Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	
	Simulado: CCJ0089_AV1_201602092923 
	Aluno(a): JOSE MANOEL GOMES MEIRA NETTO
	Matrícula: 201602092923
	Desempenho: 8,0 de 10,0
	Data: 07/04/2016 11:48:18 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201602694154)
	
	Os conhecimentos produzidos nas Ciências Sociais são fundamentais para que possamos entender o que acontece na sociedade e para que possamos ter mais condições de lidar de forma ética e responsável com as situações sociais nas quais nos envolvemos. Considerando o ambiente de trabalho, podemos dizer que esses conhecimentos podem nos ajudar a:
		
	
	Ter consciência dos problemas e conflitos do campo social que, embora não devam ser levados em conta dentro da empresa, causam impactos que precisam ser administrados.
	
	Entender de forma ampla e profunda quais conflitos de interesses estão em jogo no contexto profissional para que possamos nos posicionar do lado que mais nos interessa do ponto de vista pessoal.
	
	Compreender as realidades e interesses dos diversos indivíduos e grupos que interagem dentro das organizações, bem como os fatores legais, culturais, econômicos e políticos que devem ser observados para prevenir ou encaminhar situações de conflito.
	
	Construir dentro das organizações processos de educação e comunicação que possam difundir as ideias que estejam mais de acordo com os interesses da empresa.
	
	Entender os mecanismos que regem a vida social, econômica e política e que precisam ser considerados para criação de estratégias de confronto.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602673259)
	
	De acordo com a perspectiva das ciências sociais, podemos concluir que:
		
	
	a cultura promove o distanciamento entre o indivíduo e a sociedade.
	
	o processo de socialização reforça os instintos naturais do homem.
	
	existe uma relação dialógica entre a ação individual e a ação social.
	
	homem e sociedade são realidades distintas e independentes entre si.
	
	os seres humanos são, por natureza, animais gregários e sociais.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602769070)
	
	Consumo de carne vermelha traz benefícios ao organismo Wilson Rondô Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/13169-consumo-de-carne-vermelha-traz-beneficios-ao-organismo (...) Ela (a carne vermelha) também contém todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano, além de ser rica em ferro, zinco, e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12 - indispensável para o funcionamento das células nervosas do corpo humano. (...) O texto acima apresenta uma visão relativa:
		
	
	às Ciências Naturais.
	
	às Ciências Filosóficas.
	
	às Ciências Exatas..
	
	às Ciências Sociais
	
	às Ciências Tecnológicas.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602275675)
	
	As Ciências Sociais lidam não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos homens, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade. Nas Ciências Sociais temos a interação complexa entre o investigador e o investigado, que exige a elaboração de metodologias e técnicas de pesquisa específicas. Isso ocorre por que:
		
	
	As ciências sociais carecem de recursos para criar laboratórios grandes o bastante para comportar uma sociedade e observá-la.
	
	Nas ciências sociais tanto o sujeito quanto o objeto do conhecimento compartilham de um mesmo universo de experiências humanas.
	
	As ciências sociais ainda são ciências jovens e não produziram métodos objetivos de análise da realidade.
	
	Nas ciências sociais o que conta é a opinião do pesquisador e não a realidade ou os fatos exteriores aos homens.
	
	Nas ciências sociais há uma distância irremediável entre o cientista e seu objeto de pesquisa.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602111145)
	
	Atualmente, uma jovem pode fumar em público, ceder um beijo ao namorado em plena luz do dia e usar calças compridas sem que sua reputação seja maculada. Em épocas passadas, uma jovem que fosse flagrada praticando uma dessas ações era estigmatizada e posta à margem da sociedade. Ao longo dos anos, percebemos uma mudança de ideias e comportamentos entre brasileiros. Podemos, portanto, afirmar que a cultura é:
		
	
	dinâmica porque os governantes da sociedade impuseram novos comportamentos às mulheres.
	
	dinâmica porque é regida pela natureza e pelos seres divinos.
	
	dinâmica porque os padrões de comportamento de uma sociedade são iguais a todas as outras.
	
	dinâmica porque os padrões de comportamento de uma sociedade podem mudar a partir de reflexões desenvolvidas dentro da própria cultura.
	
	dinâmica porque as gerações passadas determinam comportamentos iguais da cultura.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602685923)
	
	"Quero propor duas ideias. A primeira delas é que a cultura é mais bem vista não como um complexo de padrões concretos de comportamento 'costumes, usos, tradições, feixes de hábitos', como tem sido o caso até agora, mas como um conjunto de mecanismos de controle' planos, receitas, regras, instruções (o que os engenheiros de computação chamam de programas)' para governar o comportamento. A segunda ideia é que o homem é precisamente o animal mais desesperadamente dependente desses mecanismos de controle, extragenéticos, fora da pele, dos programas culturais para ordenar seu comportamento." Geertz, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. No que concerne ao conceito de cultura e tendo o texto acima apresentado como referência inicial, escolha a única opção correta.
		
	
	A cultura e seus produtos são recursos que impedem ao homem fazer, explicar e entender corretamente as coisas e a vida em sociedade.
	
	Os sistemas de linguagem classificam somente as palavras faladas e escritas no idioma corrente.
	
	As funções básicas dos sistemas de valores são organizar os conceitos e avaliar o valor moral e a adequação do comportamento de um indivíduo à sua sociedade
	
	Os sociólogos estudam a cultura examinando os sistemas simbólicos que exercem pouca ou nenhuma influência na organização da sociedade.
	
	Os símbolos culturais são instrumentos de intermediação da adaptação humana ao meio ambiente, de interpretação das experiências e de organização da vida em grupo.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602113786)
	
	Leia atentamente o texto abaixo:
"(...) Correspondem naturalmente (...) não apenas a estrutura moderna do Estado e do município, mas também a relação de domínio numa empresa capitalista privada, numa associação com fins utilitários ou numa união de qualquer outra natureza que disponha de um quadro administrativo numeroso e hierarquicamente articulado. (...)" Extraído de COHN, G.(org); FERNANDES, F.(coord.). Max Weber: Sociologia. 7. ed. São Paulo: Ática, 2005.
No texto acima, Weber se refere:
		
	
	ao tipo da dominação carismática.
	
	à ação social.
	
	ao tipo da dominação legal.
	
	à burocarcia.
	
	ao tipo da dominação tradicional.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602331173)
	
	Os indivíduos, em estado de natureza, vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos ou "o homem lobo do homem". A única lei é a lei do mais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar. Estas afirmações expressam a concepção de que pensador político:
		
	
	Marx
	
	Locke
	
	Weber
	
	Hobbes
	
	Rousseau
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602337764)
	
	Comte enfatiza a devoção à ciência, vista como único guia da vida individual e social, única moral e única religião possível. marcado pelo triunfo da ciência, que seria capaz de compreender toda e qualquer manifestação natural e humana. Desta forma ele enfatiza a linha teórica:
		
	
	interacionistaanimista
	
	positivista
	
	sociológica
	
	politeísta
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602277738)
	
	Segundo a filosofia positivista de Augusto Comte existiam na história da Humanidade três estados, que correspondiam a cada etapa de evolução de uma sociedade. Esses estados eram chamados de:
		
	
	Teológico, metafísico e positivo.
	
	Científico, patológico e metafísico.
	
	Teológico, anômico e positivo.
	
	Metafísico, racional e positivo.
	
	Teológico, metafísico e tradicional.

Outros materiais