SUPER REVISÃO
3 pág.

SUPER REVISÃO


DisciplinaDireito do Trabalho I19.138 materiais457.411 seguidores
Pré-visualização3 páginas
UNIDADE BELÉM - CURSO DE DIREITO
DIREITO DO TRABALHO II \u2013 PROF. TIAGO MEGALE DE LIMA
SUPER REVISÃO 1a AVALIAÇÃO

SUPER REVISÃO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO DE DIREITO DO TRABALHO II:
QUESTÕES SOBRE VÍNCULO EMPREGATÍCIO \u2013 S.H.O.P.P:
QUESTÃO No 1 \u2013 A empresa Infohoje Ltda. firmou contrato com Paulo, pelo qual ele prestaria consultoria e suporte de serviços técnicos de informática a clientes da empresa. Para tanto, Paulo receberia 2 Mil reais por mês, sendo certo que trabalharia em sua própria residência, realizando os contatos e trabalhos por via remota ou telefônica. Paulo deveria estar conectado durante o horário comercial de segunda a sexta-feira, sendo exigida sua assinatura digital pessoal e intransferível para cada trabalho, bem como exclusividade na área de informática. Sobre o caso sugerido, pode-se dizer que Paulo preenche todos os requisitos de configuração do vínculo empregatício? Justifique e Fundamente.
Parte superior do formulário
____________________________________________________________________________________
QUESTÃO No 2 \u2013 Assinale a alternativa correta: 
I. O empregador é o devedor principal das verbas trabalhistas, responde pelas obrigações resultantes da relação de trabalho. 
II. Na sociedade ilimitada e solidária, o sócio sempre será responsável subsidiário das obrigações sociais e assumirá o débito, caso não seja encontrado nenhum bem da empresa que assegurar a execução.
Parte superior do formulário
Todas estão corretas.
Nenhuma está correta.
Somente a I está correta.
Somente a II está correta.
____________________________________________________________________________________
QUESTÃO No 3 \u2013 Se Tício é associado de uma sociedade cooperativa, então ele possui vínculo empregatício com a mesma? Justifique e Fundamente.
____________________________________________________________________________________
QUESTÃO No 4 \u2013 Analise a seguinte situação fática (hipotética) e ao final responda ao que segue. Mário José é um jovem trabalhador, nascido aos 30/04/1990, que para ajudar sua família, com quem reside, passou a trabalhar na residência do empresário do ramo da construção civil, Sr. Antônio Bloto, o que se deu aos 02/05/2008. Foi admitido para desenvolver as tarefas de arrumação da residência, o que realizava durante 3 dias na semana, recebendo, para tanto, um salário mínimo mensal e cumprindo as exigências (várias\u2026) da esposa do empresário. Em 02/05/2011, após conseguir sua CNH, Mário José passou a dirigir o veículo do empresário (tanto nos seus compromissos pessoais quanto nos profissionais), durante todos os dias da semana, e recebendo um salário mínimo mensal, atento às ordens deste, dentre as quais apresentar-se em sua residência sempre às 07:00h para levá-lo ao trabalho. Durante todo o período citado Mário José não providenciou sua CTPS, pois enfrentava problemas com a Justiça Comum e temia apresentar-se ao Ministério do Trabalho e Emprego. Após 02/01/2012, dada a sua experiência e competência, Mário José foi admitido formalmente por Cooperativa de Trabalhadores no Transporte para prestar serviços para a Construtora Antônio Bloto S.A., na condição de chefe de logística em transporte e subordinado ao presidente daquela. Todas as autorizações de retirada de veículos, sejam de carga sejam de passageiros, eram dadas por Mário José, que inclusive dava ordens diretas quanto ao modo da prestação laborativa a empregados da construtora tomadora de seus serviços. Para tanto recebia da Cooperativa R$1.000,00 a título de pro-labore, não tendo nenhum direito trabalhista, dado o vínculo contratual civil mantido formalmente.
1) Há vínculo jurídico empregatício entre Mário José e Antônio Bloto no período compreendido entre 02/05/2008 e 01/05/2011? Justifique
3) Disserte sobre a relação (em sentido amplo) existente entre Cooperativa dos Trabalhadores no Transporte, Mário José e Construtora Antônio Bloto S.A. Diga sobre todos os efeitos jurídicos decorrentes da relação mantida, destacando sua conformidade (correção, \u201clicitude\u201d) ou inconformidade (incorreção, \u201cilicitude\u201d), nos termos da jurisprudência brasileira.
____________________________________________________________________________________
QUESTÕES SOBRE REMUNERAÇÃO E SALÁRIO:
QUESTÃO No 5 \u2013 Sobre salário e remuneração, considere:
I. A ajuda de custo, paga como ressarcimento de despesas feitas pelo empregado, integra o salário quando excede de 50% do valor deste.
II. As gorjetas integram o salário do empregado apenas e tão somente quando cobradas compulsoriamente na fatura ou nota apresentada ao cliente.
III. Não é salário o vestuário fornecido pelo empregador ao empregado para ser utilizado no local de trabalho.
IV. As diárias para viagem pagas ao empregado, integram o salário quando excederem de 50% do valor deste.
Está correto o que consta APENAS em
Parte superior do formulário
II e III.
I e IV.
I e III.
II.
III e IV.
____________________________________________________________________________________
QUESTÃO No 6 - Considera-se salário a contraprestação paga pelo empregador ao trabalhador em razão dos serviços prestados, podendo ser paga uma parte em dinheiro e outra em prestações in natura. Conforme previsto em lei, serão consideradas como salário as seguintes utilidades concedidas pelo empregador: 
Parte superior do formulário
Vestuários e uniformes utilizados no local de trabalho para prestação dos serviços.
Matrícula e mensalidade de faculdade cursada pelo empregado.
Assistência médica e odontológica mediante seguro de saúde.
Seguro de vida e de acidentes pessoais.
Aluguel de casa utilizada pelo empregado como vantagem pela prestação dos serviços.
____________________________________________________________________________________
QUESTÃO No 7 - As gorjetas integram a remuneração do empregado, mas não servem de base de cálculo para o pagamento de quais parcelas? Justifique e Fundamente.

QUESTÃO No 8 - Paulo foi contratado como empregado da empresa Fábrica de Doces Celestes para exercer as funções de ajudante geral, recebendo um salário mínimo mensal. Após um ano de trabalho, Paulo foi chamado pelo gerente que o informou que, em razão das dificuldades econômicas da empresa, seu salário seria reduzido para meio salário mínimo mensal. A atitude da empresa está correta? Justifique e Fundamente.

QUESTÃO No 9 \u2013 Pode ser pactuado um valor menor que o salário mínimo para servir de contraprestação ao trabalho de uma pessoa? Justifique e Fundamente.
	

QUESTÃO No 10 \u2013 Na falta de estipulação do salário:

	
	a) 
	Não haverá contrato de trabalho, tendo em vista que não houve ajuste a respeito de condição essencial;

	
	b) 
	O empregado receberá o salário que o empregador quiser pagar, pois a fixação do salário faz parte do poder de comando da empresa;

	
	c) 
	A fixação do valor da remuneração competirá à Delegacia Regional do Trabalho;

	
	d) 
	A omissão importará na inversão do ônus da prova e o empregado receberá, independentemente de qualquer circunstância, o salário que pretender;

	
	e) 
	O empregado receberá o salário igual ao daquele que, na mesma empresa, fizer serviço equivalente, ou ao daquele que for habitualmente pago para executar serviço semelhante.

QUESTÃO No 11 \u2013 João foi contratado sem que a empresa tivesse estipulado o salário que iria ganhar. Tendo em vista que João desenvolve serviço equivalente ao de colega com mais de 2 anos de serviço, na mesma função, é correto dizer que:
	
	a) 
	Trata-se de equiparação salarial e somente terá sucesso se provar igual produtividade e mesma perfeição técnica;

	
	b) 
	Trata-se de equiparação salarial e João deverá comprovar o fato constitutivo do seu direito (igual função);

	
	c) 
	Trata-se de um ajustamento salarial decorrente de relações internas entre empresas que dispõem de plano de cargos e salários;

	
	d) 
	Não é possível a equiparação em razão da diferença de mais de 2 anos;

	
	e) 
	Não é possível a equiparação vez que inexiste na empresa pessoal organizado em quadro de carreira.