRESA
37) Conforme dispõe a Lei 6.404/76, as contas do passivo serão classificadas em ordem:
Decrescente em grau de exigibilidade
38) Os bônus de subscrição são valores mobiliários, próprios das sociedades de capital autorizado, e conferem aos seus detentores, nas condições estipuladas em seu certificado, o direito de subscrever ações do capital social ao preço de emissão fixado para as mesmas. Quando estes títulos são alienados, de acordo com a lei 6.404/76, o produto da venda deve ser registrado como: Reserva de capital
39) Relatório contábil que divulga as práticas contábeis da empresa
Notas Explicativas
40) Uma companhia emitiu 10.000.000 ações com valor nominal de $1,00 uma. Estas ações foram vendidas por $1,05 cada. O registro contábil que deverá ser feito decorrente da alienação das ações é:
Débito: Caixa / Banco Crédito: Ágio na emissão de ações $500.000
41) A Lei 11.638/07 provocou mudanças com a inserção de dois novos grupos de contas no Balanço Patrimonial, quais são?
Gabarito:-Intangível no Ativo; - Ajustes de Avaliação Patrimonial no Patrimônio Líquido.
42) Em uma sociedade anônima o capital próprio corresponde a 30% do Patrimônio Bruto. Sabendo-se que o Capital de Terceiros dessa Sociedade é de R$ 490.000,00, assim, determine o valor da soma de bens e direitos dessa sociedade.
Gabarito: R$ 700.000,00
43) A demonstração contábil que, apesar de não ser exigida pela lei 6.404/76 é obrigatória, conforme exigência da CVM é: Demonstração do resultado abrangente
44) Relatório contábil que evidencia as transformações ocorridas no caixa e equivalentes de caixa
Demonstração dos Fluxos de Caixa
45) NO QUE DIZ RESPEITO ÀS NOTAS EXPLICATIVAS, ESTAS DEVEM INDICAR, EXCETO
PROJEÇÕES PARA O FUTURO DA EMPRESA
46) De acordo com o pronunciamento conceitual básico, emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, a contabilização das transações que prioriza a substância e a realidade econômica dos fatos e não sua forma legal, indica que os registros contábeis devem contemplar, prioritariamente
essência sobre a forma
47) afirmativa correta : A conta juros pagos é despesa
48) No Balanço, de acordo com a nova redação da Lei 6.404/76 dada pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09, os elementos do ativo decorrentes de operações de longo prazo e os demais, quando houver efeito relevante, serão:
Ajustados a valor presente
49) A característica qualitativa da demonstração contábil que tem o atributo de não ser tendenciosa, neutra, não priorizando um usuário em detrimento dos demais é
Confiabilidade
50) ESCOLHA A CORRETA: A DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA DEMONSTRA, DE FORMA ORDENADA, A MOVIMENTAÇÃO DE ENTRADA E SAÍDA DE NUMERÁRIOS DE UM DETERMINADO PERÍODO
51) Considere os seguintes critérios de classificação de contas no balanço patrimonial: I ¿ Espera-se que seja liquidado durante o ciclo operacional normal da entidade; II ¿ Deve ser liquidado no período de até doze meses após a data do balanço; ou III ¿ A entidade não tem o direito incondicional de diferir sua liquidação durante pelo menos doze meses após a data do balanço. Tais critérios dizem respeito ao:
Passivo circulante
52) As reservas de lucros representam uma destinação do lucro e não se confundem com as despesas do exercício, uma vez que o seu cálculo leva em consideração o resultado do exercício, após o registro de todas as receitas e despesas. A única reserva de lucro que é obrigatória, conforme enuncia a lei 6.404/76 é a:
Reserva legal
53) Relatório contábil que informa a natureza das alterações nas contas dos proprietários da sociedade: Demonstração das Mutações do Patrimônio
54) Quais são os principais usuários das Demonstrações Contábeis?
Gabarito: São os Investidores, Empregados, Credores por empréstimos, Fornecedores e outros credores comerciais, Clientes, Governo e suas agências, Público.
55) A apropriação de lucros configura-se em sua utilização para aumento de capital e na constituição das reservas previstas em lei e no estatuto da empresa. Neste contexto, quais são as principais reservas de lucro?
Gabarito: -Reserva Legal; - Reservas Estatutárias; - Reserva para Contingências; - Reserva para Planos de Investimentos (retenção de lucro); - Reserva de lucros a realizar.
56) São itens que afetam o total do Patrimônio Líquido de uma entidade
compra das ações da própria entidade, ajustes de avaliação patrimonial, pagamento de dividendos . Não é : aumento de capital com a utilização de reservas
57) Analise as contas a seguir: I ¿ Ágio na emissão de ações II ¿ Doações e subvenções para investimento III ¿ Alienação de partes beneficiárias IV ¿ Alienação de bônus de subscrição V ¿ Capital autorizado De acordo com a lei 6.404/76 em vigor para as sociedades por ações, as contas passíveis de serem classificadas como reserva de capital, em seu balanço patrimonial, são apenas, as citadas em: I, III e IV
58) As contrapartidas de aumentos ou diminuições de valores atribuídos a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a valor justo são evidenciadas como
Ajustes de avaliação patrimonial
 59) A mutação que ocorre no patrimônio líquido durante o período que resulta de transações e outros eventos que não derivados de transações com os sócios na qualidade de proprietários, nos termos do CPC, é denominada de:
Resultado abrangente
60) NO CASO DAS SOCIEDADES DE CAPITAL ABERTO, COM RELAÇÃO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E AS NOTAS EXPLICATIVAS, VERIFIQUE A ALTERNATIVA CORRETA
AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DEVEM SER COMPLEMENTADAS POR NOTAS EXPLICATIVAS QUE SÃO NECESSÁRIAS PARA MELHOR ESCLARECIMENTO DA SITUAÇÃO PATRIMONIAL
61) A demonstração do resultado abrangente (DRA), de acordo com as normas do CFC e do CPC, deve ter a seguinte composição
Resultado líquido do período e cada item de outros resultados abrangentes classificado por natureza
62) O que são, e quais são as principais características qualitativas das Demonstrações Contábeis?
Gabarito: São os atributos que tornam as Demonstrações Contábeis úteis para os usuários. As quatro principais
são: 1 - Compreensibilidade; 2 - Relevância; 3 - Confiabilidade; 4 - Comparabilidade.
63) Quanto ao capital de terceiros, presente no Balanço Patrimonial de uma entidade, é VERDADEIRO afirmar que:
representa fonte de recursos obtida pelo somatório do passivo circulante com o passivo não circulante.
64) Qual é o principal objetivo da Demonstração do Valor Adicionado (DVA)?
Gabarito: A DVA tem como principal objetivo informar o valor da riqueza criada pela empresa e a forma de sua distribuição.

Outros materiais